A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche"— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche Acadêmicas Bolsistas: Cerena Bonomini Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coord. Institucional: Clarice Pires de Carvalho Supervisora: Fátima. P. Bastiani

2 Portfólio: Mês de Novembro

3 Sumário Introdução Objetivos Específicos Processo de Investigação Reflexão e análise Referências

4 Introdução No mês de novembro o foco foi a apresentação dos slides referentes as cinco regiões do Brasil, com o intuito de introduzir para as crianças cada região: sua bandeira, relevo, economia, comidas típicas, festas populares, vocabulário, pontos turísticos, enfim, suas peculiaridades A partir destas apresentações proporcionamos às crianças momentos diferenciados com jogos referentes ao tema sobre as regiões representadas.

5 Aplicamos os jogos conforme o planejado no mês anterior
Aplicamos os jogos conforme o planejado no mês anterior. Como finalidade, observamos se realmente os alunos conseguiam se relacionar com os devidos grupos de maneira que todos soubessem interagir no grupo. Para a aplicação, utilizamos os seguintes jogos: Jogo da memória, quebra-cabeça, dominó, tabuleiro e baú das palavras. Além das aplicações continuamos a elaborar o projeto escrito, tendo como base todos os encontros e leituras, afim de aprofundar ainda mais nossos conhecimentos e aprendizagens para uma boa ação.

6 Objetivos específicos
Apresentar os slides de cada região; Preparar o espaço para aplicação dos jogos; Elaborar o projeto escrito, relatando todos os procedimentos concretizados até a presente data; Agendar um horário propício com as professoras do 1º e 2º ano para a aplicação dos jogos; Aplicar os jogos com os alunos;

7 Processo de Investigação
De acordo com o nosso planejamento conseguimos finalizar a apresentação dos slides das regiões e aplicar os jogos para as turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental, continuamos a parte escrita dos relatórios visando relatar tudo o que foi abordado nas ações deste mês. A todo o momento ambas as turmas mostram-se muito participativas, interagindo e nos relatando tudo o que sabiam sobra o local apresentado, bem como fazendo assimilação de outros lugares e experiências vividas.

8

9

10

11 Reflexão e Análise Após as ações e estudos percebemos o quanto foi importante nossa interação tanto com as professoras quanto os alunos, pois a relação dos alunos nas atividades em grupo são importantes para o seu desenvolvimento social. Conseguimos alcançar os objetivos propostos para este mês, visando a interação dos alunos ao seguir as regras dos jogos, esperando a sua vez e respeitado a vez do colega. Como os jogos foram trazidos para o ambiente externo da escola, os alunos foram orientados a manterem-se organizados e bastante participativos.

12 As professoras, desde o início da aplicação, demonstraram interesse em participar das atividades junto com a turma, e também orientando os alunos a seguir as regras da instituição. Ao darmos continuidade nas apresentações, foi relembrado com os alunos sobre as apresentações das outras regiões, a maioria da turma conseguiu relacionar as regiões apresentadas anteriormente. Durante as apresentações, algumas crianças argumentaram que eram daquela determinada região; por exemplo: Bahia São Paulo, Etc. Os alunos participaram e perguntavam sobre o que estava sendo aplicado.

13 Os jogos foram separados no espaço do pátio da escola, cada jogo foi organizado em grupo para quatro ou cinco crianças. Iniciamos a aplicação dos jogos, conversando com os alunos a respeito das regras e alguns combinados. Após, organizamos os alunos em fila para que pudéssemos organizar grupos de alunos em cada jogo.

14 “Percebemos também que os alunos gostaram mais do jogo de tabuleiro, pelo fato deste jogo conter um dado grande, e também porque as crianças poderiam se dispersar mais. Neste jogo, as pibidianas pediam aos alunos que falassem os números das casas que fossem pular em voz alta, estimulando a fala.” “Percebemos que, conforme a professora havia nos relato, os alunos possuem bastante dificuldades de relacionamento diante dos jogos, com certos momentos de discussão, brigas e intrigas. Porém, conseguimos manter o controle da situação e interferindo quando preciso.”

15 Observamos que as crianças mostraram muito interesse por se tratar de algo diferente de seu cotidiano atual. Logo na entrada , quando nos viam logo enfatizavam “Oba, hoje tem aula com as outras professoras”. Deste forma, podemos perceber que em alguns aspectos as dificuldades não estão nas aprendizagem das crianças, mais sim na maneira com que os conteúdos são disponibilizados. Não nos é mais permitido, como educadores seguir apenas modelos sistematizados, mais sim levarmos em consideração a realidade de nossos alunos, e perceber a maneira mais propicia de ensinar, para a construção de uma aprendizagem mais significativa.

16 Torna-se cada vez mais necessário um fazer educativo que ofereça múltiplos  caminhos e alternativas, distanciando-se do discurso monológico da resposta certa, da sequência linear de conteúdos, de estruturas rígidas dos saberes prontos, com compromissos renovados em relação à flexibilidade, à interconectividade, à diversidade e à variedade, além da contextualização no mundo das relações sociais e de interesses dos envolvidos no processo de aprendizagem (LITTO, apud COSCARELLI, 2003, p.23) São estes múltiplos caminhos, essas diferentes oportunidades que temos que oferecer para nossos alunos, em busca de uma educação de qualidade como todos nós almejamos.

17 Referências GARCIA, Dirce Maria Falcone. Diversidade Cultural, Conflitos E Educação: Algumas Reflexões Teóricas. Revista de Educação PUC-Campinas: Campinas. n. 10. p Junho, 2001. COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.


Carregar ppt "Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google