A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONVERSANDO SOBRE MAÇONARIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONVERSANDO SOBRE MAÇONARIA"— Transcrição da apresentação:

1 CONVERSANDO SOBRE MAÇONARIA
O TEMPLO

2 MAÇONARIA INICIAÇÃO: “Quem é o temerário que ousa interromper os nossas trabalhos”? R: Um candidato “...livre e de bons costumes”.

3 MAÇONARIA MAÇONARIA: Tem como objeto essencial, a edificação de algo.
O “maçom”, o pedreiro-livre,, modernamente: livre-pensador, um Construcionista.

4 MAÇONARIA MAÇONARIA: O “maçom” deve construir o seu próprio futuro e contribuindo para a melhoria do seu entorno social, tornando-se um homem de transformações. Já a Maçonaria como Organização pretende aperfeiçoar o futuro da Humanidade, tornando-a mais “justa e perfeita”.

5 MAÇONARIA ANALISANDO:
O conjunto do Estatuto da CMI – Confederação Maçônica Interamericana, poderemos construir um entendimento do que é maçonaria ...

6 MAÇONARIA É um sistema de ordem moral para conservar e difundir a fraternidade e união entre os homens que aceitam um Princípio Criador (GADU:.) e inseridos num movimento filosófico ativo, universalista e humanitário, no qual cabem todas as orientações e critérios que têm por objeto o melhoramento material e moral da Humanidade sobre a base do respeito à personalidade humana.

7 “traduzindo enunciado”
MAÇONARIA “traduzindo enunciado” É um sistema (conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado). De ordem moral (costumes – tradição). Para conservar e difundir a fraternidade e união (homem consciente pela vida em sociedade estabelecendo com seus semelhantes uma relação de liberdade e igualdade - cidadania). Entre os homens, num movimento filosófico ativo (estudando e compreendendo os problemas fundamentais relacionados em especial à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais, à mente e à linguagem através da aplicação de métodos como a argumentação lógica, a análise conceitual e as experiências de pensamento). Universalista (homem cosmopolita que universaliza ideias / obras). Humanitário (ocupar-se com os interesses da humanidade).

8 O TEMPLO Qual a visão e compreensão da dimensão do Templo pelo Maçom?
Qual a nossa real responsabilidade? Qual o resultado das nossas ações?

9 O TEMPLO Edifício consagrado a algo ...
Para realizamos uma sessão, por exemplo.

10 O TEMPLO O Templo físico é simultaneamente o local de sessões,
mas também simboliza todo o Universo. O Universo é o nosso Templo.

11 O TEMPLO Para o Maçom, suas dimensões simbolizam todo o Espaço, pois afinal é o local onde existe, vive, trabalha, produz e evolui toda a Humanidade em geral e o Maçom em particular.

12 O TEMPLO O Maçom onde quer que esteja, está em local que é produto da Criação, ou seja, onde quer que o maçom se encontre, está dentro do Templo Universal criado pelo Grande Arquiteto do Universo.

13 O TEMPLO O local físico no qual o maçom permanentemente deve construir: o seu próprio Templo Interior, local apto a condignamente albergar a partícula de Divindade que, se lograr descobrir a Luz, verá brilhar dentro de si.

14 O TEMPLO Esse templo interior deve ser construído com base nas três colunas da maçonaria: a Sabedoria, a Força e a Beleza, pilares de sustentação do mesmo.

15 O TEMPLO A Sabedoria: Deve nos orientar no caminho da vida.
Estamos e necessitamos estar sempre em busca de mais conhecimentos, aberto para indicar e passar aos irmãos o que sabemos, embora sejamos eternos aprendizes.

16 O TEMPLO A Força: Animar-nos e nos sustentar em todas as dificuldades.
Sempre que não estamos sozinhos, temos em mãos nossas ferramentas: maço, cinzel e alavanca.

17 O TEMPLO A Beleza: Adorna todas as nossas ações, nosso caráter e nosso espírito.

18 O TEMPLO A MAÇONARIA: De forma similar ao edifício espiritual, a Organização chamada Maçonaria igualmente está alicerçadas sobre as colunas simbólicas: A Sabedoria concebe a construção organizacional, ordena o caos para uma ação efetiva, criando e determinando realizações. A Força para executar projetos, segundo instruções da Sabedoria. A Beleza gerada nos frutos dos projetos.

19 O TEMPLO Além de fazermos um trabalho interior,
DEVEMOS SER OPERATIVOS Além de fazermos um trabalho interior, necessitamos fazer um trabalho exterior na construção de “Templos” voltados para a Divindade.

20 O TEMPLO MAÇONARIA CONSTRUCIONISTA
Os Mestres-Maçons precisam ter domínio da Arte Real, que é a arte do pensamento. Como trabalhar o conhecimento Maçom no contexto do SÉCULO XXI? Desafio: Aplicar este conhecimento para a realização de ações concretas que resultem em resultados socioeconômicos mensuráveis.

21 O TEMPLO VIRTUDES QUE DEVEM SER RESPEITADAS: SABEDORIA: TOLERÂNCIA:
ÉTICA: JUSTIÇA:

22 O TEMPLO A SER CONSTRUIDO
Qual a missão da Ordem?

23 O TEMPLO A SER CONSTRUIDO
Resposta: Esteve e está contida nos seus Princípios Gerais...

24 MAÇONARIA PRINCÍPIOS GERAIS
II – Prega o aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da investigação constante da verdade e da prática desinteressada da beneficência. III – Enaltece o mérito da inteligência e da virtude e o valor demonstrado na prestação de serviços à Ordem, à Pátria e à Humanidade. IV – Repudia todas as formas de exploração da pessoa humana, os privilégios e as regalias, combate a ignorância, a superstição e a tirania.

25 QUE PRECISAMOS OBSERVAR
MUDANÇAS INTENSAS QUE PRECISAMOS OBSERVAR A longevidade se concretizou entre os Seres Humanos, por consequência, teremos Maçons com 40 ou mais 50 anos de vida maçônica que precisarão estar motivados, comprometidos e envolvidos com a nossa cauda, os nossos Princípios e Valores. Como reter um quadros de obreiros e que permaneçam motivados?

26 QUE PRECISAMOS OBSERVAR
MUDANÇAS INTENSAS QUE PRECISAMOS OBSERVAR A tecnologia da informação estará integrada ao tecido social e com um componente adicional, como já o disse Steve Wozniak, fundador da Apple, "em 40 anos mais os computadores serão conscientes, dotados de sentimentos e terão sua própria personalidade...". O mundo virtual está exponencial crescimento e assumirá, importantes tarefas que os seres humanos fazem hoje. E como será a estrutura da sociedade? Qual deverá ser a estrutura da Organização Maçônica e seu comportamento organizacional?

27 QUE PRECISAMOS OBSERVAR
MUDANÇAS INTENSAS QUE PRECISAMOS OBSERVAR Estaremos literalmente conectados. A web poderá saber o que estamos pensando. Estaremos todos geolocalizados. A linha divisória entre as pessoas e os computadores tende a desaparecer. Como a Ordem absorverá e aplicará esta condicionante tecnológica? Como a Ordem deverá se posicionar quanto a interpretação e aplicação dos conceitos de: liberdade, igualdade e fraternidade?

28 QUE PRECISAMOS OBSERVAR
MUDANÇAS INTENSAS QUE PRECISAMOS OBSERVAR A forma de educar certamente irá mudar. Iremos acessar conhecimento diretamente da web para os nossos cérebros, estabelecendo relações entre as informações, o que possibilitará a nossa mente ser mais eficiente, quando então investiremos menos tempo em aprendizagem e mais tempo em pensar. Como deverá ser o nosso modelo, métodos e conteúdo de formação maçônica?

29 A MAÇONARIA NA ATUALIDADE
Necessitamos estar preparados e realmente engajados para ações e articulações transformadoras.

30 O TEMPLO “MUDANÇAS PARA O PROGRESSO” A Maçonaria é uma Organização viva e de vanguarda, por isto seus dirigentes e seu quadro devem perceber a dinâmica da evolução social e seu impacto nas organizações, sendo mister o seu continuo desenvolvimento.

31 O TEMPLO “MUDANÇAS PARA O PROGRESSO” 1) Organização, integração e expansão da Ordem Maçônica Internacional. 2) Conhecimento Maçom e Formação de Mestres: simbologia e filosofia maçônica aplicada ao século XXI. 3) Fraternidade e solidariedade: projetos e ações da maçonaria para o desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade.

32 A MAÇONARIA NA ATUALIDADE:
Necessitamos continuamente apresentar resultados positivos ao que se pretende, com um quadro de obreiros preparado, comprometido e envolvido para este cenário.

33 A MAÇONARIA NA ATUALIDADE:
Preparado, dentro do contexto de que um mestre maçom (MESTRE) - com conhecimento maçom – inclusive: antevendo os problemas socioeconômicos que se apresentam, de forma holística e sistêmica (no mínimo), articulando transformações.

34 MAÇONARIA NA ATUALIDADE –
O QUE FAZER: OPERAR a Câmara do Meio sustentando propostas objetivas e embasadas em métodos, com dados e informações precisas, e principalmente, sob os valores de um maçom.

35 MAÇONARIA NA ATUALIDADE –
O QUE FAZER: Precisamos entender que vivemos numa sociedade em desenvolvimento, no exige da Ordem mais do que somente mudança e novidade. Exige: Rompimento Em Linguagem (comunicação) Em Conceitos (modelos mentais) E em Modos (comportamento) de se fazerem as coisas.

36 MAÇONARIA NA ATUALIDADE –
O QUE FAZER: Os iniciados, quando Mestres (formados e conhecedores da e de Maçonaria), devem agir para a transformação do Ser e do Edifício Social, como verdadeiros estrategistas e articuladores (arquitetos projetistas do Templo e do próprio Edifício).

37 TEMPLO SOCIAL A SER CONSTRUÍDO
DESENVOLVIMENTO GLOBAL COM SUSTENTABILIDADE.

38 ASSIM, A AÇÃO MAÇÔNICA NOS PRÓXIMOS 30 ANOS, A NOSSO VER DEVERÁ CONTER:
I. Agir estrategicamente orientado por resultados vinculados a metas e objetivos previamente definidos.

39 ASSIM, A AÇÃO MAÇÔNICA NOS PRÓXIMOS 30 ANOS, A NOSSO VER DEVERÁ CONTER:
II. Estar inserida nos grandes eventos decisórios da humanidade e atuar nos projetos relevantes para o desenvolvimento da humanidade.

40 III. Atualizar os processos de formação e da ação maçônica.
ASSIM, A AÇÃO MAÇÔNICA NOS PRÓXIMOS 30 ANOS, A NOSSO VER DEVERÁ CONTER: III. Atualizar os processos de formação e da ação maçônica.

41 ASSIM, A AÇÃO MAÇÔNICA NOS PRÓXIMOS 30 ANOS, A NOSSO VER DEVERÁ CONTER:
IV. Apoiar e estimular o exercício da Liderança e o Voluntariado dos nossos obreiros junto à sociedade, mediante a aplicação dos nossos princípios e valores, com a observância da nossa filosofia e simbologia, e integrados aos nossos projetos estratégicos.

42 ASSIM, A AÇÃO MAÇÔNICA NOS PRÓXIMOS 30 ANOS, A NOSSO VER DEVERÁ CONTER:
V. Potencializar a Câmara do Meio com projetos de transformação de Seres iniciados e da sociedade no qual se encontram inseridos, contribuindo principal e decisivamente para com uma Educação de qualidade para o povo, agindo para transformar a humanidade, tornando-a mais feliz. Resultante de um desenvolvimento com sustentabilidade.

43 ASSIM, A AÇÃO MAÇÔNICA NOS PRÓXIMOS 30 ANOS, A NOSSO VER DEVERÁ CONTER:
VI. Agir e interagir com a sociedade, mediante projetos estratégicos inteligentemente concebidos, com o uso de métodos, metodologias e tecnologias adequados aos tempos, contribuindo para construir uma imagem de responsabilidade social da maçonaria, baseada no respeito e não no temor.

44 MAÇONARIA

45 ASSIM, A AÇÃO MAÇÔNICA NOS PRÓXIMOS 30 ANOS, A NOSSO VER DEVERÁ CONTER:
VII. Atuar pelo fortalecimento e integração da maçonaria brasileira com VERDADE E FRATERNIDADE.

46 Muito obrigado! Contatos:


Carregar ppt "CONVERSANDO SOBRE MAÇONARIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google