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Sustentabilidade.

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Apresentação em tema: "Sustentabilidade."— Transcrição da apresentação:

1 Sustentabilidade

2 Componentes Ailton Soares de Carvalho RA 909104545
Francisco Márcio F. de Oliveira RA Jhonatan de Souza Silva RA Kátia Vieira do Nascimento RA Michelli Munhoz RA Simone Dolce de Barros RA

3 Sustentabilidade É a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável, na prática, pelas empresas. A sustentabilidade é um jeito de fazer as coisas e tomar decisões levando em conta as pessoas, o lucro e o planeta. As companhias que incorporam tais princípios atuam sob a perspectiva da longevidade: asseguram o processo de seus negócios no longo prazo e, ao mesmo tempo, contribuem para o desenvolvimento das comunidades, para a criação de ambiente saudável e de uma sociedade mais rica e estável. A sustentabilidade envolve a gestão, a maneira de tratar os empregados, o impacto sobre o meio ambiente e sobre a comunidade local e as relações com clientes e fornecedores.

4 Sustentabilidade Ambiental

5 Sustentabilidade Ambiental
Conceito associado ao Desenvolvimento Sustentável, envolve a utilização racional dos recursos naturais, sob a perspectiva do longo prazo. A utilização sustentável dos recursos naturais é aquela em que os recursos naturais renováveis são usados abaixo da sua capacidade natural de reposição, e os não renováveis de forma parcimoniosa e eficiente, aumentando sua vida útil.

6 Em termos de energia, a sustentabilidade preconiza a substituição de combustíveis fósseis e energia nuclear por fontes renováveis, como a energia solar, a eólica, das mares, da biomassa, etc. A sustentabilidade ambiental é caracterizada pela manutenção da capacidade do ambiente de promover os serviços ambientais e os recursos necessários ao desenvolvimento das sociedades humanas de forma permanente.

7 Reduzir o Consumo, Reaproveitar e Reciclar devem fazer parte da rotina de todos os cidadãos.

8 A mudança de Comportamento de cada cidadão é essencial para melhorar a vida nas cidades.

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10 Sustentabilidade Social
Conceito associado ao Desenvolvimento Sustentável, envolve a melhoria e a manutenção do bem estar social, encarado numa perspectiva de longo prazo. Em termos sociais, sustentabilidade significa distribuição de renda mais equânime, aumento da participação dos diferentes segmentos da sociedade na tomada de decisões, equidade entre sexos, grupos étnicos, sociais e religiosos, universalização do saneamento

11 básico e do acesso a informação a aos serviços de saúde e educação, etc. A sustentabilidade social tanto ao bem estar material da população quanto a sua participação nas decisões coletivas

12 Relatório da Sustentabilidade
Retrata o caminho percorrido pela empresa na busca da sustentabilidade e apresenta os resultados obtidos nos negócios e nos indicadores dos processos de gestão das iniciativas sociais e ambientais.

13 Resíduo Material ou resto de material cujo proprietário ou produtor não mais o considera com valor suficiente para conservá-lo.

14 Responsabilidade Social e Empresarial
Modelo de gestão que busca contribuir uma relação ética e de qualidade com os diferentes públicos – acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, comunidade, governo, meio ambiente e outros – com os quais a empresa se relaciona. É a maneira como a organização trata e conduz seus negócios, levando em conta o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

15 Envolve a definição e a monitoração de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável do planeta e de toda a sociedade.

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17 Nos últimos anos, o discurso da sustentabilidade foi repetido por milhares de empresas no mundo. A crise está colocando a “ onda verde “ à prova, e só as iniciativas mais consistentes devem sobreviver.

18 Ecoeficiência Obcecadas em reduzir custos, as empresas continuam investindo pesado em iniciativas que possam diminuir o consumo de água, energia e outros insumos. Na nova fábrica da Masisa, que fica no Rio Grande do Sul foi construída uma lagoa para armazenar água da chuva - que deverá abastecer todos os processos fabris. O custo do projeto foi de 2,3 milhões de reais.

19 Comércio justo e certificação
Para agradar consumidores preocupados com questões sociais e ambientais – e,de quebra, melhorar sua imagem – muitas empresas de alimentos têm se comprometido a aumentar o volume de compra de matérias-primas de fornecedores de pequeno e médio porte de países em desenvolvimento. A Starbucks declarou recentemente que vai dobrar neste ano a compra de café certificado pelas regras do comércio justo.

20 Investimento Social Privado
Preocupada com a reputação, a maioria das empresas optou por manter praticamente inalterado o volume de recursos destinados a projetos sociais próprios. No universo de 80 companhias pesquisadas pela Revista Exame, 65% delas – Ampla, Intel, Nokia, Natura e outras – afirmaram não ter promovido cortes nessa área.

21 Energia Limpa Com a escassez de capital no setor privado, os investidores em energia limpa no mundo somaram 13,3 bilhões de reais nos primeiros três meses do ano – volume 44% inferior ao do trimestre anterior. Um dos segmentos que têm sofrido é o etanol. No Brasil, empresas como Santista Vale e Infinity Bio Energy estão em péssima situação financeira.

22 Mas a tendência é que as energias renováveis se recuperem no médio prazo com a chegada ao mercado de mais de 150 bilhões de dólares de pacotes governamentais verdes em todo o mundo.

23 Carbono Com a desaceleração industrial nos países europeus, o mercado de créditos de carbono encolheu. As negociações da commodity movimentaram 28 bilhões de dólares no primeiro trimestre deste ano – valor 16% menor que o do último trimestre de 2008.

24 A resseguradora européia Swiss e
A resseguradora européia Swiss e. uma das pioneiras nesse mercado, anunciou em abril o fechamento de sua mesa de negociação de contratos de carbono.

25 Pirâmide da Sustentabilidade

26 Processo de reciclagem

27 Sustentabilidade Corporativa

28 Sustentabilidade Corporativa
Um novo tipo de empresa tem surgido no cenário internacional. Socialmente responsável, preocupada com questões ambientais, estas organizações incluem em seus planejamentos estratégicos questões muito mais abrangentes do que as tradicionais metas econômico-financeiro.

29 São corporações preocupadas com sua inserção no meio de onde operam que buscam levar em conta necessidades e preocupações de todos os públicos de interesse – cientes, empregados, comunidades, governo, parceiros, fornecedores. E mais: visam a criação de valor ao acionista no longo prazo Entre outras características podemos citar a transparência frente a investidores, padrões de governança elevados a gestão de recursos humanos orientada pela capacitação e satisfação de seus funcionários.

30 O sucesso deste tipo de empresa é constantemente apontado por investidores nos EUA e na Europa, que, há algum tempo, passam a analisar em suas prospecções, os índices e relatórios de sustentabilidade, alem de outros indicadores, divulgados pelas Bolas de Nova York e Londres. A FBDS acredita ser importante fomentar esta nova postura das corporações brasileiras e vem desenvolvendo formas de parceria, buscando auxiliar as empresas a identificar oportunidades e implantar novas praticas. Responsabilidade social corporativa é um projeto de estratégia, gestão corporativa e postura perante a sociedade, para o qual a FBDS está habilitada a ajudá-lo.

31 Avaliação de Relatório de Sustentabilidade – Dinâmica com “Stakeholders”
A FBDS apoiou tecnicamente o Grupo Suzano no desenvolvimento de uma dinâmica com Stakeholders para avaliar a qualidade do Relatório de Sustentabilidade de 2006 e sugerir alterações para a versão deste documento em 2007.

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