A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NORMA REGULAMENTADORA TRABALHO EM ALTURA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NORMA REGULAMENTADORA TRABALHO EM ALTURA"— Transcrição da apresentação:

1 NORMA REGULAMENTADORA TRABALHO EM ALTURA
NR35 NORMA REGULAMENTADORA TRABALHO EM ALTURA DSS - DIALOGO DE SEGURANÇA SEMANAL

2 OBJETIVO DA NR35 EPI’S AUTORIZAÇÃO SEGURANÇA EPC’S ORGANIZAÇÃO Estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. PLANEJAMENTO

3 APLICAÇÃO DA NR35 Uso de escada Marinheiro – uso de trava queda
Escadas Portáteis Atividades diversas com escada portáteis Trabalhos com plataformas elevatórias Pontos de ancoragem na plataforma elevatória Utilização de Cabo Guia Equipamentos de Segurança utilizados na Empresa. Principais áreas com grande risco de queda Trabalhos em altura com uso de andaimes

4 RISCOS DESNECESSARIOS
QUANTAS VEZES NÃO NOS EXPOMOS A ELES? QUANTAS VEZES ACHAMOS QUE ESTAMOS SEGUROS ?

5 ANTES DE ACESSAR A ESCADA FIXA OU DE MARINHEIRO OBEDEÇA A SINALIZAÇÃO
Analise os riscos Cinto de segurança Capacete com jugular Ponto de ancoragem Cabo guia Estruturas Ficha de liberação Estar em perfeitas condições físicas e psicológicas Estar com o ASO em dia (atestado de saúde ocupacional) Não trabalhar em dias chuvosos

6 PASSOS PARA ACESSAR ESCADA MARINHEIRO UTILIZANDO TRAVA QUEDAS
ENCAIXAR O TRAVA QUEDAS CORRETAMENTE NO CABO DE AÇO VERIFICAR A POSIÇÃO DA SETA QUE ESTA NO TRAVA QUEDAS

7 MANEIRA CORRETA DE ENGATAR O CINTO DE SEGURANÇA E INICIAR O ACESSO

8 RECOMENDAÇÕES ATENÇAO!
É obrigatório o preenchimento da Autorização Para Execução de Serviços e a elaboração da Ficha de Análise de Riscos. É permitido o uso de escadas de madeira ou fibra de vidro desde que, em boas condições de uso, de acordo com as normas específicas e não condutora de eletricidade, mesmo que seja de origem elétrica. Todos os tipos de escadas devem estar providas de sapatas antiderrapantes e serem inspecionadas antes do uso.

9

10 RECOMENDAÇÕES ATENÇAO!
Não é permitido, apoiar a escada em tirantes ou tubulações condutoras de utilidades. As escadas do tipo extensão, deverão ser providas de travas automáticas e corda de algodão, própria para amarração. As escadas de extensão e singelas, quando em uso, devem ser amarradas no topo, e para tanto, a mesma deverá ser segura por um funcionário para que outro suba e proceda a amarração Coloque a escada em piso firme e em posição correta, ou seja, 1/4 do comprimento da mesma. Não coloque a escada de frente a uma porta ou local de passagem, a menos que tenha sido afixado um aviso ou que alguém esteja vigiando. Não coloque escadas sobre caixas, recipientes, carrinhos, equipamentos móveis ou partes de maquinários.

11 RECOMENDAÇÕES ATENÇAO!
Fig 1 Fig 2 Fig 3 Fig 4 Fig 5 As escadas devem ser amarradas no topo Proibido o trabalho nos 2 últimos degraus Não exceder o limite da escada Não deve permanecer inclinado, mude de posição Não deixar ferramentas no degrau da escada Fig 6 Fig 7 Fig 8 Fig 9 Fig 10 Nunca subir com peso excessivo na escada e subir na escada com as mãos desimpedidas de materiais e ferramentas Escada de extensão devem prover travas automáticas e corda de algodão, própria para amarração As escadas não devem prover trincas e rachaduras nem pintadas Proibido subir acima do apoio da escada Usar escada somente em perfeitas condições de uso.

12 TRABALHO COM PATOGRAFICAS
SER TREINADO COM CERTIFICADO , SER HABILITADO COM CNH E ESTAR COM OS EXAMES MÉDICOS EM DIA COM A INFORMAÇÃO APTO PARA TRABALHOS EM ALTURA ESTAR COM O CINTO DE SEGURANÇA SEMPRE ANCORADO NA PLATAFORMA MESMO NO TRANSPORTE DA MESMA ATÉ O LOCAL DE TRABALHO.

13 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL UTILIZADOS
Trava quedas retrátil com absorvedor de energia Trava quedas km cable para uso em cabo de aço Trava quedas para uso com corda poliamida 12mm Gancho de ancoragem 150 mm Cinto de segurança com duplo talabarte Vara telescópica em fibra

14 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO NDIVIDUAL UTILIZADOS NA GMB
Trava quedas retrátil – 30 metros Talabarte em y com 02 mosquetões e absorvedor de energia Corda poliamida trançada 12mm Capacete de segurança com aba frontal com jugular.

15 Principais áreas com grande risco de queda
horizontal + vertical caminhões / vagões - indústria petroquímica

16 TRABALHOS EM ALTURA COM USO DE ANDAIME
É proibido a utilização de escadas e outros meios posicionados sobre a plataforma de trabalho, com a finalidade de atingir locais mais altos. Andaime deverá atender a NR-18 com sapata fixa e/ou rodízio, rodapé, escada de acesso a plataforma com trava quedas instalado , trava diagonal, guarda corpo e as pranchas madeira que deve estar em boas condições de uso sem pintura e sem rachadura, a plataforma deve possuir forração Completa. DISPOSITIVOS E PROTEÇÕES: Usar o cinto de segurança com dois talabarte. Utilizar o cabo guia de segurança para deslocar-se sobre a estrutura. Programar os serviços de modo que as deslocações sejam mínimas. Uso obrigatório do porta-ferramenta. Deslocar nas estruturas e não sobre dutos de utilidades. Sinalizar e isolar a área em baixo do local de trabalho.

17 Hora de descanso !

18


Carregar ppt "NORMA REGULAMENTADORA TRABALHO EM ALTURA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google