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Diário de Bordo de Juliana Carneiro Machado UNIMINAS

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Apresentação em tema: "Diário de Bordo de Juliana Carneiro Machado UNIMINAS"— Transcrição da apresentação:

1 Diário de Bordo de Juliana Carneiro Machado UNIMINAS
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Diário de Bordo de Juliana Carneiro Machado Junho/2006

2 Introdução Vivências Fato Significativo Música Marcante Conclusões Finais

3 Introdução: Este diário foi proposto pelas professoras Ana Carolina Scalia, Beatriz Borges Reis e Gilca Santos Vilarinho como proposta interdisciplinar e nele delatarei vários momentos que, durante esse semestre foram vivenciados por mim. Assim terá toda experiência e lembranças adquirida através das vivências que verá a seguir. Voltar

4 Voltar Descoberta Se colocar Valores Humanos do outro
no lugar do outro Mude e as coisas ao seu redor mudará também Motivando equipes para superar obstáculos Vivências Resgatando o eu interior Persistência, você faz as suas escolhas Voltar

5 Música Marcante A Vida de Viajante Voltar
Minha vida é andar Por esse país Pra ver se um dia Descanso feliz Guardando as recordações Das terras por onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E alegria no coração. Minha vida é andar... Mar e terra Inverno e verão Mostra o sorriso Mostra a alegria Mas eu mesmo não E a saudade no coração Minha vida é andar... Luiz Gonzaga Voltar

6 Fato significante: Palestra do índio Kaká
Ele compartilhou os princípios ancestrais que tem uma relação bem interessante com a nossa vida. São eles: Nós somos filhos da terra que é a mãe- consciência que nos acolhe como seres humanos, por isso temos tudo o que a natureza tem. Há uma percepção de que ela reflete dentro de nós assim, temos que agradecer por ela existir e ser o que é. Nosso pai é o céu que é o grande espírito, princípio criador, e, é graças a esse princípio que estamos aqui. Continuar

7 Fato significante: Palestra do índio Kaká
A lua é nossa avó que nos traz a sensibilidade feminina e o sol é o nosso avô com o seu poder do masculino. Nós somos copiadores, criadores e transformadores do mundo pois usamos a energia criativa como dom, com isso, temos duas possibilidades – de fazer coisas boas e ruins também. Somos co-responsáveis pela realidade, ou seja, as responsabilidades com a vida se deve a nós mesmos e está ligado aos outros. Continuar

8 Fato significante: Palestra do índio Kaká
Os cinco princípios nos leva a verificar que há uma natureza lá fora e que todos nós formamos uma rede de interdependência. Cada ato nosso tem uma reação no mundo, na família, na faculdade que vai manifestar e refletir na vida presente e então é a partir daí que nos tornamos responsáveis pelas coisas que praticamos. Continuar

9 Minhas Considerações do Fato Significante
Ele nos deu um exemplo muito importante para nos mostrar que nós estamos sempre criando quando pensamos e falamos, dizia que duas coisas não tem volta: A flecha desflechada e as palavras ditas, ou seja, precisamos ser sábios e ter muita atenção para a realização dos mesmos. Voltar

10 Considerações Pessoais
Descoberta do outro Metodologia Descrição Considerações Pessoais Voltar

11 Descoberta do Outro Descrição:
Facilitadoras: Elaine Teodoro, Janaína e Jeane Rodrigues Objetivos: Aprofundar as relações entre os participantes de um grupo. Eliminar o preconceito ocasionado pelas primeiras impressões¨ Recursos Materiais: Papeis, Canetas, CDs Duração: 60 minutos Voltar

12 Descoberta do Outro Metodologia:
Primeiro momento: Aquecimento. Ao som da musica fechar os olhos relaxar o corpo, movimentar cabeça, ombros, braços, pernas. Segundo momento: Observar os participantes com uma música de fundo. Terceiro momento:O facilitador deverá explicar e dividir o grupo em subgrupos. Os subgrupos responderão as perguntas abaixo e que cada um irá perguntar, responder e verbalizar a sua opinião a respeito do outro. Como eu vejo você, como eu penso que você me vê e como realmente você me vê Continuar

13 Descoberta do Outro Metodologia: Quarto momento:Socialização do grupão
Qual foi o seu sentimento ao ouvir o que o outro pensa a seu respeito Que postura você poderá adotar a partir desse exercício Quais os aspectos positivos que você destacaria destes momentos vivenciados A partir desta vivência, você passou a ver de outra forma o seu companheiro de grupo Quem dê um abraço nessa pessoa agora Continuar

14 Descoberta do Outro Metodologia:
Fechamento:Convidar os participantes a amassarem uma folha de papel e solicitar que as voltem do jeito que eram antes. O facilitador diz. Ninguém, jamais consegue tomar banho num mesmo rio duas vezes...isso significa que, por mais simples, elementar ou superficial que uma experiência possa nos parecer, sempre e possível aprender – se algo diferente aqui e que a folha de papel das suas vidas nunca mais sejam as mesmas de quando vocês entraram aqui, no inicio dessa vivência. Que saiam modificados por algum aprendizado. Voltar

15 Descoberta do Outro Minhas Considerações:
Gostei muito dessa vivência porém percebi que minhas colegas estavam bastante tímidas e em desfalque pois não tinham a presença de uma delas. Isso tudo dificultou a apresentação deixando-as muito nervosa e apreensiva, não deixando assim, o grupo todo expor seus sentimentos e ideais sobre a vivência. O interessante foi que elas trabalharam mais o interior de cada um que estava lá usando o lado introspectivo e a outra vivência foi o contrário, trabalhou mais as relações que envolvem o grupo como um todo. E então uma completou a outra. Continuar

16 Descoberta do Outro Minhas Considerações:
Foi difícil pra mim responder às perguntas que elas fizeram pois envolviam sentimentos que ficam guardados e não temos coragem de falar. Me deu medo de pensar em como o outro me vê e como ele realmente me vê porque apesar de estarmos todos os dias na sala de aula juntos, não conhecemos a fundo o outro e então, com qualquer comportamento diferente fazemos um pré –conceitos em cima. Meu medo foi de ouvir um colega me dando um feedback negativos ao meu respeito porque iria doer muito mesmo sendo necessário. Voltar

17 Considerações Pessoais
Valores Humanos Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

18 Valores Humanos Descrição: Elaborado pela professora Beatriz
Nº de participantes: + ou – 30 pessoas Objetivos: Reconhecer os valores humanos, família, união, amizade, justiça, verdade, entre outros. Recursos materiais: revistas para recortar, canetinha, giz de cera, folha sulfite branca, tesoura, cola e lápis de cor. Duração: 2h 30min Voltar

19 Valores Humanos Metodologia:
Primeiro momento: A pessoa que estiver com a bola fala uma letra e joga a bola para outra, onde a pessoa que recebeu deve falar uma palavra relacionada a valores humanos ( caridade, amor, fidelidade, etc.…), e manda a bola para outra pessoa falando uma letra e assim sucessivamente. Segundo momento:Distribuir folha sulfite para cada um, e pedir que retire das revistas imagens que represente o que está sentido no momento e cole na folha sulfite e utilize as canetinhas giz de cera para expressar em palavras a gravura. Continuar

20 Valores Humanos Metodologia
Terceiro momento: Mostrar o trabalho feito aos outros e explicar o que quis passar com a imagem escolhida e com as palavras que foram escritas. Quarto momento: Solicitar voluntários para fazer a dinâmica do Tô Sa. Fazer duas filas onde os participantes fiquem um de frente para o outro (tem que ser nº par de participantes ), olhar no olho do outro e ir caminhando em sua direção falando Tô sa, de uma maneira forte como se estivesse enfrentando as adversidades, e quando estiverem bem próximos agacha e grita, para extravasar as energias negativas. Voltar

21 Valores Humanos Minhas Considerações:
A gravura que escolhi foi de uma mãe com seu filho no braço representando assim o que eu quero que seja nossa educação, tratada com o amor que toda (ou quase toda) mãe têm ao seu filho, isso é um dos mais importantes valores humanos. Uma educação preparada para servir. Quando a professora deu início á dinâmica do Tô sa, me senti um pouco envergonhada pois exigia muito movimento, uma dança de nós, foi até engraçado, mas ao final, senti uma esperança dentro de mim, uma energia muito boa de motivação. Foi muito bom ter esses sentimentos!!!! Voltar

22 Se colocar no lugar do outro
Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

23 Se colocar no lugar do outro
Descrição: Facilitadoras: Carla, Juliana Ap e Kênia Nº de participantes: mais que 10 pessoas não existe número máximo de participantes. Objetivos: Propiciar a interação do grupo e a proximidade das pessoas.Recursos materiais: chapéu, papeis com assuntos complexos (aborto, violência sexual, política, etc…), dvd com clipe sobre exclusão social, cd. Duração: 40 minutos Voltar

24 Se colocar no lugar do outro
Metodologia: Primeiro momento: Fazer um circulo com os participantes. Iniciar com o facilitador dizendo que tira o chapéu para algo ou alguém e dizer porque. Se tirar o chapéu para alguma pessoa diz primeiro porque e coloca o chapéu na pessoa, caso esta já tenha participado passa o chapéu para a pessoa da direita que ainda não participou. Continuar

25 Se colocar no lugar do outro
Metodologia: Segundo momento: Aplicar a dinâmica do concordo e discordo. Espalhar os papeis com os assuntos sobre a mesa ou no chão. Definir as duplas e quem vai ser concordo e quem vai ser discordo sobre o assunto. Cada dupla pega um papel e terá 5 minutos para discussão. Depois os papeis serão invertidos quem era concordo será discordo e assim sucessivamente reservar mais 5 minutos. Continuar

26 Se colocar no lugar do outro
Metodologia: Terceiro momento: A reflexão sobre o significado cognitivo e prático da vivência. Qual é o sentimento ao ter que concordar ou discordar do que você acabou de discordar ou concordar? Como foi se colocar no lugar do outro? Seus prós e contras foram baseados em uma análise pré-conceituosa? Afinal sejamos sinceros: temos ou não pré-conceitos? Continuar

27 Se colocar no lugar do outro
Metodologia: Quarto momento: Para fixar a proposta da vivência apresentar: clips sobre guerras, pré-conceitos e diferenças sociais, para que as pessoas possam refletir. Música reflexiva da cantora Elis Regina : “ Como os nossos pais”. Todos se abraçam luz apagada e refletem sobre a vivência. Voltar

28 Se colocar no lugar do outro
MinhasConsiderações: O primeiro momento dessa vivência foi muito legal porque tive a oportunidade de elogiar minha colega Fabiana devido a admiração pelo seu lado alegre e extrovertido de ser. A dinâmica do concordo e descordo foi ruim pois não estava preparada para responder a pergunta sobre o governo Lula. É muito difícil ter que concordar de uma coisa que você discorda, vai contra os seus princípios, e, se tratando de política muitos são os pré conceitos que existem devido a imagem que ela nos passa.O pré conceito e as diferenças sociais existem, é uma realidade que não se extingue, mas devemos nos esforçarmos para minimizá-las nos colocando no lugar do outro. Voltar

29 Mude e as coisas ao seu redor mudará também
Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

30 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Descrição: Facilitadoras: Fernanda Gonçalves, Camila e Ana Paula Santos Nº. de participantes: 15 a 30 pessoas aproximadamente. Objetivos: Verificar como as pessoas se comportam em um ambiente de Mudança, onde a criatividade é um item essencial para realizar um mesmo exercício de várias formas. Recursos Materiais: Aparelho de som, CD Capital do Capital Inicial, vídeo “mude”. Voltar

31 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Metodologia: Primeiro momento: Formam-se duplas e então solicitamos para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro.Depois ao invés de falar o número um, batam palma, os outros números serão pronunciados normalmente (palma, dois, três). Solicitamos em seguida que ao invés de falar o número dois, que batam com as duas mãos na barriga, o número três deve ser pronunciado normalmente. Para complicar um pouco mais solicitaremos que ao invés de falar o número três, que dêem uma “reboladinha” ( palma, bater na barriga e reboladinha). Continuar

32 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Metodologia: Segundo momento: Com uma música ao fundo (Capital Inicial) iremos colocar todos os alunos de um lado da sala e colocar uma linha imaginária dividindo a sala em duas, os alunos devem atravessar de um lado para o outro colocando apenas um pé no chão e não podendo repetir o modo como o outro colega passou. Ex: se um dos alunos passarem para o outro lado da sala pulando com um pé só o próximo aluno terá que passar de uma outra forma. As pessoas que ainda não passaram poderão ajudar os colegas a passar da forma que quiserem. Continuar

33 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Metodologia: Terceiro momento: Neste momento iremos ouvir o grupo sobre o que eles sentiram em relação a ter que encontrar um forma de atravessar a sala, ter que contar com a solidariedade alheia e do sentimento quando uma outra pessoa passou para o outro lado da forma que você havia pensado e ter que criar uma outra maneira novamente. Continuar

34 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Metodologia: Quarto momento: Estabelecer uma relação entre a vivência e os sentimentos de cada um. A mensagem que queremos passar é: não se acomode; se achar que sempre faz as mesmas coisas, tente fazer de maneira diferente; faça um programa diferente e não espere as coisas ao seu redor mudar, comece você a mudar. Quinto momento: Convidar a todos para assistir o vídeo intitulado “mude”, e distribuir aos alunos a mensagem que é mostrada neste vídeo. Voltar

35 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Minhas Considerações: O primeiro momento foi bastante engraçado porque errávamos muito pois tínhamos que substituir os números por gestos e aí exigia de nós muita habilidade e coordenação motora. As colegas não foram bem claras quando explicou o segundo momento da vivência.Fiquei sem entender sobre quem poderia me ajudar a atravessar para o outro lado da sala mas fui para não ficar a trás e ninguém fazer da mesma forma que eu.Com a explicação delas ao término da vivência compreendi que o apoio e a ajuda dos outros colegas são de fundamental importância para alcançarmos um objetivo principalmente se ele for coletivo.A mudança é essencial para nos tirarmos da mesmice. Voltar

36 Resgatando o eu interior
Descrição Metodologia Considerações Finais Voltar

37 Resgatando o eu interior
Descrição: Facilitadoras: Bruna, Dione e Kelia Numero de participantes: 15 a 30 pessoas aproximadamente Objetivo:Introduzir e facilitar auto conhecimento, buscando a reflexão de cada um do grupo para o que deve ser melhorado. Recursos e materiais necessários: Colchonetes, folhas com o desenho de uma bandeira, folha sulfite, lápis preto, borracha, lápis de cor, giz de cera, aparelho de som e cd´s (Titãs e Enya). Duração: 50 minutos Voltar

38 Resgatando o eu interior
Metodologia: Primeiro momento: Ao som de uma música, com todos deitados, o facilitador iniciará pedindo a todos para fecharem os olhos e fará algumas perguntas relacionadas aos momentos bons e ruins vividos em 2005 e 2006 até chegar ao momento presente na faculdade. Lentamente abra os olhos, sinta seu corpo, mexa-se. Continuar

39 Resgatando o eu interior
Metodologia: Segundo momento: Desligar o som. Pedir para que todos voltem aos seus lugares, distribuir as folhas da bandeira e responda as seguintes perguntas: O que você considera que foi o maior sucesso em sua vida ate agora?O que você mais valoriza na vida?O que gostaria de melhorar em si mesmo? Se você morresse hoje, de que forma gostaria de ser lembrado?Qual é seu principal sonho ou aspiração?O que você mais gosta em sua família? Depois, distribuir a folha e pedir para que desenhe uma imagem ou algo que lhes represente o estado interior em que se encontram. Continuar

40 Resgatando o eu interior
Metodologia: Terceiro momento: Conversar com o grupo e questionar o porquê escolheram determinada imagem para lhes representar? O que sentem ao olhar esta imagem? O que sentiram durante o retrospecto? O que mais gostou? O que perceberam o que poderia ter sido melhor durante os últimos dois anos? Continuar

41 Resgatando o eu interior
Metodologia: Quarto Momento:Convidar a todos que fiquem em pé e de mãos dadas, e colocar a música Epitáfio dos Titãs, logo após o facilitador faz o fechamento com uma mensagem construtiva para o grupo. Quinto Momento:Distribuir cartões com as seguintes perguntas: Como você se sentia no início da aula? Como você está agora, após a vivência? Posteriormente cada um poderá ler a resposta dada, assim os facilitadores saberão avaliar o que a vivência agregou à cada um. Continuar

42 Resgatando o eu interior
Metodologia Música: Epitáfio (Titãs) Devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer,devia ter arriscado mais e até errado mais, ter feito o que eu queria fazer Queria ter aceitado as pessoas como elas são, cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração O acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído, o acaso vai me proteger, enquanto eu andar Devia ter complicado menos, trabalhado menos, ter visto o sol se pôr, devia ter me importado menos com problemas pequenos Ter morrido de amor Queria ter aceitado a vida como ela é, a cada um cabe alegrias e a tristeza que vier O acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído, o acaso vai me proteger, enquanto eu andar. Voltar

43 Resgatando o eu interior
Minhas Considerações: Puxa, como essa vivência foi difícil pra mim!!! Falar do que eu mais preciso melhorar em mim mesma é muito complicado, ainda mais quando não se tem uma boa auto estima como eu.Muitas coisas em mim precisam ser melhoradas, principalmente a vontade de se agarrar a bandeira da minha vida e dizer pra mim mesma e acreditar que: EU QUERO, EU POSSO e EU CONSIGO.Ao final da vivência fiquei com a impressão de que tinha muito trabalho pela frente para deixar uma mensagem legal aos outros de mim. E deixar de pensar em coisas ruins que acontecem pois não valem a pena. Uma frase muito legal e fortalecedora que eu acredito é: “Tudo posso naquele que me fortalece.” Voltar

44 Persistência, você faz as suas escolhas
Descrição Metodologia Considerações Finais Voltar

45 Persistência,você faz as suas escolhas
Descrição: Facilitadores: Fabiana e Dawis Material: Som c/ cd, dvd- Filme Kill Bill, brinquedo para soltar bolinhas de sabão Objetivo: Esta vivencia tem como objetivo mostrar aos participantes que depende de nós mesmos vencer. Se persistimos, sempre iremos conseguir conquistar o nosso espaço.Nós mesmos fazemos nossas escolhas. Duração: 1h aproximadamente Voltar

46 Persistência,você faz as suas escolhas
Metodologia: Primeiro Momento: Dividiremos a turma em duas equipes. Equipe 1 Equipe2 .Cada equipe terá seu líder, o mesmo ficara posicionado na frente da sua respectiva equipe, no qual ficará soltando bolinhas de sabão. E o restante da equipe terá a tarefa de levar as bolinhas até o ponto de chegada.A Equipe q conseguir chegar com as bolinhas intactas até o ponto de chegada é a Equipe campeã. Continuar

47 Persistência,você faz as suas escolhas
Metodologia: Segundo Momento: Convidaremos a todos se sentarem e fecharemos o aquecimento com um trecho do filme “Kill Bill” que retrata a persistência de uma jovem para conseguir a vida novamente.O intuito do filme é mostrar para o grupo que sempre conseguimos o que queremos.Nos fazemos nossas próprias escolhas. Continuar

48 Persistência,você faz as suas escolhas
Metodologia: Terceiro Momento: Perguntar ao Grupo: Quantas vezes desistimos dos nossos ideais pois sempre achamos q será díficil: se você pensar negativo, já perdeu a oportunidade Não vou conseguir nunca!: Se julgar incapaz, já estará sem ação. É impossível realizar esta dinâmica: se não tiver firmeza, não alcançará o objetivo. O Brasil jogou mal: sendo pessimista, ficará no mesmo lugar. Será q eu vou consegui um bom emprego um dia? O sucesso depende de sua força mental. Pediremos a contribuição na vida de cada um a respeito do filme, as frases lançada e a vivência. Continuar

49 Persistência,você faz as suas escolhas
Metodologia: Quarto Momento: Mensagem: VOCÊ VENCERÁ seja PERSISTENTE. Se julgar incapaz, já estará sem ação. Se não tiver firmeza, não alcançará o objetivo. Em toda tentativa sempre haverá dificuldade. O sucesso depende de sua força mental. Corridas são perdidas, mesmo sem haver obstáculos.Os acomodados desistem, antes de começar. Pense com grandeza e você crescerá! Se pensar que não tem chance, nunca a terá. Pensando alto, você subirá e triunfos conquistará. Na frustração dos sonhos, inexiste o fracasso e sim o hábito de desistir. Os duros embates da vida, nem sempre são vencidos pelos mais fortes e preparados. Porém cedo ou tarde, muitas vitórias são ganhas POR AQUELES QUE ACREDITAM QUE PODEM VENCER!!!Porem motive- se e persiste para ter seus sonhos realizados. Continuar

50 Persistência,você faz as suas escolhas
Metodologia: Quinto Momento: Cada pessoa fazer sua contribuição referente a dinâmica pediremos para o facilitador deixar uma mensagem contrutitiva, e o que podemos acrescentar nos próximos trabalhos tirando como base na vivencia apresentada. Voltar

51 Persistência, você faz as suas escolhas Minhas Considerações:
Essa vivência foi ótima. Parece que eles fizeram especialmente pra mim pois tenho muita dificuldade em persistir nas coisas que tenho que fazer. Com ela reforçou em mim a idéia de que o pensamento realmente tem poder sobre nós, assim tenho que ter somente os pensamentos positivos para atrair as coisas boas da vida. Voltar

52 Motivando equipes para superar obstáculos
Descrição Metodologia Considerações Finais Voltar

53 Motivando equipes para superar obstáculos
Descrição: Facilitadoras: Elísia Nunes, Fernanda Ribeiro e Juliana Carneiro Objetivos: Estimular a superação de obstáculos através da criação de estratégias, observar quais são os objetivos em comum e os sentimentos do grupo. Público Alvo: Os diversos tipos de grupos. Ação: Nesse momento será realizada a vivência e pediremos aos participantes que pensem em algumas estratégias para cumprirem a atravessarem o rio Araguaia. Material: Folhas sulfites, flip chart e fita crepe. Tempo: Serão dispostos 10 minutos para o aquecimento, 10 minutos para o planejamento, 15 minutos para a execução e 10 minutos para o fechamento e avaliação. Voltar

54 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia: Primeiro momento: Todos os participantes deverão se posicionar no centro desordenadamente. Daremos algumas coordenadas e pediremos que as executem, como: A - andar separados; B - Andar em dupla; C - Dupla de uma pessoa em pé e a outra sentada; Falaremos também algumas partes do corpo para pegarem umas das outras, exemplo: orelha, joelho, cabelo e assim por diante. Observaremos se as pessoas estão atentas a ouvirem as instruções para a próxima etapa e como o lúdico ajuda a se conhecer e facilitar a integração. Continuar

55 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia: Segundo momento: Todas terão um mesmo objetivo que é atravessar o rio Araguaia, cheio de perigos e piranhas. Com todos os componentes da equipe dentro do barco, sem colocar os pés para fora e sem deixar o barco furar. Se isso acontecer a equipe não concluirá a missão. Terão 10 minutos para planejar estratégias e depois executar a proposta com todas observando. Continuar

56 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia: Terceiro momento: Observaremos como elas planejaram a execução da travessia do rio e se concluírem a missão colocaremos a música do Senna. Faremos também algumas perguntas como o que elas sentiram com esta experiência. Continuar

57 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia: Quarto momento: Para finalizar iremos fazer alguns questionamentos, entregaremos uma folha para cada uma e pediremos para que as amassem, dobrem, escrevam ou enrolem. Em seguida colocaremos a música do Lulu Santos – “como uma onda” e pediremos para que voltem à folha ao formato original. Irão refletir sobre a experiência da folha e de toda vivência e tudo que modificou em sua vida pelas suas ações, das mudanças que ocorrem através de toda experiência significativa e da motivação de um grupo ou indivíduo. Avaliação: Ela será feita pelos participantes da vivência. Continuar

58 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia: Bibliografia: Vivência desenvolvida por Nara Maiza Lima, psicóloga e gestora de recursos humanos da empresa Real Moto Peças. Perguntas positivas para serem feitas aos participantes caso tenham conseguido alcançar o objetivo, e negativas para o caso contrário: O que vocês sentiram com está experiência? Qual o papel de cada um de vocês no grupo? Tiveram apoio ou receio em abraçar o outro? Surgiram lideres? Continuar

59 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia: Alguém controlou o tempo? Vocês se ouviram? Houve organização? E quando pedimos para tirarem os sapatos, houve preconceito, medo de se expor? Quais os sentimentos que tiveram durante toda a execução? O que vocês sentiram em não alcançar os objetivos? Faltou liderança? Qual foi seu papel individual? Houve frustração? Voltar

60 Motivando equipes para superar obstáculos
Minhas Considerações: Foi um prazer ser a facilitadora dessa vivência pois ela foi bastante interativa e movimentada facilitando minha desinibição ao explicar a dinâmica aos colegas. Na elaboração pensamos em tudo, qual seria a reação dos colegas, se eles iriam conseguir atingir o objetivo proposto, a qualidade do papel que utilizamos, quem iria ter coragem de tirar as sandálias para entrarem no barco, enfim essas preocupações tivemos para construir uma vivência que agradassem a todos. Continuar

61 Motivando equipes para superar obstáculos
Minhas Considerações: As considerações feitas pelos colegas e pela professora foram muito importantes para o nosso crescimento e com certeza ficará com a gente quando formos elaborar outra vivências. Particularmente, eu prefiro vivências mais animadas e essa veio em ótimo dia completando a vivência anterior que exigiu de nós muita reflexão. Voltar

62 Minha consideração Final:
Esse trabalho foi bastante significativo para mim pois aprendi muito com cada vivência proposta pelas colegas e a utilizar melhor a ferramenta power pont, que facilitou bastante a visualização das mesmas. Todos os grupos focaram mais nas pessoas e suas convivências, mas cada uma me trouxe um aprendizado a mais, foi como se uma estivesse ligada na outra. E, cada uma me fazia lembrar de algo, como a vivência resgatando o eu interior, que com algumas palavras da professora me relembrou de uma música que me marcou muito e que terei o prazer em descrevê-la aqui. Voltar


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