A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
Modelos Atômicos

2 TEORIA ATÔMICA DE DALTON
Essa teoria foi baseada em diversos experimentos e apontou as seguintes conclusões: 1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos. 2. Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis. 3. Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa. 4. Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos. 5. Quando os átomos se combinam para formar um composto, quando se separam ou quando acontece um rearranjo são indícios de uma transformação química.

3 Resumindo: Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra. Muitas dessas teorias são aceitas até hoje, mas algumas já são ultrapassadas, vejamos porque: Os elementos químicos são formados por pequenas partículas denominadas átomos – Válido Os átomos são partículas maciças e indivisíveis - Incorreto, pois ele é descontínuo e divisível. Os átomos de um mesmo elemento têm massas iguais e os átomos de elementos diferentes têm massas diferentes - Incorreto, devido à existência de isótopos, todos os átomos de um elemento não têm a mesma massa. Os átomos dos elementos permanecem inalterados nas reações químicas – Válido, inclusive essa definição explica bem porque a massa é conservada nas reações químicas. Os compostos são formados pela ligação dos átomos dos elementos em proporções fixas – Válido, essa é a Lei da Composição Definida, ela explica porque cada composto é caracterizado por proporções fixas. Cada átomo de um dado elemento presente em um composto tem a mesma massa, sendo assim, a composição deve ser sempre a mesma.

4

5 MODELO ATÔMICO DE THOMSON
O físico inglês Joseph John Thomson, realizou experimentos científicos com descargas elétricas de gases e com a radioatividade, e sugeriu um modelo atômico. Segundo ele, como a tendência da matéria é ficar neutra, o número de cargas positivas teria que ser igual ao número de cargas negativas. As experiências realizadas no século XIX, juntamente com o átomo de Thomson, possibilitaram a descoberta do próton e do elétron. O modelo atômico de Thomson consiste em uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nessa. Mais tarde, com novos experimentos, Thomson postulou que os elétrons estavam situados em anéis e esses se movimentam em órbitas ao redor da esfera positiva.

6

7 MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD
Ele decifrou o que os resultados experimentais significavam: 1. Na eletrosfera dos átomos de ouro existem espaços e algumas partículas atravessavam a lâmina passando por tais espaços. 2. As partículas alfa se desviavam porque colidiam com o núcleo dos átomos de ouro. 3. O núcleo é positivo, por isso repele as partículas alfa de carga positiva. 4. O núcleo é pequeno em relação ao átomo.

8 Conceito do modelo atômico de Rutherford:
Um átomo é composto por um pequeno núcleo carregado positivamente e rodeado por uma grande eletrosfera, que é uma região envolta do núcleo que contém elétrons (carga negativa). No núcleo está concentrada a carga positiva (prótons) e a maior parte da massa do átomo. O átomo proposto por Rutherford é o que mais se aproxima do modelo atômico utilizado atualmente.

9 MODELO ATÔMICO DE NIELS BOHR
Toda partícula com carga elétrica em movimento perderia energia e sua velocidade iria diminuindo até que os elétrons parassem, chocando-se, então, com o núcleo – Bohr quebrou essa teoria. Bohr afirmava que os elétrons se movimentavam não em camadas, mas em níveis fixos de energia, ou seja, regiões nas quais os elétrons se movimentam sem perder energia. As camadas mais próximas do núcleo possuem menor energia, aumentando à medida que se afastam dele. Portanto, para que um elétron passe de uma camada para outra mais afastada, precisa receber energia, e ao retornar à sua camada de origem, perde essa energia, por exemplo, na forma de luz.

10 Bohr também descobriu de forma simplificada, que existem no máximo 7 níveis de energia (também denomindas de camadas de energia), representados pelas letras K, L, M, N, O, P e Q.

11 A descoberta do Nêutron
O modelo proposto por Bohr também deixava pontos sem explicação. Se o núcleo possuía apenas cargas positivas (prótons), como era mantida sua estabilidade se cargas de sinais iguais se repelem? Nesse contexto, que James Chadwick conseguiu propor a existência de um terceiro tipo de partícula subatômica, que, com os prótons, encontrava-se no núcleo do átomo. Apesar de não possuir carga elétrica, essa nova partícula, chamada de nêutron, apresentava massa muito próxima à do próton.

12 O MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD-BOHR
O modelo atômico de Rutherford foi complementado com um novo conceito introduzido pelo físico dinamarquês Niels Bohr: “O elétrons descreve uma órbita circular ao redor do núcleo sem ganhar ou perder energia.” Cada órbita descrita pelo elétron é denominada nível de energia ou camada de energia. Em um átomo, há várias órbitas circulares, cada uma delas com um determinado valor energético.

13 O Interior do Átomo Características das Partículas:
Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária. Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária. Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa. A massa do elétron é, muitas vezes, menor que a do próton. Os elétrons se encontram em níveis de energia, girando ao redor do núcleo. Eles podem saltar para um nível mais externo somente se receberem energia. Os nêutrons se localizam no núcleo do átomo, com os prótons. Não possuem carga e sua massa equivale à de um próton. A massa do átomo se concentra, praticamente, no núcleo, que é extremamente pequeno e denso se comparado ao tamanho do átomo.

14


Carregar ppt "CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google