A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes..."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi se acumulando... A Quaresma também é um tempo de purificação propício para renovar nossa vida cristã e purificar o nosso coração daquelas impurezas que foram se acumulando ao longo do tempo.

4 As leituras bíblicas tratam de dois pontos fundamentais da religião judaica: a Lei de Deus e o Templo, que, com o passar do tempo, também estavam precisando de uma purificação... Cristo se apresenta como a nova Lei e o novo Templo. Na 1 a Leitura Deus entrega a LEI, num contexto de êxodo e de Páscoa, como parte de uma Aliança. (Ex 20,1-17) - É um momento fundamental na história da Salvação. Deus se apresenta desde o começo como Libertador: "Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou da escravidão do Egito”

5 Os 10 mandamentos brotavam do amor de um Deus "Libertador", que depois de ter libertado seu povo da escravidão do Egito, queria libertá-lo também da escravidão moral das paixões e do pecado. - Deus não deu o Decálogo para ser um atentado contra a liberdade humana. Pelo contrário, para os homens serem livres e respeitarem a liberdade dos outros. - Os Mandamentos indicavam o caminho seguro para ser feliz e ser o Povo da Aliança, colaborador de Deus no Plano da Salvação… - Mas Israel não foi fiel a esse compromisso: muitos desvios esvaziaram o verdadeiro sentido do decálogo…

6 - Era necessário restaurar a antiga Lei, completá-la, aperfeiçoá-la… sobretudo no sentido do amor e da interioridade… libertando-a de todo formalismo. Precisava uma Nova Aliança, uma NOVA LEI. É o que Cristo veio realizar: "Não vim suprimir a Lei… mas completar, aperfeiçoar…" Na 2ª Leitura, Paulo afirma que seu projeto de Salvação passa pela morte na cruz: "Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios" (1Cor 1,22-25) A Cruz de Cristo pode parecer loucura e sinal de fraqueza. Mas Deus transformou a cruz em sabedoria e caminho de salvação.

7 No Evangelho, Jesus se apresenta como o NOVO TEMPLO… (Jo 2,13-25) O Templo era um lugar muito sagrado para os judeus. Todo judeu devia ir ao templo ao menos uma vez por ano para oferecer um sacrifício a Deus. Estas ofertas para os sacrifícios faziam girar muito dinheiro... e provocavam abusos e exploração. O gesto de Cristo não é apenas zelo de purificação do templo.

8 É anúncio da abolição do velho templo e do culto aí celebrado. O antigo templo já tinha concluído a sua função. Surgirá um novo templo, não construído de pedras e por mãos humanas, mas o "lugar da Presença" viva de Deus: JESUS CRISTO. Passamos do templo de pedra ao Templo sonhado pelos profetas, para chegar ao Senhor ressuscitado, o templo verdadeiro em quem Deus manifesta a sua glória em favor de todos os homens.

9 Caminhamos todos para um "templo definitivo", que se identifica com o mundo inteiro, quando esse se converte em casa do Pai, isto é, a casa onde todos os homens se reconhecem irmãos. Jesus nos convida a sermos templo no qual está presente Deus e nele se oferece um verdadeiro culto em espírito e verdade.. Qual o Templo que devemos purificar? - Nosso coração deve ser um sinal de Deus para os irmãos. - Nossas comunidades devem dar testemunho da vida de Deus.

10 - A Igreja deve ser essa "Casa de Deus" onde as pessoas podem encontrar a proposta de libertação e de Salvação que Deus oferece a todos. - O "Culto", que Deus aprecia, deve ser uma vida vivida na escuta de suas propostas e traduzida em gestos concretos de doação, de entrega, de serviço humilde aos irmãos. - Jesus purificou o templo de seus profanadores e nos convida a purificar também o templo de nosso coração.

11 * Qual a nossa atitude diante da Lei de Deus? É uma cerca que nos prende ou um caminho seguro para uma vida feliz? * Qual o respeito que temos na casa de Deus... - Se Cristo voltasse hoje às nossas igrejas… o que aconteceria? A quem deveria expulsar com o chicote? A Campanha da Fraternidade lembra outro templo sagrado, também profanado pela ganância dos "vendilhões" de hoje. A Pessoa humana é esse lugar sagrado, onde Deus quer ser respeitado e servido…

12 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 08.03.2015 Essa celebração deve nos levar a refletir sobre o ESPÍRITO com que vivemos a nossa religião: diante da Lei de Deus, nas práticas religiosas de nossa religião e no respeito à pessoa humana !… Só assim o nosso culto será realmente agradável a Deus!

13 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Destruí este tempo L e M: Pe José Weber CD: CF 2015 - CNBB Paulus http://www.buscandonovasaguas.com https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos


Carregar ppt "Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google