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Serviços em Logísticas

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Apresentação em tema: "Serviços em Logísticas"— Transcrição da apresentação:

1 Serviços em Logísticas
Os Sistemas de Informação e sua interação com a logística

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3 O homem Revolucionando!
MÓDULO 1 - 3 O homem Revolucionando! A primeira Revolução foi a Revolução Agrícola, quando o homem aprendeu a cultivar e a colher, pondo fim à vida nômade.

4 O homem Revolucionando!
MÓDULO 1 - 4 O homem Revolucionando! A segunda, a Revolução Industrial, que com as fábricas e ferramentas, provocou a mudança do homem do campo para as cidades.

5 O homem Revolucionando!
MÓDULO 1 - 5 O homem Revolucionando! A terceira , é A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO, que está revolucionando a nossa maneira de viver, alterando, costumes, padrões e comportamentos, de uma maneira nunca antes experimentada!

6 O homem Revolucionando!
MÓDULO 1 - 6 O homem Revolucionando! A "Revolução Agrícola" colocou a "terra produtiva" como elemento central do sistema de geração de riquezas. Já a "Revolução Industrial" teve a máquina (movida a vapor e, depois, a eletricidade) como ator tecnológico central. No estágio atual, na fase da "Revolução da Informação", a informação e o conhecimento passaram a desempenhar o papel central na atividade econômica

7 A adaptação à essa realidade é uma questão de sobrevivência.
MÓDULO 1 - 7 Vivemos numa sociedade em constantes mudanças, uma sociedade: dinâmica, instável e evolutiva. A adaptação à essa realidade é uma questão de sobrevivência.

8 MÓDULO 1 - 8 Vivemos uma explosão TECNOLÓGICA, e o grande desafio do administrador é passar do Analógico para o Digital.

9 DESAFIOS PARA AS EMPRESAS
MÓDULO 1 - 9 DESAFIOS PARA AS EMPRESAS Projetar sistemas competitivos e eficazes; Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global; Criar arquitetura de informação que apóie os objetivos da organização; Determinar o valor dos sistemas de informação para o negócio; Projetar sistemas que as pessoas possam controlar, entender e usar de maneira social e eticamente responsável.

10 O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente
MÓDULO O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente A transformação das economias industriais: Economias baseadas no conhecimento e na informação Produtividade Novos produtos e serviços Conhecimento: um ativo produtivo e estratégico fundamental Concorrência baseada em tempo Produtos de vida mais curta Ambiente turbulento Base de conhecimento do funcionário limitada

11 O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente
MÓDULO O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente A transformação das economias industriais:

12 O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente
MÓDULO O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente A transformação da empresa: Achatamento Descentralização Flexibilidade Independência de localização Baixos custos de transação e coordenação Trabalho colaborativo e em equipe

13 O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente
MÓDULO O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente A transformação da empresa: Separação do trabalho do local de trabalho Reorganização de fluxos de trabalho Flexibilidade crescente Redefinição das fronteiras organizacionais

14 O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente
MÓDULO O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente A transformação da empresa:

15 O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente
MÓDULO O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente A emergência da empresa digital: Relacionamentos possibilitados digitalmente com clientes, fornecedores e funcionários Processos do negócio principal realizados via redes digitais Gestão digital dos principais ativos da empresa Rapidez em sentir e responder a mudanças ambientais

16 O que é um Sistema de Informação?
MÓDULO O que é um Sistema de Informação? “Um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle de uma organização”

17 Dados versus Informações:
MÓDULO Dados versus Informações: Dados são fatos ou observações crus, normalmente sobre fenômenos físicos ou transações de negócios. São medidas objetivas dos atributos (características) das entidades (pessoas, lugares, coisas, eventos). Normalmente as pessoas empregam Dados e Informação como sinônimos, entretanto, Dados são recursos de matéria-prima, que após processamento, transformam-se em produto acabado de Informação.

18 Dados versus Informações:
MÓDULO Dados versus Informações: Processamento dos dados: 1 - agregar, manipular e organizar; 2 - analisar e avaliar; 3 - colocar em um contexto adequado a um usuário humano. Portanto, informação são dados processados colocados em um contexto que lhes confere valor, para usuários finais específicos.

19 Dados versus Informações:
MÓDULO Dados versus Informações: INFORMAÇÃO: Um processo através do qual, dados do ambiente são colhidos e processados para facilitar a interpretação do usuário, e depois, transformado pelo usuário de tal forma que seu estado de conhecimento sobre o ambiente seja modificado. Então, o processo de Informação é a transformação do “dado” pelo usuário para mudar seu estado de “Conhecimento” sobre o ambiente.

20 Dados versus Informações:
MÓDULO Dados versus Informações: CONHECIMENTO: Através de um processo de seleção, análise e juízo, o que era dado, e depois informação, se torna algo que pode educar, informar, e contribuir para o crescimento profissional, pessoal e cultural. Isto é “conhecimento informativo”, que pode adicionar ou mudar a visão do mundo e afetar o processo decisório e ações do indivíduo, portanto, do Administrador de Gestão de Pessoas.

21 Atividades de um Sistema de Informações
MÓDULO Atividades de um Sistema de Informações Três atividades em um sistemas de informação produzem as informações que as organizações necessitam para a tomada de decisões: ENTRADA SAÍDA PROCES- SAMENTO FEEDBACK

22 Atividades de um Sistema de Informações
MÓDULO Atividades de um Sistema de Informações ENTRADA SAÍDA PROCES- SAMENTO FEEDBACK Teclados, telas sensíveis ao toque, canetas, “mouses” eletrônicos, scanneres óticos e outros componentes periféricos de hardware que convertem dados em forma eletrônica, legível por máquinas. A entrada pode ser direta (pelo usuário final) ou por meio de conexões de telecomunicações. A unidade central de processamento (CPU) é o componente principal de processamento de um sistema de computadores. Um componente fundamental da CPU é a unidade lógico-aritmética (ULA), que realiza as funções aritméticas e lógicas exigidas no processamento da computação.

23 Atividades de um Sistema de Informações
MÓDULO Atividades de um Sistema de Informações ENTRADA SAÍDA PROCES- SAMENTO FEEDBACK Convertem as informações eletrônicas produzidas pelo sistema de computadores em forma inteligível pelo homem. Incluem monitores de vídeo, impressoras, unidades de resposta de áudio e outros componentes periféricos de hardware especializados nesta função. A unidade de controle da CPU interpreta instruções de programas para o computador e transmite ordens para os outros componentes do sistema do computador.

24 Atividades de um Sistema de Informações
MÓDULO Atividades de um Sistema de Informações

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26 MÓDULO SISTEMA DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação são muito mais do que computadores. Para usar os sistemas de informação com eficiência e preciso entender as dimensões organizacional, humana e tecnológica que os formam. Um sistemas de informação oferece soluções para importantes problemas ou desafios organizacionais que as empresas enfrentam. ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA PESSOAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

27 MÓDULO ORGANIZAÇÕES ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA PESSOAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Estrutura: Organograma, grupos de especialistas, produtos, geografia: Vendas e marketing Fabricação e produção Finanças Contabilidade Recursos humanos –interligado com os outros departamentos. Processos organizacionais: tarefas, desenvolvimento de produtos, preenchimento de pedidos, contratação de funcionários, contratos, crédito. Cultura: Comportamento habitual, valores, modo de fazer as coisas.

28 MÓDULO PESSOAS ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA PESSOAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Pessoas: Gerentes, trabalhadores do conhecimento, trabalhadores de dados, trabalhadores de produção ou de serviços. Um sistema sofisticado será inútil se os colaboradores não forem devidamente qualificados. Gerentes seniores: Tomam decisões estratégicas de longo prazo sobre produtos e serviços. Gerentes de nível médio: Executam os programas e planos da gerência sênior. Gerentes operacionais: monitoram as atividades diárias da empresa.

29 TECNOLOGIA Ferramentas que os gerentes usam para lidar com a mudança:
MÓDULO TECNOLOGIA ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA PESSOAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Ferramentas que os gerentes usam para lidar com a mudança: Hardware: Equipamento físico. Software: Instruções detalhadas pré-programadas. Armazenamento: Meios físicos para armazenamento dos dados e do software. Tecnologia de comunicação: transfere dados de uma localização física para outra. Redes: liga computadores para compartilhar dados ou recursos.

30 Redes: liga computadores para compartilhar dados ou recursos.
MÓDULO TECNOLOGIA Redes: liga computadores para compartilhar dados ou recursos. O que você pode fazer na Internet: Comunicar e colaborar Acessar informações ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA PESSOAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Participar de discussões Fornecer informações Divertir-se Realizar transações de negócios

31 Redes: interliga computadores para compartilhar dados ou recursos.
MÓDULO TECNOLOGIA Redes: interliga computadores para compartilhar dados ou recursos. Internet é a maior rede do mundo pois é uma rede de redes, global e que usa padrões universais de conexão. ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA PESSOAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

32 OUTSOURCING (terceirização)
MÓDULO TECNOLOGIA OUTSOURCING (terceirização) A internet abriu novas oportunidades para terceirizar muitos postos de trabalho relacionados a sistemas de informação, assim como muitos outros postos nos setores de serviços e manufatura. ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA PESSOAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Outsourcing Doméstico Outsourcing Internacional (voltado a paises que pagam baixos salários)

33 FUNÇÕES EMPRESARIAIS BÁSICAS
MÓDULO FUNÇÕES EMPRESARIAIS BÁSICAS Produto ou Serviço Vendas e Marketing Finanças e Contabilidade Recursos Humanos Manufatura e Produção As quatro funções básicas de uma empresa: Qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, precisa desempenhar quatro funções para ter sucesso. Precisa produzir o produto ou serviço; fazer o marketing desse produto e vendê-lo; monitorar as transações financeiras e contábeis; e executar tarefas básicas de recursos humanos, tais como contratar e reter colaboradores.

34 Maneira singulares de coordenar trabalho, informação e conhecimento;
MÓDULO PROCESSOS DE NEGÓCIOS Modo como o trabalho é organizado, coordenado e focalizado para produzir um produto ou serviço de valor; Fluxos de trabalho concretos de materiais, informações e conhecimentos — conjuntos de atividades; Maneira singulares de coordenar trabalho, informação e conhecimento; Maneiras como a gerência decide coordenar o trabalho;

35 Coordenação interdepartamental
MÓDULO PROCESSOS DE NEGÓCIOS Coordenação interdepartamental Vendas Gerar pedido Apresentar pedido Contabi-lidade Verificar crédito Aprovar crédito Emitir Fatura Manufatura e produção Separar produto Expedir produto Processar um pedido do cliente envolve um complexo conjunto de passos que exigem a estreita coordenação entre as funções de vendas, contabilidade e produção

36 AMBIENTE DE NEGÓCIOS Níveis de uma empresa
MÓDULO AMBIENTE DE NEGÓCIOS Níveis de uma empresa As organizações empresariais são hierarquias compostas por três níveis principais: gerência sênior, gerência média e gerência operacional. Os três são auxiliados pelos sistemas de informação. Gerência Operacional Trabalhadores dos serviços e da produção. Trabalhadores de dados Gerência Média Cientistas e trabalhadores do conhecimento Gerência Sênior Os trabalhadores do conhecimento e os cientistas normalmente trabalham com a gerência média.

37 MÓDULO AMBIENTE DE NEGÓCIOS Acionistas Concorrentes Órgãos reguladores Fornecedores Clientes Organização Economia Política Ciência e Tecnologia Mudanças Internacionais Para ser bem-sucedida, uma organização precisa constantemente monitorar as transformações em seu ambiente e responder a elas, ou até mesmo antecipá-las. O ambiente de uma empresa inclui grupos específicos com os quais ela precisa lidar diretamente como clientes, fornecedores e concorrentes, assim como o ambiente geral mais amplo, que incluí tendências socioeconômicas, condições políticas, inovações tecnológicas e eventos globais.

38 MÓDULO AMBIENTE DE NEGÓCIOS Mudanças tecnológicas – como a Internet, por exemplo – estão forçando setores inteiros e líderes de mercado a mudar seus modelos de negócios, pois do contrário enfrentarão a falência. A internet está tornando obsoleto o modelo de distribuir músicas por CDs. A fotografia digital obrigou a Eastman Kodak a demitir funcionários e migrar para as câmeras digitais e serviços fotográficos pela Internet.

39 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Principais Tipos de Sistemas: Sistemas de apoio ao executivo (SAE) Sistemas de apoio à decisão (SAD) Sistemas de informação gerenciais (SIG) Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) Sistemas de automação de escritório Sistemas de processamento de transações (SPT)

40 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Processamento de Transações (STP): Sistemas administrativos básicos que atendem ao nível operacional; Sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa (registro de pedidos de vendas, sistema de reservas de hotel, folha de pagamento, registros de funcionários); Responde a perguntas rotineiras como: Quantas peças temos em estoque? O que aconteceu com o pedido da fulano? Qual o salário de cicrano?

41 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Processamento de Transações (STP) principais aplicações:

42 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Processamento de Transações (STP) Esses sistemas em geral são tão críticos para uma empresa que, se deixarem de funcionar por algumas horas, podem causar o seu colapso e talvez danos a outras empresas a ela ligadas. Imagine o que aconteceria à GOL Linhas Aéreas se seu sistema de reservas de passagens parasse por uma hora? Ou o submarino.com sem seu sistema de vendas online?

43 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Informação Gerenciais (SIG): Nível gerencial Entrada: Alto volume de dados Processamento: Modelos simples Saída: Relatórios/ sumários executivos Usuários: Gerentes de nível médio Exemplo: Orçamento anual

44 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Informação Gerenciais (SIG): Decisões estruturadas e semi-estruturadas; Orientados para o controle de relatórios; Dados passados e presentes; Orientação interna; Processo de projeto demorado. Esses sistemas geralmente não são flexíveis e sua capacidade analítica é reduzida. Apresentam resultados anuais, mensais, semanais e alguns podem detalhar dados em base diária ou horária, se necessário.

45 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) Um modelo:

46 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Informação Gerenciais (SIG): Exemplo de relatório produzido pelo SIG que compara os resultados das vendas anuais com as metas planejadas.

47 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD): Nível gerencial
MÓDULO Sistemas de Apoio à Decisão (SAD): Nível gerencial Entrada: Pequeno volume de dados Processamento: Interativo Saída: Análise de decisão Usuários: Profissionais, equipe interna Exemplo: Análise de custos de contratação Qual seria o impacto na programação de produção se dobrássemos as vendas em dezembro?

48 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Apoio à Decisão (SAD): Os SAD usam informações dos STP e SIG e freqüentemente recorrem a informações de fontes externas como: Valor corrente das ações; Preços dos concorrentes; Taxa de inflação; Market share; etc. O SAD é uma ferramenta que ajuda na tomada de decisão, assim, pode ser referido como “Sistemas de Inteligência de Negócios”.

49 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE): Nível estratégico Entrada: Dados agregados Processamento: Interativo Saída: Projeções Usuários: Gerentes seniores Exemplo: Plano operacional qüinqüenal

50 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE): Gerencia de alto nível; Projetado para o indivíduo; Liga o presidente aos demais níveis; Manutenção cara; Grande equipe de apoio; Sistemas que abordam questões estratégicas e tendências de longo prazo, tanto no que diz respeito à própria organização quanto ao ambiente externo.

51 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE): Respondem a perguntas como: Quais serão os níveis de emprego dentro de cinco anos? Quais são as tendências de custo do nosso setor no LP? Quais produtos deverão deverão ser produzidos dentro de cinco anos? Que novas aquisições nos protegeriam contra oscilações cíclicas nos negócios?

52 Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários
MÓDULO Sistemas sob a Perspectiva de grupos de usuários Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE): Modelo de um (SAE) típico, que reúne dados de diversas fontes internas e externas e os apresenta aos executivos em um formato de fácil utilização.

53 Aplicativos Integrados
MÓDULO Aplicativos Integrados Inter-relacionamentos entre sistemas. Os vários tipos de sistemas da organização têm interdependências. Os STPs são os maiores produtos das informações requisitadas pelos outros sistemas, que, por sua vez, produzem informações para outros sistemas. Na maioria das organizações as ligações entre esses diferentes tipos de sistemas são menos rígidas.

54 MÓDULO Sistemas Integrados Também conhecidos como “Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning – ERP)”, resolvem esse tipo de problema coletando dados dos vários processos do negócios, e armazenando-os em um único repositório central de dados. Com isso, a informação, anteriormente fragmentada em sistemas distintos, pode ser compartilhada por toda a empresa, e as diferentes partes da organização podem cooperar de maneira mais estreita.

55 MÓDULO Sistemas Integrados Reúnem todos os principais processos de negócios de uma empresa em um único sistema de softwares que permite que a informação flua sem descontinuidade através da organização.

56 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management – SCM)
MÓDULO Sistemas Integrados Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management – SCM) Ligação e coordenação estreitas das atividades envolvidas na compra, na fabricação e na movimentação de um produto; Integra fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes; Reduz tempo, esforço redundante e custos de estoque; Ajuda na distribuição de produtos acabados aos clientes; Inclui logística reversa – itens devolvidos fluem na direção contrária do comprador ao vendedor.

57 Sistemas Integrados Cadeia de Suprimentos
MÓDULO Sistemas Integrados Cadeia de Suprimentos Rede de organizações e processos de negócios; Ajuda na compra de materiais e na transformação de matéria-prima em produtos semi-acabados e acabados.

58 (Supply Chain Management – SCM)
MÓDULO Sistemas Integrados (Supply Chain Management – SCM)- Gerenciamento da Cadeia de Suplimentos INTEGRAÇÃO ENTRE: (Supply Chain Management – SCM) Varejo Fornecedores Indústrias Distribuidores

59 Sistemas Integrados (Supply Chain Management – SCM)
MÓDULO Sistemas Integrados (Supply Chain Management – SCM) Como os SI podem facilitar o gerenciamento da cadeia de suprimentos Decidir quando e o que produzir, armazenar e movimentar; Transmitir pedidos rapidamente; Comunicar pedidos, acompanhar o andamento de pedidos; Verificar a disponibilidade de estoques, monitorar seus níveis; Acompanhar embarques; monitorar a expedição; Planejar a produção com base na demanda real; Comunicar rapidamente as alterações no design de produtos; Fornecer especificações de produto; Compartilhar informações sobre taxas de defeito, devoluções.

60 (Supply Chain Management – SCM) Sistemas Interorganizacionais
MÓDULO Sistemas Integrados (Supply Chain Management – SCM) Sistemas Interorganizacionais Sistemas de planejamento da cadeia de suprimentos: permitem a uma empresa gerar previsões de demanda para um produto e desenvolver planos de aquisição de matérias-primas e de fabricação para aquele produto; Sistemas de execução da cadeia de suprimentos: Gerenciam o fluxo de produtos através de centrais de distribuição e depósitos.

61 Objetiva Reter, Fidelizar e Agregar Valor ao Cliente
MÓDULO Sistemas Integrados Gerenciamento das relações com os clientes (Customer Relationship Management – CRM) Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes através do conhecimento de seus hábitos e necessidades de consumo. Objetiva Reter, Fidelizar e Agregar Valor ao Cliente

62 Foco no cliente e não em produtos
MÓDULO Sistemas Integrados Gerenciamento das relações com os clientes (Customer Relationship Management – CRM) Foco no cliente e não em produtos Dados Informação Conhecimento Relacionamento Fidelização

63 (Customer Relationship Management – CRM)
MÓDULO Sistemas Integrados (Customer Relationship Management – CRM)

64 Sistema de Gestão do Conhecimento – SGC
MÓDULO Sistemas Integrados Sistema de Gestão do Conhecimento – SGC O valor dos produtos e serviços de uma empresa não depende apenas dos recursos físicos empregados, mas também dos ativos de conhecimento intangíveis. Algumas empresas têm mais êxito que outras porque detêm mais conhecimento sobre como criar, produzir e entregar produtos e serviços. Esse “conhecimento empresarial”, único e difícil de reproduzir, pode trazer benefícios estratégicos de longo prazo. Os SGC permitem às organizações administrar melhor seus processos, a fim de capturar e aplicar conhecimentos e expertise1. 1Expertise: competência ou qualidade de especialista, perícia, avaliação ou comprovação realizada por um especialista em determinado assunto

65 MÓDULO INTRANETS E EXTRANETS São na verdade, mais plataformas tecnológicas do que aplicativos específicos, mas merecem citação aqui como uma das ferramentas que as empresas usam para aumentar a integração e acelerar o fluxo de informações dentro da própria empresa, ou com seus clientes e fornecedores. São redes construídas com as mesmas ferramentas e padrões de comunicação da Internet.

66 E-Business, E-commerce e E-Government
MÓDULO E-Business, E-commerce e E-Government O conceito de negócios eletrônicos ou e-business, refere-se ao uso de tecnologia digital e da Internet para executar os principais processos de negócios em uma empresa. Inclui o comércio eletrônico e as relações com o governo.

67 Conectando o Ambiente Empresarial
MÓDULO Conectando o Ambiente Empresarial CRM ERP VERTICAIS Automação Comercial Comércio Exterior Manutenção de Ativos Automotivos ERM Administrativos Manufatura Distribuição R.H. Gestão Qualidade FIELD – SERVICE, área de distribuição CALL CENTER Telemarketing Televendas SALES FORCE AUTOMATION BI – Business Intelligence Torre de Controle EIS INTERNET e-Business Market Place-lugar de mercado

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69 Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas
MÓDULO Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas Liderança em custos; Diferenciação de produto; Foco em nicho de mercado; Intimidade com o cliente ou fornecedor.

70 Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas
MÓDULO Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas Liderança em custos; Diferenciação de produto; Foco em nicho de mercado; Intimidade com o cliente ou fornecedor. Usar os S.I. para alcançar os mais baixos custos operacionais e os menores preços; aumentar a qualidade; sistema de reposição contínua que envia pedidos diretamente ao fornecedor assim que os consumidores passam pelo checkout. Sistema de resposta eficiente aos clientes: Liga o comportamento do consumidor às cadeias de distribuição, produção e suprimento.

71 Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas
MÓDULO Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas Liderança em custos; Computador Central do varejista Loja 1 Loja 2 Loja n Computador Central do Fornecedor Exemplo: Wal-Mart

72 Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas
MÓDULO Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas Liderança em custos; Computador Central do Fornecedor A Loja 1 Loja 2 Computador Central do Fornecedor B Loja n Computador Central do Fornecedor C Exemplo: Wal-Mart

73 Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas
MÓDULO Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas Liderança em custos; Diferenciação de produto; Foco em nicho de mercado; Intimidade com o cliente ou fornecedor. Customização em massa – fabricantes e varejistas estão começando a usar S.I. para criar serviços e produtos que se ajustem a especificações precisas de clientes individuais; Estratégia competitiva; Criar fidelidade de marca pelo desenvolvimento de produtos ou serviços novos e exclusivos; Produtos e serviços não são facilmente duplicados pelos concorrentes. Google Maps; iPod da Apple; Computadores personalizados da Dell; sistema eletrônico de pagamentos.

74 Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas
MÓDULO Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas Liderança em custos; Diferenciação de produto; Foco em nicho de mercado; Intimidade com o cliente ou fornecedor. Estratégia competitiva; Permite o desenvolvimento de novos nichos de mercado para produtos ou serviços especializados com o uso das informações obtidas pelos S.I., que permitem técnicas de marketing e vendas afinadas às preferências dos clientes; Ajuda as empresas a competir melhor que os concorrentes nos mercados-alvo; Marketing um-a-um, com a criação de mensagens pessoais baseadas em preferências individuais (CRM).

75 Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas
MÓDULO Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas Liderança em custos; Diferenciação de produto; Foco em nicho de mercado; Intimidade com o cliente ou fornecedor. Usar S.I. para estreitar os laços com fornecedores e aumentar a proximidades com os clientes. Fabricantes permitem acesso dos fornecedores aos seu plano de produção, permitindo que eles programem as entregas. No lado do cliente, os S.I. rastreiam as preferências dos clientes permitindo a sugestão de produtos conquistando lealdade.

76 O Impacto da Internet na vantagem competitiva
MÓDULO O Impacto da Internet na vantagem competitiva A Internet praticamente destruiu alguns setores, enquanto impôs severas ameaças a outros tantos. Por outro lado, criou mercados inteiramente novos e formou a base para milhares de negócios. A primeira onda do e-commerce transformou o mundo dos negócios de livros, música e viagens aéreas.

77 O Impacto da Internet na vantagem competitiva
MÓDULO O Impacto da Internet na vantagem competitiva Na segunda onda, oito setores estão enfrentando um cenário similar de transformação: Telefonia; Filmes; Televisão; Joalheria; Imóveis; Hotéis Pagamento de contas; Softwares.

78 O Impacto da Internet na vantagem competitiva
MÓDULO O Impacto da Internet na vantagem competitiva A oferta de e-commerce está crescendo. Setor de enciclopédias impressas, praticamente foi dizimado pela disponibilidade de substitutos na Internet. Novos produtos e serviços (iTunes, Google, Americanas, Amazon) “Com a Internet em jogo, as forças competitivas tradicionais ainda estão funcionando, mas a rivalidade se tornou muito mais intensa” (Porter, 2001)

79 Concorrência em escala global
MÓDULO Concorrência em escala global Hoje, e cada vez mais no futuro, o sucesso de uma empresa dependerá de sua habilidade em tirar proveito das oportunidades estratégicas nos mercados internacionais. iPod: projetado na Califórnia, montado na Ásia com peças fabricadas lá, salvo o processador central. Tênis: projetados na Califórnia, costurados em Hong Kong, ou Guatemala, com materiais chineses ou indianos. SAC: provavelmente você será atendido por um representante localizado na Índia.

80 A Internet e a globalização
MÓDULO A Internet e a globalização Até a década de 1990, a concorrência em escala global era dominada por multinacionais gigantescas, como G E, G M, Toyota e IBM, pois podiam bancar vultosos investimentos em fábricas, armazéns e centros de distribuição em outros países. Com a Internet, como um sistema de comunicação internacional completo, reduziu drasticamente os custos para quem quer operar em escala global, ampliando as possibilidades para as grandes e criando oportunidades para as pequenas e médias.

81 Como os S.I. melhoram a qualidade
MÓDULO Como os S.I. melhoram a qualidade Simplificação do produto: quanto menos etapas no processo, menos tempo e oportunidade para ocorrerem erros; Solicitação de clientes: Melhorar o serviço de atendimento ao cliente e fazer desse serviço prioridade; Redução de tempo de ciclo: reduzir o tempo transcorrido desde o início até o fim de um processo;

82 MÓDULO Evolução do Hardware Ábaco. Régua de cálculo.

83 Máquina Diferencial de Babbage (1822)
MÓDULO Evolução do Hardware Máquina Diferencial de Babbage (1822) Olivetti Suma Prima 20 (1940)

84 Calculadoras Elétricas Calculadoras Eletrônicas
MÓDULO Evolução do Hardware Calculadoras Elétricas Olivetti Divisumma 24: 1 milhão de máquinas (1956 a 1967) Calculadoras Eletrônicas

85 MÓDULO Evolução do Hardware TypeWriter

86 Evolução do Hardware Olivetti Audit 5
MÓDULO Evolução do Hardware Olivetti Audit 5 Gendata – Brasileira, montada a partir de uma máquina de escrever Olivetti Tekne 3 Olivetti Audit 413

87 Computadores Corporativos
MÓDULO Evolução do Hardware Computadores Corporativos Em 1890, Hermann Hollerith, idealizou uma máquina baseada em cartões perfurados. Essa máquina era um tabulador, um contador de informações com capacidade para executar algumas operações aritméticas simples.

88 Computadores Corporativos
MÓDULO Evolução do Hardware Computadores Corporativos Cientistas norte-americanos projetaram, com financiamento do exército, o Computador Integrador Numérico Eletrônico (Electronic Numerical Integrator And Computer – ENIAC), o primeiro computador eletrônico. O Exercito necessitava urgentemente de novas tabelas de tiro que resolvessem problemas de pontaria dos seus canhões. O ENIAC começou a ser construído por uma equipe de cientistas da Moore School (Universidade de Pensilvânia). Tinha aproximadamente, válvulas de diferentes tipos, ocupava três salas e pesava 30 toneladas.

89 Computadores Corporativos
MÓDULO Evolução do Hardware Computadores Corporativos ENIAC

90 Computadores Corporativos
MÓDULO Evolução do Hardware Computadores Corporativos ENIAC

91 Computadores Corporativos Computadores Pessoais
MÓDULO Evolução do Hardware Computadores Corporativos Computadores Pessoais IBM 1401 (1954) IBM PC (1981)

92 Evolução do Hardware IBM Thinkpad T40
MÓDULO Evolução do Hardware IBM Thinkpad T40 Teclados Virtuais

93 Holo Touch - Holographic Technology
MÓDULO Evolução do Hardware Holo Touch - Holographic Technology

94 MÓDULO Evolução do Hardware The Braille Voyager 70 is perfectly tuned to a standard keyboard. Fonte:

95 MÓDULO Evolução do Hardware Palm com teclado chord (atingem velocidades maiores, permitindo que várias teclas sejam pressionadas simultaneamente, representando vários caracteres ou uma palavra. Geralmente utilizados para registro de depoimentos em julgamentos nos tribunais).

96 Evolução do Hardware Lightpen ByteLux Lightpen Estilete ou pen
MÓDULO Evolução do Hardware Lightpen ByteLux Lightpen Estilete ou pen

97 MÓDULO Evolução do Hardware Realidade Virtual

98 Evolução do Hardware Estações de trabalho de múltiplas telas
MÓDULO Evolução do Hardware Estações de trabalho de múltiplas telas Trapezia:

99 MÓDULO Evolução do Hardware Interactive Imaging Systems

100 MÓDULO Evolução do Hardware Telas Flexíveis:

101 MÓDULO Evolução do Hardware Projetor 3D:

102 Componentes da infra-estrutura
MÓDULO Componentes da infra-estrutura Hardware Software Gerencia-mento de dados Serviços Redes

103 Componentes da infra-estrutura
MÓDULO Componentes da infra-estrutura HARDWARE Consiste na tecnologia para o processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Inclui: Maiframes; Servidores; Computadores de Médio porte; Computadores pessoais; Laptops; PDA’s (Personal digital assistants); Dispositivos moveis; Software Hardware Gerencia-mento de dados Redes Serviços

104 Componentes da infra-estrutura
MÓDULO Componentes da infra-estrutura SOFTWARE Software de Sistemas: administram os recursos e atividades do computador; Softwares Aplicativos: ‘aplicam’ o computador a uma tarefa específica solicitada pelo usuário final, como o processamento de um pedido ou a geração de listas de mala direta. Software Hardware Gerencia-mento de dados Redes Serviços Atualmente os softwares não são mais programados pelo cliente, e sim adquiridos de fornecedores externos.

105 Componentes da infra-estrutura GERENCIAMENTO DE DADOS
MÓDULO Componentes da infra-estrutura GERENCIAMENTO DE DADOS Além da mídia física para armazenar dados, as empresas precisam de softwares especializados para organizar esses dados e disponibilizá-los aos usuários. Um software de gerenciamento de dados organiza, gerencia e processa dados organizacionais relativos a estoques, clientes e fornecedores. Software Hardware Gerencia-mento de dados Redes Serviços

106 Componentes da infra-estrutura
MÓDULO Componentes da infra-estrutura REDES A tecnologia de redes e telecomunicações proporciona conectividade de dados, voz e vídeo a funcionários, clientes e fornecedores. Software Hardware Gerencia-mento de dados Redes Serviços Isso inclui tecnologia para operar as redes internas da empresa, serviços prestados por companhias telefônicas ou de telecomunicações, e tecnologia para operar sites e conectar-se com outros sistemas computacionais por meio da Internet.

107 Componentes da infra-estrutura SERVIÇOS de TECNOLOGIA
MÓDULO Componentes da infra-estrutura SERVIÇOS de TECNOLOGIA As empresas precisam de pessoas para operar e gerenciar os outros componentes da infra-estrutura de TI (hardware, software, redes e dados) e também para treinar os colaboradores a usar essas tecnologias em suas atividades diárias. Atualmente, muitas organizações recorrem às consultorias externas de tecnologia. Software Hardware Gerencia-mento de dados Redes Serviços

108 Componentes da infra-estrutura SERVIÇOS de TECNOLOGIA
MÓDULO Componentes da infra-estrutura SERVIÇOS de TECNOLOGIA Integração de Sistemas: é garantir que a nova infra-estrutura seja compatível com os antigos sistemas, chamados de legados (sistemas antigos, geralmente criados para mainframes e que continuam a ser utilizados devido ao alto custo de substituí-los ou projetá-los) e garantir que sejam compatíveis entre si. Software Hardware Gerencia-mento de dados Redes Serviços

109 Tecnologia de armazenamento, entrada e saída
MÓDULO Tecnologia de armazenamento, entrada e saída Armazenamento secundário

110 Tecnologia de armazenamento, entrada e saída
MÓDULO Tecnologia de armazenamento, entrada e saída Armazenamento secundário Discs: para imensas necessidades de armazenamento. Formam pacotes que reúnem mais de uma centena de discos, controlados por um chip e software.

111 Tecnologia de armazenamento, entrada e saída
MÓDULO Tecnologia de armazenamento, entrada e saída Armazenamento secundário SAN – Storage Area Networks – Redes de área de armazenamento: Redes de armazenamento de dados, que conectam inúmeros dispositivos de armazenamento de alta velocidade, em um grupo central de armazenamento que pode ser rapidamente acessado e compartilhado por múltiplos servidores.

112 MÓDULO Software Os softwares podem constituir 75% ou mais do custo de um sistema (avanços na tecnologia, complexidade e mão de obra). Dois tipos de softwares: Softwares de Sistemas: Programas generalizados que gerenciam os recursos do computador. Softwares Aplicativos: Programas escritos para desempenhar funções especificadas pelos usuários finais.

113 MÓDULO Software Os principais tipos de softwares


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