A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
A POPULÇÃO AFRICANA Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.

2 Distribuição da população
Em 2011, cerca de 1 bilhão de pessoas viviam na África, distribuídas irregularmente pelo território.

3 Distribuição da população
A maneira como está distribuída a população africana pelo continente resulta de fatores históricos e econômicos e das características naturais do território. De maneira geral, a população africana ocupa os locais mais úmidas do continente No Vale Nilo há uma grande concentração de população, principalmente na cidade de Cairo, e na faixa litorânea, sobretudo no Golfo da Guiné, onde está a Nigéria, o país mais populoso da África Nas regiões de florestas tropicais , cadeias de montanhas e desertos a densidade demográfica é baixa.

4 População Rural e Urbana
A população do continente africano vem crescendo rapidamente nos últimos anos, porém poucos países tem mais de 50% da população que vivem nas cidades. Isso ocorre pois a atividade primaria é a predominante na economia do continente.

5 População Rural e Urbana
Analisando a África por regiões Norte e Subsaariana, na parte norte grande parte da população vive nas cidades. Já no sul é o oposto, mas a população da África subsaariana está migrando para cidades em busca de vida melhor.

6 A Segunda Onda Com o aumento da população urbana em países mais pobres são uma parte de uma segunda onda de transições demográficas, econômicas e urbanas muito maior que a primeira. A primeira onda começou na Europa e na América do Norte, no século 18. Isso produziu novas sociedades urbanas que atualmente dominam o mundo.

7 A Segunda Onda Nos últimos tempos os países menos desenvolvidos iniciaram a mesma transição e mais rápido. Com isso os impactos demográficos dessas mudanças de mortalidade tem sido maiores, a taxa de fecundidade está caindo na América Latina e Ásia, e mais lentamente na África. A segunda onda aconteceu muito mais rápido que a primeira causando mais problemas sócias nos países mais pobres, como falta d´agua, energia e esgoto.

8 O Crescimento das cidades
As maiores cidades africanas são a maioria as capitais, isso é devido a grande concentração de poder politico e econômico que atraem muitas pessoas.

9 O crescimento das cidades
A ONU estima que em 2025 a cidade do Cairo será superada por Lagos[Nigéria] e Kinshasa[ República democrática do Congo].

10 Segregação espacial nas cidades.
Junto ao rápido crescimento das cidades, vem um conjunto de problemas como a insuficiência de moradias dignas, o crescimento das favelas, e a deficiência em serviços públicos básicos. As cidades africanas caracterizam-se pela segregação espacial, ou seja, o acesso aos espaços mais valorizados ou menos valorizados da cidade é determinado pela renda. Assim, os bairros dotados de melhor infraestrutura são ocupados pela elite, e os bairros carentes de infraestrutura urbana são ocupados pela população mais pobre.

11 África do Norte se concentra a população mais rica do continente africano.
África subsaariana se concentra a população MAIS pobre do mundo.

12 Cidades africanas entre as mais caras do mundo
Cidades africanas estão entre as mais caras do mundo. Isso se explica principalmente pelo fato de que algumas dessas cidades concentram poder econômico e politico e investimentos estrangeiros. Em 2011, Luanda, capital da Angola, era a cidade mais cara do mundo


Carregar ppt "Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google