A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os conceitos de alfabetização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os conceitos de alfabetização"— Transcrição da apresentação:

1 Os conceitos de alfabetização

2 O conceito de alfabetização relaciona-se com o momento histórico.
“Ele corresponde aos diferentes modos encontrados ao longo do tempo para encarar o analfabetismo e se relaciona com as concepções filosóficas sobre o homem, a sociedade e a educação” (PERROTA, 1985 apud SAMPAIO E LEITE, 1999). CONCEPÇÕES de língua/linguagem Tradicional: língua é a expressão do pensamento; logo, se falo mal, penso mal; Estruturalista: língua é um instrumento de comunicação; Interacionista: não existe pensamento sem linguagem. Aprender língua é aprender formas de pensar o mundo e interagir sobre ele.

3 Aspecto social do conceito de alfabetização
Paulo Freire: a alfabetização é um meio para a conscientização do homem como criador de cultura, para a abertura de horizontes de abandono de uma posição passiva diante da sociedade a partir do momento em que se apodera da escrita e a utiliza como um meio de expressão e libertação. (SOARES, 1985 apud SAMPAIO E LEITE, 1999) “Ler a palavra é ler o mundo” – através do contato com o mundo escrito o sujeito apreende mais sua cultura e nela se insere com poder maior de educação.

4 Formas de ensinar a ler e a escrever
Nosso enfoque e objeto de estudo EMÍLIA FERREIRO O alfabetizando é sujeito participante do processo ensino/aprendizagem e não mais um indivíduo que recebe passivamente os estímulos externos.

5 Os métodos mais utilizados antes dos estudos de Emília Ferreiro
Métodos sintéticos: partem de elementos menores que a palavra, priorizava o ensino de leitura (decodificação). Métodos analíticos: partes da palavra ou de unidades maiores. (FERREIRO E TEBEROSKY, 1985, p. 18) No contexto da alfabetização, aspecto metodológico ≠ aspecto psicológico? Discuta com sua colega.

6 Métodos sintéticos Características
Partem de elementos menores (na escrita, as letras) que a palavra, priorizava o ensino de leitura (decodificação); correspondência entre o oral e o escrito, entre o som e a grafia; Método alfabético ou de soletração Considerado o método mais antigo, utilizado desde a Grécia antiga; o fato de ser desenvolvido através de inúmeros exercícios que afastavam o aluno do texto e da compreensão do que estava sendo ensinado;

7

8 Método fonético Propõe-se que se parta do oral; o processo consiste em iniciar pelo fonema (menor unidade sonora), associando-o a sua representação gráfica; questões prévias: que a pronúncia seja correta para evitar confusões entre os fonemas e que as grafias de formas semelhantes sejam apresentadas separadamente para evitar confusões visuais entre as grafias; para tentar superar esses problemas existentes para o ensino da leitura e escrita através desse método, desenvolveram-se variações, alterando a forma de apresentar os fonemas, utilizando-se de palavras significativas, vinculando uma palavra a uma imagem, que procurava representar uma letra relacionando-a a um som.

9 O MÉTODO FÔNICO DE ALFABETIZAÇÃO Cartaz com os personagens da "História da Abelhinha"

10 Método silábico Utiliza a sílaba como unidade principal para o ensino da leitura e escrita; assim como os dois métodos anteriores, no ensino e aprendizagem da língua escrita é priorizado o treino e a repetição, bem como na leitura mecânica que se dá por meio da decodificação do código escrito.


Carregar ppt "Os conceitos de alfabetização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google