A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE PREDICADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE PREDICADO."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE PREDICADO

2 PREDICADO VERBAL O Predicado Verbal constitui-se de um verbo ou locução verbal que expressa a ideia de ação. Este verbo pode ser transitivo ou intransitivo. O núcleo do Predicado Verbal é o verbo (que é chamado de significativo) pois traz em si a ideia de ação. Ex. Aquele menino brincava com uma pipa. Sujeito=aquele menino Núcleo do Sujeito=menino Predicado=brincava com uma pipa Tipo de Predicado=Verbal Núcleo do Predicado Verbal=brincava Mais exemplos: O professor já corrigiu as provas. O Brasil foi descoberto por Cabral. O viajante caminhava pela estrada. A árvore pertence ao mundo da natureza.

3 PREDICADO NOMINAL É formado por um verbo de ligação e um Predicativo do Sujeito (termo que confere ao sujeito uma qualidade, uma característica).O Predicado Nominal nos informa algo a respeito do sujeito. Indica um estado ou uma qualidade do sujeito. O núcleo do Predicado Nominal é o Predicativo do Sujeito. Ex. A prova era difícil. Sujeito = a prova Núcleo de sujeito = prova Predicado = era difícil Tipo de Predicado = Nominal (verbo de ligação + predicativo do sujeito) Verbo de ligação = era Predicativo do sujeito = difícil Núcleo do predicado nominal = difícil. Mais exemplos: A criança ficou ferida. Aquela mulher parece uma criança.

4 PREDICADO VERBO-NOMINAL
É formado por um verbo significativo (ação) mais o Predicativo do Sujeito. O Predicado Verbo-nominal nos dá duas informações: ação e estado. O núcleo do PVN é o verbo e o Predicativo (nome). OBS: como aqui o verbo é de ação, logo o PVN não possui verbo de ligação. Ex.: A criança brincava distraída. Sujeito = a criança Núcleo do sujeito = criança Predicado = brincava distraída. Tipo de predicado = verbo-nominal (ação+estado) Núcleo do predicado = brincava/distraída Mais exemplos: A chuva caía fina. O dentista voltou sério.


Carregar ppt "TIPOS DE PREDICADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google