A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manifestações rítmicas regionais- Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manifestações rítmicas regionais- Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Manifestações rítmicas regionais- Sul
Caranguejo, Chimarrita,Pezinho, Balaio,, Maçanico, Rancheira, Pau-de-Fita, Tatu, Chula, Tirana do lenço, Chamamé, Entre outras.

2 Pau-de-fita conta história da ilha O pau-de-fita é uma dança de origem portuguesa que se caracteriza pelo trançar e destrançar de fitas presas a um mastro central com cerca de três metros de altura. Metade das fitas é manipulada por homens e a outra metade por mulheres, que em diferentes passos de danças circulares vão formando tramados coloridos. Nas décadas de 70 e 80, as escolas da Ilha sempre apresentavam dentre as danças juninas, o pau-de-fita. Hoje é cada vez mais rara a apresentação dessa dança. Alguns grupos folclóricos de Florianópolis tentam manter viva a tradição. Com a idade média de 78 anos, os integrantes do Grupo de Dança Folclórica da Terceira Idade da UFSC mostra que é possível envelhecer com qualidade e contribuindo para a memória da cultura açoriana na Ilha.

3 A dança do pau-de-fita e arco de flores, a dança da ratoeira e a jardineira fazem parte do repertório apresentado pelo grupo que tem apoio do Centro de Desportos, do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Com início em 1989, o grupo tem 30 integrantes e oito músicos coordenados pela professora Marize Amorim Lopes que trabalha há 24 anos com idosos.

4 Dança: Balaio Dança folclórica brasileira, originária do Nordeste
Dança: Balaio Dança folclórica brasileira, originária do Nordeste. Trata-se de dança sapateada e, ao mesmo tempo, de conjunto. Além do sapateio destaca-se a formação de rodas que giram.

5 Dança: Chimarrita Dança folclórica gaúcha trazida para o Sul do Brasil pelos colonos portugueses das Ilhas dos Açores, no século XVIII. Dança de pares em fileiras opostas. Chimarrita ou Chamarrita: Com os nomes de Chama-Rita, foi introduzida pelos colonos açorianos ao inicio da formação do Riu Grande do Sul. Desde a sua chegada, a “chamarrita" foi-se amoldando às subseqüentes gerações coreográficas. Do Rio Grande do Sul (e de Santa Catarina), a dança passou ao Paraná, ao Estado de São Paulo, bem como às províncias argentinas de Corrientes e Entre-Rios, onde ainda hoje são populares as variantes “Chamarrita e Chamamê”.

6 Dança: Pau-de-Fitas É tida como dança universal, pois não se consegue encontrar o ponto geográfico de origem. Ela surge de todos os lados e em todos os povos. Provavelmente venha da dança das fitas evidenciando as solenidades de culto às árvores entre os povos primitivos. No Rio Grande do Sul é dançada, embora com raridade, como parte integrante das festas de reis, em 6 de janeiro. Hoje dança-se em torno de um mastro formando figuras com as fitas de acordo com as evoluções dos dançarinos que levam as fitas, em duas cores, uma para os homens e outra para as mulheres, nas mãos fazendo os entrelaçamentos.

7 Dança: Tirana do Lenço Dança espanhola muito difundida na América Latina, na qual os dançarinos são pares soltos que entre passeios e sapateios dos homens e sarandeios das mulheres, agitam pequenos lenços na indicação de uma conquista entre o homem e a mulher.

8 Chula: Um dos mais importantes livros-de-viagem referente ao Estado do Rio Grande do Sul – a “Notícia Descrita da Província do Rio Grande de São Pedro do Sul,” escrita por Nicolau Dreys em 1817 e publicada em foi acentuado por uma passagem da obra, em que o viajante nos fala que a sociedade dos gaúchos era uma sociedade sem mulheres. Naquela época, “gaúcho” era um termo pejorativo indígena, homem sem lar e sem querência – bem distinto do campeiro das estâncias, apegado à terra e à família. O tempo passa-se em jogar, tocar ou escutar uma guitarra n’ alguma pulperia, e às vezes, dançando chula, sem a participação de mulheres, enfim a chula é dança de agilidade masculina ou de habilidade sapateadora, em que os executantes demonstram suas qualidades individuais.

9 Dança: Pezinho Originária de Portugal e Açores é vivaz e alegre, com características de sã ingenuidade. É a mais conhecida dança do folclore gaúcho, onde os dançarinos apresentam duas partes: na primeira há uma marcação dos pés e na segunda os pares giram em torno de si próprios, tomados pelo braço Pezinho: O “Pezinho” constitui uma das mais simples e ao mesmo tempo uma das mais belas danças gaúchas. Como dança e como elemento de festas, foi e é ainda muito popular em Portugal e nos Açores, veio a gozar de intensa popularidade no litoral dos estados brasileiros de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

10 Rancheira: É uma versão da mazurca, muito divulgada no séc
Rancheira: É uma versão da mazurca, muito divulgada no séc. XIX em toda a comunidade européia. Este ritmo é também muito conhecido no sul da Argentina como rancheira ou, inicialmente, “mazurca de rancho”.No Rio Grande do Sul, segundo Paixão Cortes e Babosa Lessa, a divulgação deste ritmo se deu em maior escala com o aparecimento do rádio, sendo uma versão regional da mazurca polonesa. Sua coreografia é executada de três maneiras: primeiro como uma espécie de valsa, típica da fronteira; depois, à maneira serrana, a rancheira sendo dançada com maior vitalidade, com forte marcação na primeira batida; finalmente, ela é dançada no litoral, onde sua forma mais usada é a marchadinha, ou seja, com passos duplos de terol (segundo Paixão Cortes e Barbosa Lessa são passos duplos de marcha), onde o homem empurra e puxa a mulher e onde o par se segura nos cotovelos, como a Chimarrita Balão (dança do folclore gaúcho).Na primeira maneira de dançar, ou seja, na rancheira da fronteira, a marcação é como valsa, ma com a diferença de que é feita uma forte marcação no primeiro passo, no tempo mais forte da música, maneira esta mais utilizada na fronteira do Estado. A segunda é a rancheira serrana, cujo passo é executado saindo do chão, com vitalidade e sendo mais pulada, mas mantendo os passos da primeira. A diferença está na execução. A terceira marcação possível é a de utilizar sua coreografia é de forma puladinha ou marchadinha, como a utilizada no litoral do Rio Grande do Sul.

11 Chamamê: Ritmo originário da Argentina, a difusão deste gênero de música na década de 40 se deve em princípio às gravadoras de Buenos Aires e advento do rádio.No Rio Grande do Sul a entrada deste ritmo se deve em muito a proximidade do Brasil e suas fronteiras com países como a Argentina e o Uruguai. Assim também o chamamê teve sua influência na cultura musical do Estado, principalmente nos últimos vinte anos; foi um dos que mais se popularizou, fazendo hoje parte de todo tipo de encontro onde houver música regional.

12 Chamamé

13

14 Dança do Pezinho

15

16 Chula

17


Carregar ppt "Manifestações rítmicas regionais- Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google