A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sinais de pontuação. Ponto Ponto de interrogação Ponto de exclamação Dois pontos Vírgula Ponto e vírgula Reticências Travessão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sinais de pontuação. Ponto Ponto de interrogação Ponto de exclamação Dois pontos Vírgula Ponto e vírgula Reticências Travessão."— Transcrição da apresentação:

1 Sinais de pontuação

2 Ponto Ponto de interrogação Ponto de exclamação Dois pontos Vírgula Ponto e vírgula Reticências Travessão

3 Representar aspetos da entoação Delimitar constituintes da frase Representar tipos de frase

4 Marca o fim de uma frase Acabei de ler o livro A Menina do Mar. O teu lugar é ali. Marca uma abreviatura sr. dr. (senhor doutor) adv. (advérbio)

5 É utilizado como final de frase interrogativa O Tojo e a Urze também são flores? Pode combinar-se com outros sinais de pontuação Como é que isto foi possível?!

6 É utilizado no final de frase exclamativa O perfume dela é tão enjoativo! Utiliza-se depois de uma interjeição Oh!!! Utiliza-se no final de frase imperativa Põe a flora naquela jarra! Pode combinar-se com outros sinais de pontuação Que maçada!...

7 Introduzem uma enumeração Para a festa do Rapaz, vieram várias flores: o Gladíolo, a Túlipa, a Begónia, a Rosa e o Cravo. Introduzem o discurso direto Só os gladíolos não gostam e dizem: – Que flor tão exibicionista!

8 Intercala um elemento entre um verbo e o seu complemento Utiliza-se após alguns advérbios, no início de frase Separa o vocativo dos restantes elementos da frase Separa elementos de uma enumeração Separa palavras ou expressões que se repetem Utiliza-se antes de certas conjunções Olhava, no outro lado da água, os reflexos brancos que ondulavam. Felizmente, hoje o dia está quente. Vem cá, Borboleta! Eram as rosas, os cravos, as margaridas, as begónias e as túlipas, que tinham chegado. Estou tão feliz, tão feliz, tão feliz! Tinha os meus amigos à minha espera, mas não fui. São todos importantes, porque são meus amigos.

9 Marcam uma suspensão ou interrupção de frase Se eu soubesse o que queres dizer... Podem combinar-se com outros sinais de pontuação Não me digas!...

10 Utiliza-se no início de um enunciado em discurso direto – É um sol pequenino – disse a Menina do Mar. Utiliza-se para intercalar uma palavra ou frase Ali no mar – e retomou palavra –, Adeus, adeus!

11 Sinais de pontuação


Carregar ppt "Sinais de pontuação. Ponto Ponto de interrogação Ponto de exclamação Dois pontos Vírgula Ponto e vírgula Reticências Travessão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google