A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esse vídeo pertence ao Grupo Espírita Cristão de Conceição de Jacareí - E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esse vídeo pertence ao Grupo Espírita Cristão de Conceição de Jacareí - E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes."— Transcrição da apresentação:

1 Esse vídeo pertence ao Grupo Espírita Cristão de Conceição de Jacareí - E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes

2 FRATERNIDADE Lei Fundamental da Natureza

3 O que Emmanuel nos orienta sobre a fraternidade verdadeira?
O que verificamos é que, sem a prática da fraternidade verdadeira, todos esses movimentos pró-paz são encenações à revelia das leis misericordiosas do Alto; Confiemos nelas, porque os códigos humanos serão sempre documentos transitórios, como o papel em que são registrados, enquanto não se associarem, parágrafo por parágrafo ao Evangelho de Jesus.

4 No livro Estude e Viva Emmanuel e André Luiz nos alertam que:
Todos sonhamos com o império da fraternidade, todos ansiamos por ver funcionando, vitoriosa, a solidariedade entre todos os seres, na exaltação dos mais nobres princípios da Humanidade... Quase todos, porém, aguardamos palácios e milhões, títulos e honrarias, para contribuir, de algum modo, na grande realização, plenamente esquecidos de que um rio se compõe de fontes pequenas e que nenhum de nós, no que se refere a fazer o melhor, em louvor do bem, deve esperar o amanhã para começar.

5 Quem, Onde e Como ajudar? Ocasiões não faltam. Ombreamos diariamente com multidões de doentes, desabrigados, famintos, nus, obsessos e desorientados. Você pode até mesmo escolher a empreitada que pretenda chamar a si. Para legiões de criaturas essa obra de benemerência completa e oculta é a fórmula para restaurarem a confiança em Deus, cujas leis de amor funcionam pela marca do anonimato, em bases impessoais.

6 Continuação do slide anterior:
Nessas empresas do bem por dedicação ao bem, almas inúmeras encontram a cura de males, o esquecimento de sombras, a significação da utilidade pessoal e a equação ideal do contentamento de viver. Quando inconformidade ou monotonia lhe desfigurem a paisagem interior, dinamize o seu poder de auxiliar. Semeie sacrifícios e colha sorrisos. Dê suas posses e receba a alegria que não tem preço. Tome a iniciativa de oferecer a sua hora e outros virão espontaneamente trazer dias e dias de apoio ao trabalho em que você se empenhou. Experimente. Desencadeie a causa do bem e o bem responderá mecanicamente com os seus admiráveis efeitos.

7 Como podemos estender a fraternidade pura e simples?
Aplicando a fraternidade que trabalha e ajuda, compreende e perdoa, entre a humildade e o serviço que asseguram a vitória do bem. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.” Livro: Fonte Viva - Emmanuel

8 O que fazer quando fazem mal a alguém
O que fazer quando fazem mal a alguém? Retribuir da mesma forma, aplaudir sua conduta ou fingir que não está vendo? Se opinamos para que sofra o mesmo mal com que feriu a outrem, apenas aumentamos a percentagem do mal, em derredor de nós. Se lhe aplaudimos a conduta errônea, aprovamos o crime. Se permanecemos indiferentes, sustentamos a perturbação. Mas se tratarmos o erro do semelhante, como quem cogita de afastar a enfermidade de um amigo doente, estamos, na realidade, concretizando a obra regenerativa.

9 Eurípedes Barsanulfo O espírito deve ser conhecido por suas obras.
É necessário viver e servir, porque a alegria não vive isolada numa só alma e sim na troca de vibrações de vários grupos amigos. É necessário viver, meus irmãos, e ser mais do que pó!

10 VOCÊ E OS OUTROS - CAP. XIII - ÍTEM 9
Amigos, atendamos ao apelo da fraternidade. Abra a própria alma às manifestações para com todos os seres, sem trancar-se na torre das falsas situações perante o mundo. A pretexto de viver com dignidade, não caminhe indiferente ao passo dos semelhantes. Busque relacionar-se com as pessoas de todos os níveis sociais, tendo amigos além das fronteiras do lar, da fé religiosa e da profissão. Evite a circunspeção constante e a tristeza sistemática que geram a frieza e sufocam a simpatia.

11 Não menospreze a pessoa mal vestida nem a pessoa bem-posta
Não menospreze a pessoa mal vestida nem a pessoa bem-posta. Não crie exceções na gentileza para com o companheiro menos experiente ou menos educado, nem humilhe aquele que atenta contra a gramática. Não deixe correr meses sem visitar e falar aos irmãos menos favorecidos, ignorando a dor que acaso exista. Não condicione as relações com os outros ao paletó e à gravata, às unhas esmaltadas ou aos sapatos brilhantes que possam mostrar. Não se escravize ao título convencional e nem exagere as exigências da sua posição em sociedade.

12 Dê atenção a quem lha peça, sem criar empecilhos
Dê atenção a quem lha peça, sem criar empecilhos. Trave conhecimento com os vizinhos, sem qualquer solenidade. Faça amizade desinteressadamente. Aceite o favor espontâneo e preste serviço também sem pensar em remuneração. Ninguém pode fugir à convivência da Humanidade. Saiba, pois, viver com todos para que o orgulho não lhe solape o equilíbrio. Quem se encastela no próprio espírito é assim como o poço de água parada que envenena a si mesmo. Seja comunicativo. Sorria à criança. Cumprimente o velhinho. Converse com o doente. Liberte o próprio coração, destruindo as barreiras de conhecimento e fé, título e tradição, vestimenta e classe social, existentes entre você e as criaturas, e a felicidade que você fizer para os outros será luz da felicidade sempre maior brilhando em você. ANDRÉ Luiz

13 Meus irmãos sem fraternidade, há sempre gelo e sombra, indiferença e aspereza no santuário do coração.

14 MEIMEI Entrelacemos nossos braços para que a fadiga não nos assalte os corações. E estejamos convictos de que pela bênção da fraternidade pura, vivida em Cristo, na longa e redentora peregrinação, ainda mesmo que se nos sangrem os pés cansados e doloridos, alcançaremos a alegria dos cimos, em que o Senhor nos aguarda, de braços abertos, para o Sublime Despertar.

15 BATUÍRA Abençoar a todos, auxiliando a quantos se aproximam de nós, buscando o socorro fraternal. ☺ Compreender a todos, estendendo a quantos nos procurem o concurso dos braços irmãos. ☺Ajudar a todos, garantindo aos que se valham de nossa boa vontade a segurança de esclarecimento justo. ☺ Fomos, sim, chamados a entender e servir e, por isso mesmo, urge permanecer no posto do trabalho e da bênção, amparando os outros em nome dAquele cujas mãos não cessam de guardar-nos o coração e iluminar-nos o raciocínio, hoje como ontem, agora quanto sempre.

16 Quem não aprende com os outros, sofre longo estágio no cipoal da ignorância.
Quem não auxilia aos outros cristaliza-se no egoísmo. Quem não se comunga com os outros viaja sozinho. A propósito, recordamos que Moisés no início do Testamento colocou na boca paternal de Jeová, a frase que atravessaria os milênios: - “não é bom que o homem esteja só”. Abandonada a si própria, a criatura inteligente acabaria esmagada pela complexidade da vida, mas ligada a todos, pelos laços do trabalho e do amor, encontra o próprio equilíbrio, satisfazendo aos imperativos do crescimento e da elevação, entrando na posse definitiva dos tesouros que a Vida Abundante lhe reserva.

17 Permutando experiências e ensinamentos, melhoramos as nossas realizações, porque se nossos objetivos são inalteráveis, as condições e os problemas são diferentes. A comunhão fraternal é o nosso caminho inevitável toda vez que desejamos a exaltação do bem com todos em favor de todos. Eis porque desejando para nós todos a Luz Divina, no serviço de aproximação mútua que a Bondade do Senhor nos permite efetuar, aquecemos o coração no calor da boa vontade, aprendendo uns com os outros, sob o patrocínio do Divino Mestre, para elevar o nível da vida onde estivermos, compreendendo que Doutrina Espírita é sempre fraternidade em ação. FIM


Carregar ppt "Esse vídeo pertence ao Grupo Espírita Cristão de Conceição de Jacareí - E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google