A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010

2 O 5S é o primeiro e o principal passo para qualquer programa de gestão da qualidade.

3 5S Consiste numa profunda mudança de atitudes e comportamentos, fomentado por uma modificação notável no ambiente físico em termos de organização e limpeza, e os esforços contínuos empregados na manutenção e melhoria destas condições ambientais. O que é 5S

4 5S O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, de colocar ordem a grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota. O Programa demonstrou ser tão eficaz nas empresas e na própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.

5 Programa 5S É um processo estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos (equipamentos, máquinas e células de trabalho), procedimentos e atitudes. Busca promover a disciplina na organização, por meio da consciência e responsabilidade de todos.

6 Objetivos do 5S MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES
MELHORAR A PRODUTIVIDADE DA EMPRESA REDUZIR CUSTOS DIMINUIR OS DESPERDÍCIOS MELHORAR A HABILIDADE DAS PESSOAS PROMOVER O TRABALHO EM EQUIPE TORNAR O AMBIENTE DE TRABALHO MAIS SAUDÁVEL Objetivos do 5S

7 Benefícios do 5S Criar um ambiente limpo, agradável, prático e seguro.
Leva à eliminação de vários tipos de desperdício (materiais em excesso, tempo necessário para procurar materiais, ocupação de espaço excesso. Melhoria da condição de trabalho das pessoas e dos equipamentos.

8 Benefícios do 5S Diminui os riscos de acidentes de trabalho.
Cria hábitos e fomenta o aparecimento de soluções criativas. Promovem uma atitude preventiva.

9 5 S SENSO DE UTILIZAÇÃO SEIRI SENSO DE ORDENAÇÃO SEITON
SENSO DE LIMPEZA SENSO DE SAÚDE SENSO DE AUTO-DISCIPLINA SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE Conceitos do 5S

10 "A arte de colocar fora coisas inúteis sem uso"
SENSO DE UTILIZAÇÃO "A arte de colocar fora coisas inúteis sem uso" “Um é melhor...”

11 SENSO DE UTILIZAÇÃO O QUE FAZER?
Verificar o que é realmente útil e necessário; Separar o que não tem utilidade para o setor; Descartar o que não serve e disponibilizar para outro setor; Separar os recursos disponíveis de acordo com a freqüência de utilização; O que é Utilização - Seiri?

12 SENSO DE UTILIZAÇÃO RESULTADOS Liberação de espaços;
Torna os materiais mais visíveis; Evita-se o desperdício de materiais; Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar; Reaproveitamento de recursos; Redução de custos. O que é Utilização - Seiri?

13 Como fazer a Utilização - Seiri?
SENSO DE UTILIZAÇÃO ÚTEIS INÚTEIS LIXO REPASSAR VENDER É USADO TODA HORA? É USADO TODO DIA? É USADO DE VEZ EM QUANDO? Como fazer a Utilização - Seiri?

14 "A arte de cada coisa em seu lugar para pronto uso".
SENSO DE ORDENAÇÃO "A arte de cada coisa em seu lugar para pronto uso". “Cada coisa em seu lugar, um lugar para cada coisa”.

15 SENSO DE ORDENAÇÃO O QUE FAZER?
Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente. Sistematização; Organização, classificação e ordem; Alocar os recursos disponíveis de forma sistêmica (layout definido); Estabelecer um sistema de comunicação visual, possibilitando rápido; Organizar arquivos físicos e eletrônicos. O que é Ordenação - Seiton?

16 Como fazer a Ordenação - Seiton?
COLOCAR EM LOCAL ADEQUADO (ALMOXARIFADO) ÚTEIS É USADO TODA HORA? É USADO TODO DIA? SENSO DE ORDENAÇÃO COLOCAR NO LOCAL DE TRABALHO COLOCAR PRÓXIMO AO LOCAL DE TRABALHO É USADO DE VEZ EM QUANDO ? Como fazer a Ordenação - Seiton?

17 Prática da Ordenação - Seiton
SENSO DE ORDENAÇÃO Manter somente os itens necessários no local de trabalho; Facilitar o acesso aos materiais e equipamentos, reduzindo o tempo de busca; Reduz esforço físico e mental; Economia de tempo; Facilidade na obtenção de informações; Mantém tudo em seus lugares após o uso; Estabelece um sistema de comunicação visual eficaz. Prática da Ordenação - Seiton

18 “ Limpeza é um direito de todos. Manter limpo é dever de cada um !”
SENSO DE LIMPEZA "A arte de tirar o pó". “ Limpeza é um direito de todos. Manter limpo é dever de cada um !”

19 SENSO DE LIMPEZA O QUE FAZER?
Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar". Criar hábitos de limpeza; Limpar objetos e equipamentos após o uso; Os próprios usuários devem cuidar dos recursos disponíveis de forma que eles estejam sempre em excelentes condições de uso. O que é Limpeza- Seiso?

20 Prática da Limpeza - Seiso
SENSO DE LIMPEZA RESULTATOS Manter as áreas limpas; Manter os locais próprios para a coleta de lixo; Mantenha uma relação honesta com as pessoas; As informações devem ser corretas e precisas; Conscientização em manter o ambiente de trabalho limpo e arrumado. Prática da Limpeza - Seiso

21 “ Higiene, saúde e segurança é qualidade de vida !!!”
SENSO DE SAÚDE "A arte de manter em estado de limpeza". “ Higiene, saúde e segurança é qualidade de vida !!!”

22 SENSO DE SAÚDE O QUE FAZER?
Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene" Aperfeiçoamento, higiene, asseio, pureza e integridade É um estado em que as pessoas já reconhecem a importância da utilização, da ordenação e da limpeza. Existe a preocupação com a manutenção das condições (físicas, mentais e emocionais) de trabalho favoráveis à saúde. O que é Saúde - Seiketsu?

23 Prática da Saúde - Seiketsu
SENSO DE SAÚDE RESULTADOS Manter os três primeiros “Ss” através de ações planejadas; Realizar exames de saúde periódicos; Manter a mentalidade do correto; Promover o respeito mútuo; Informar sobre as condições mínimas de higiene; Cuidar sempre da saúde e da aparência e higiene pessoal; Criar um ambiente de trabalho harmonioso. Prática da Saúde - Seiketsu

24 SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
"A arte de fazer as coisas certas, naturalmente". “ Só colhe qualidade quem cultiva perseverança !!!”

25 SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
O QUE FAZER? Trabalhar com harmonia, disciplina, comprometimento, educação e ética; Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico; Disciplinar a prática dos “S” anteriores; Ter pessoas comprometidas com o cumprimento rigoroso dos padrões éticos, morais e técnicos, e com a melhoria contínua a nível pessoal e organizacional. O que é Auto-disciplina - Shitsuke?

26 SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
RESULTADOS Fazer dessas atitudes, um hábito, transformando os 5s's num modo de vida". Prepara a organização para os Programas de Qualidade mais abrangentes; Interesse pelo melhoramento contínuo; Pessoas mais motivadas e integradas ao meio social Prática da Auto-disciplina - Shitsuke

27 Sucesso do 5S - O 5S necessita periodicamente de ações planejadas visando sua revitalização e aperfeiçoamento. Planejamento que deve incorporar a renovação do programa, com ações que envolvam os colaboradores e mantenham o clima de melhoria.

28 - Sucesso do 5S Participação e comprometimento da alta administração;
Reciclar periodicamente os funcionários nos conceitos do 5S; Implementar periodicamente ações que envolvam todos os funcionários no programa do 5S.

29 OBRIGADO PELA ATENÇÃO!


Carregar ppt "Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google