A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Igor Balan João Sabarigo Maria Mexia Marina Correia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Igor Balan João Sabarigo Maria Mexia Marina Correia"— Transcrição da apresentação:

1 Igor Balan João Sabarigo Maria Mexia Marina Correia
Ressonância Igor Balan João Sabarigo Maria Mexia Marina Correia

2 Índice Quem estudou o fenómeno da ressonância? Ressonância
Efeitos da ressonância Tipos de ressonância: Ressonância mecânica; Ressonância magnética; Ressonância molecular; Ressonância elétrica; Ressonância orbital; Ressonância acústica; Quem foi Ernst Chladni? Ressonador de Chladni. Construção do ressonador de Chladni. O que é a ressonância/ ressonância magnética (não mt aprofundado) Quem descobriu a ressonância/ ressonância mecânica- Russa Efeitos da ressonância/ ressonância molecular Ressonância orbital/ dificuldades na construção do ressonador de chladni- EU

3 A ressonância ao longo do tempo
Galileu Galilei Isaac Newton Ernst Chladni Isidor Rabi Pitágoras 570 a.c. – 500 a.c.

4 Ressonância O fenómeno de ressonância verifica-se quando a frequência de uma perturbação é variada até atingir a frequência cuja amplitude de oscilação é máxima amplitude frequência

5 Ressonância O fenómeno da ressonância ocorre com todos os tipos de vibrações ou ondas: mecânicas (acústicas), eletromagnéticas, e funções de onda quântica.

6 Efeitos da ressonância
A ponte sobre o estreito de Tacoma, nos Estados Unidos, desabou quando entrou em ressonância com o vento.

7 Ressonância Mecânica Ressonância mecânica é o fenómeno físico em que se regista a transferência de energia de um sistema oscilante para outro quando a frequência do primeiro coincide com uma das frequências próprias do segundo. Nessas frequências até mesmo forças periódicas pequenas podem produzir vibrações de grande amplitude, pois o sistema armazena energia vibracional.

8 Ressonância Magnética Nuclear
Isidor Isaac Rabi

9 Ressonância Orbital Está relacionada com a dinâmica de planetas.
Podemos verificar a ressonância orbital nos planetas que se movimentam à volta do sol.

10 Ressonância Orbital Exemplos:
Neptuno e Plutão estão numa ressonância 3:2. A própria Lua que está em ressonância de 1:1.

11 Ressonância Elétrica A ressonância elétrica é um fenómeno que ocorre quando se consegue equilibrar as reatâncias (oposição à passagem de corrente) de um circuito.

12 Ressonância Molecular
Também é denominada por mesomeria. A ressonância molecular é uma componente importante na teoria da ligação covalente e a sua manifestação aumenta quando existem ligações duplas ou triplas em moléculas. Molécula de benzeno Molécula de ozono

13 Ressonância Acústica

14 Ressonância Acústica A ressonância acústica tal como a ressonância mecânica pode causar efeitos em objetos que vibram, como por exemplo, partir um copo de vidro ao estimula-lo com uma onda sonora com a frequência de ressonância do copo.

15 Ressonância Acústica A ressonância acústica ocorre quando uma fonte emite um som de frequência igual ou múltiplo inteiro da frequência natural do recetor, ampliando assim a frequência do recetor.

16 Ressonância Acústica Um recetor normalmente tem várias frequências de ressonância. (Essas são as frequencias de ressonancia)

17 Ressonância de uma corda
Cordas em tensão, em instrumentos tais como a harpa, guitarra, violino, piano, têm frequências de ressonância diretamente relacionadas com a massa, o comprimento e a própria tensão da corda.

18 Ressonância de uma corda
O comprimento de onda da primeira ressonância na corda tem o dobro do comprimento da mesma. Ressonâncias maiores correspondem a comprimentos de onda que estão bem definidos a partir do comprimento de onda fundamental.

19 Ressonância de uma corda
As frequências correspondentes estão relacionadas com a velocidade (v) de propagação da onda na corda pela equação: onde L é o comprimento da corda e n são números naturais (1, 2, 3, …)

20 Ressonância de uma corda
A velocidade de uma onda numa corda está relacionada pela tensão da corda (T) e a sua massa por unidade de comprimento (densidade (ρ)): Logo:

21 Ressonância de uma corda
Tensões altas e comprimentos de corda pequenos aumentam as frequências de ressonância. Quando uma corda é excitada por um impulso, seja pelo dedo ou por um martelo, a corda vai vibrar a todas as frequências presentes no impulso. As frequências que não criam ressonância são rapidamente filtradas, atenuadas, e tudo o que restou é a frequência harmónica que nós ouvimos como nota musical. (um impulso teoricamente contem todas as frequências)

22 Experiencia. Experiência do tubo de ar. Valores experimentais:
df3 df2 df1 30cm 40cm 20cm 15cm 45cm 30cm 60cm 60cm 60cm Valores experimentais: f1=227Hz f2=658Hz f3=1022Hz f4=1285Hz Valores teóricos: f1 x1=f1=286Hz f1 x2=f2=572Hz f1 x3=f3=858Hz f1 x4=f4=1144Hz

23 Tubo de ar

24 E a 2 Dimensões ???

25 Ernst Chladni 1756 - 1827 - Físico alemão; Trabalhos mais importantes:
-Cálculo da velocidade do som para diferentes gases; - Investigação da vibração de placas; - Apelidado como o “pai da acústica”; - Pioneiro no estudo dos meteoritos; - Considerado o “pai dos meteoritos”. Trabalhos mais importantes: -Cálculo da velocidade do som para diferentes gases; - Investigação da vibração de placas.

26 Ernst Chladni Euphon

27 Investigação da vibração de placas
Método de Chladni “Descobertas da Teoria do Som” 1787

28 Placa/membrana vibratória

29 Padrões nodais / Figuras de Chladni

30 Aplicações práticas

31 Construção do Ressonador de Chladni

32

33 Ressonador de Chladni

34 E a 3 Dimensões ???

35 Conclusão Russa

36 Obrigado pela vossa atenção!
Agradecimentos Obrigado pela vossa atenção!

37 Bibliografia


Carregar ppt "Igor Balan João Sabarigo Maria Mexia Marina Correia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google