A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ergonomia Domínio: Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ergonomia Domínio: Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Ergonomia Domínio: Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho
Formandas: Patrícia Pinto & Patrícia Teixeira Formadora: Dr.ª Carla Sampaio Lixa, 27 de Maio de 2009

2 Introdução Ergonomia é uma adaptação do ambiente do trabalho ao indevido. Estuda as interacções entre s homens e outros elementos de um sistema e a profissão, de uma moda de optimizar o bem estar do humano e o desempenho geral do sistema. É uma ciência multidisciplinar que utiliza os métodos de técnicas da engenharia de medicina, da física e da psicologia.

3 O que é a Ergonomia? A Ergonomia tem sido recentemente considerada como a solução para os problemas relativos á saúde e segurança no trabalho, a ergonomia dá-lhe a conhecer, sobretudo aqueles que são responsáveis pela concepção do sistema ou pela organização do trabalho. Em termos gerais, pode-se dizer que a Ergonomia vista a adaptação das tarefas do homem, oferece vantagens económicas através da melhoria do bem estar, da redução do custo e da melhoria da qualidade produtiva. Assim, a concepção de qualquer produto ou sistema deve integrar critérios ergonómicos desde a fase do projecto, de forma a assegurar a sua eficiência.

4 Como nasceu a palavra Ergonomia?
A Ergonomia é entendida como o domínio científico e tecnológico interdisciplinar que se ocupa de optimização das condições de trabalho avisando de forma entregada e conforto do trabalho, a sua segurança e o aumento da produtividade. É considerada uma ciência na medida em que estuda as características, o comportamento do homem e as suas relações com o equipamento e ambiente em que se relaciona. Entende-se como tecnologia quando a aplicação desse conhecimento científico, no sentido de tornar as tarefas mais fáceis, mais cómodas, mais seguras e consequentemente mais eficientes.

5 Deste modo procede-se á adequação do trabalho ao Homem e não o Homem ao trabalho.
O objectivo da Ergonomia é o estudo integrado de uma situação de trabalho, tendo como finalidade a aumentar a eficiência, a segurança e a competitividade. O seu objectivo será por a excelência, a aplicação dos principiou ergonómicos a fim de optimizar a compatibilidade entre o humano, a máquina e o ambiente físico do trabalho, através do equilíbrio entre as exigências das tarefas e das máquinas e as característicos anatómicas, fisiológicas, cognitivas e percepção motora assim, como a capacidade do processamento da informação humano

6 Campos de intervenção da Ergonomia:
Ergonomia do Produto . situa o ergonomista na área de estudos e pesquisas, colaborando com o sector comercial nos estudos do mercado, com o sector de produção na avaliação dos custos da produção e na definição da sua finalidade, e com os outros sectores da concepção do produto, desde o design ao controlo da qualidade; Ergonomia da Produção – está a vontade para a procura das condições de trabalho adequadas, em termos organizacionais e de posto e ambiente de trabalho, em função das características e capacidades dos trabalhadores.

7 Ergonomia aplicada a Informática

8 O seu local de trabalho é ergonómico?
Quantas horas passas em frente ao computador? Já alguma vez sentiu a mão dormente? E a visão turva? Ou uma dor nas costas ou no pescoço? Se alguma destas questões foi respondida afirmativamente significa que é necessário tomar algumas precauções, pois estes são precisamente alguns dos sintomas que as pessoas que sofrem de doenças de músculos ecléticos, começam a sentir.

9 A postura na cadeira em frente ao monitor
Saber estar de maneira ergonómica num escritório: A postura na cadeira em frente ao monitor Uma boa postura é fundamental para diminuir a fadiga muscular e visual. As costas devem ser bem apoiadas pelo encosto da cadeira, os ângulos entre os antebraços e os braços e entre as pernas e o tronco devem ser de 90º, os pés devem estar completamente apoiados no chão ou num suporte para o efeito, os olhos devem estar a uma distância entre 50 a 70 centímetros do ecrã, fazendo com este um ângulo entre 10 a 20º.

10 Utilize mais vezes as teclas de atalho em substituição do rato
Alguns métodos que contribuem para o bem estar do utilizador Utilize mais vezes as teclas de atalho em substituição do rato O rato é um inimigo do pulso e do braço, o que significa que se deve evita? Mas como? Utilizando atalhos do teclado. Nota: existem teclados ergonómicos que permitem programar algumas teclas.

11 Fazer pequenas pausas durante o trabalho
De vez em quando, levante-se e estique o corpo, ou dê alguns passos, se não o puder fazer, organize as suas tarefas de modo a executá-las intercaladamente – estará a alternar os músculos e os tendões que usa em cada delas. A fim de prevenir a fadiga visual, feche os olhos durante alguns segundos e foque ocasionalmente objectos distantes. Pode também fazer pequenos exercícios de alongamento e relaxamento – valem sobretudo pela mudança da posição.

12 O equipamento ergonómico
Monitor Para combater a fadiga visual, o ideal será por modelos LCD de matriz (TFT), no entanto, devido aos seus preços proibitivos, estão fora do alcance de muitos utilizadores. Para estes, recomendamos monitores que garantam uma taxa de actualização de pelo menos 75Hz na resolução de trabalho, quanto maior o ecrã, maiores serão as radiações libertadas, em contrapartida, quanto menor aquele for, mais difícil se torna a sua leitura, Isto significa que deve utilizar modelos de 15” ou 17”, a não ser que a sua actividade profissional exija ecrãs de maior dimensão. Dê preferência aos monitores que respeitam o padrão TCO’99.

13 Teclados e ratos Estes, em conjunto com o monitor, são os diapositivos informáticos que mais vão influenciar a sua saúde e provocar uma maior ou menor fadiga. Uma grande parte dos teclados ergonómicos do mercados inclui já apoio para os pulsos, que é de utilização obrigatória, no entanto, os utilizadores intensivos deverão ir um pouco mais longe e adquirir a um teclado ergonómico, que diminui a fadiga e aumenta a velocidade de digitação. Um rato ergonómico é também aconselhado, sendo recomendável optar por um modelo baixo, que exige um menor esforço do pulso, salientam-se que os modelos com um sensor óptico, que garante uma maior precisão e um menor atrito entre o rato e o respectivo tapete.

14 Óculos protectores Cadeiras
Se passa longas horas diante do ecrã, então deve procurar óculos de protecção e de descanso da vista. Este tipo de óculos faz com que a fadiga visual e o vermelhidão dos olhos sejam reduzidas, e que as dores de cabeça sejam evitadas. As lentes incluem ainda protecção anti-ultravioletas e tratamentos anti-reflexo e anti-risco, e estão também disponíveis com graduação. Cadeiras Uma boa cadeira é fundamental, como a regra, procure um modelo que possibilite o maior número possível de ajustes (altura do assento, dos apoios dos braços e do encosto e ângulos entre estes) e preparado para eventuais adições (encosto da cabeça, apoio para os pés e braços, etc.).

15 e não do Homem ao trabalho.”
CONCLUSÃO “Proceder à adequação do trabalho ao Homem e não do Homem ao trabalho.” O objectivo da ergonomia é, por excelência, a aplicação dos princípios ergonómicos a fim de optimizar a compatibilidade entre o homem, a máquina e o ambiente físico de trabalho, através do equilíbrio entre as exigências das tarefas e das máquinas e as características anatómicas, fisiológicas, cognitivas e percepto-motoras assim como a capacidade de processamento da informação humana.

16 FIM!!!


Carregar ppt "Ergonomia Domínio: Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google