A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDE DE COMPUTADORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDE DE COMPUTADORES."— Transcrição da apresentação:

1 REDE DE COMPUTADORES

2 Sinal Digital É um sinal eletrônico que “processa” informação usando apenas dígitos (números) para implementar as suas operações e cálculos. Os dígitos têm valor 0 ou 1.

3 Sinal Analógico Variação da tensão em função do tempo, com valores diversos ou infinitos;

4 Processos de Comunicação
Geração de sinais de mensagem: voz, música, imagens ou informações de computadores; A descrição do sinal de mensagem com precisão adequada, através de um conjunto de símbolos: elétricos, auditivos ou visuais; A codificação destes símbolos de forma que possa ser possível a sua transmissão através de um meio físico de interesse;

5 Processos de Comunicação
A transmissão deste código ao destino desejado; A decodificação e reprodução dos símbolos originais; A recriação da mensagem original, com um nível de degradação aceitável, degradação esta, devido às imperfeições do sistema.

6 Elementos básicos de um sistema de comunicação

7 Meios Físicos Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado
Pares bifiliares Condutores Óticos Fibra Rádio Infravermelho

8 Cabo coaxial Construção 3

9 Aplicações do Cabo Coaxial
Distribuição de Televisão TV a Cabo Transmissões telefônicas de longas distâncias Está sendo substituído por fibra Enlaces de redes locais de curta distância

10 Usando o Cabo Coaxial Terminador Terminador Barramento
Conector RJ –58 T Conector RJ –58 Transceiver Conector AUI Conector RJ –58 Interface de Rede Interface de Rede Conector AUI

11 Usando o Par Trançado Interface de Rede Conector RJ 45

12 Par Trançado Duas categorias UTP (Unshielded Twisted Pair)
STP (Shielded Twisted Pair) Esquema de fiação com concentradores de fiação (HUBs) Topologia em estrela. Distância máxima de 100 m entre HUB e estação, no caso de redes Ethernet e Fast Ethernet Não existem terminadores Aplicações Sistema Telefônico Redes de Computadores

13 Utilização de fibra Em geral ela é ideal para sistemas com uma grande largura de banda. Sistema Telefônico; Vídeos conferência; Redes de computadores.

14 Fibra óptica Vantagens leve e pequena (fina) baixa perda de sinal
livre de interferências eletromagnéticas perdas de transmissão baixa e banda passante grande imunidade a interferências isolação elétrica segurança do sinal As fibras ópticas tem sido uma alternativa superior aos satélites em sistemas de transmissão a longa distância caracterizados por um grande tráfego ponto-a-ponto. Por outro lado, em aplicações multiponto, como aplicações de difusão de TV, os satélites são a melhor alternativa. 22

15 Fibra óptica Desvantagens O uso das fibras ópticas também possue algumas desvantagens em relação aos suportes de transmissão convencionais: fragilidade das fibras ópticas sem encapsulamento dificuldade de conexões das fibras ópticas acopladores tipo T com perdas muito grandes impossibilidade de alimentação remota de repetidores falta de padronização dos componentes ópticos Produzir cabos de fibra ótica envolve processos muito complexos e caros.

16 ESTRUTURA São constituidas de materiais isolantes .
Uma região cilindrica, chamada núcleo. Uma região que envolve o núcleo, chamada casca. Há dois modos de converter os dados: por laser e por LED.

17 ESTRUTURA

18 COMPONENTES DO SISTEMA

19 FIBRA OPTICA

20 TIPO DE FIBRA Multimodo Monomodo
Fibras multimodo garantem a emissão de vários sinais ao mesmo tempo (geralmente utilizam LEDs para a emissão). É mais recomendado para transmissões de curtas distâncias, pois garante apenas 300 metros de transmissões sem perdas. Elas são mais recomendadas para redes domésticas porque são mais baratas. Monomodo As fibras monomodo só podem atender a um sinal por vez. Ou seja, uma única fonte de luz (na maior parte das vezes, laser) As fibras monomodo apresentam menos dispersão, por isso pode haver distâncias muito grandes entre retransmissores. Teoricamente, até 80 quilômetros podem separar dois transmissores, mas na prática eles são um pouco mais próximos. Outra vantagem das fibras desse tipo é a largura da banda oferecida, que garante velocidades maiores na troca de informações.

21 MULTIMODO Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LEDs (mais baratas). Diâmetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores. Muito usado para curtas distâncias pelo preço e facilidade de implementação pois a longa distância tem muita perda.

22 MONOMODO Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra.
Dimensões menores que os outros tipos de fibras. Maior banda passante por ter menor dispersão. Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.

23 COMO O SINAL VIAJA

24 COMO O SINAL VIAJA Eduardo Cassettari

25 VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO
Um cabo contendo dezoito fibras pode transmitir ligações telefônicas simultâneas. Isto representa, aproximadamente, 622 megabytes por segundo. Portanto, tais características nos demostra que um cabo de fibra óptica desse tipo tem capacidade 25 vezes maior do que o cabo de cobre que liga o Brasil aos EUA. Essa capacidade pode ser ainda mais alta se a potência dos equipamentos nos terminais for maior que a atual.


Carregar ppt "REDE DE COMPUTADORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google