A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO:"— Transcrição da apresentação:

1 AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO:
O USO DO FACEBOOK NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SESI EM SANTA CATARINA

2 OBJETIVO Apresentar o Facebook como um recurso tecnológico/pedagógico ao processo de ensino e aprendizagem na modalidade de Educação de Jovens e Adultos -  EJA.  

3 O campo educacional, no mundo contemporâneo, tem vivenciado um turbilhão de novas experiências, que vão da inovação curricular às ferramentas para o ensino e aprendizagem de docentes e discentes. Entre as novas experiências, destaca-se a inserção das redes socais no universo da escola, onde seus usos, apropriações, representações e significados produzem efeitos sobre comportamentos, culturas, práticas, políticas, valores de que as utiliza.

4 CONTEXTO A Rede Social Facebook vem potencializando informações e conhecimentos, disseminados nos processos de escolarização, de forma dinâmica e diversificada, através dos inúmeros recursos disponibilizados nessa plataforma de comunicação. 

5 De acordo com MATTAR (2013) o Facebook configura um canal de comunicação mais aberto, o que resulta em ambientes de aprendizagens mais ricos e com um maior envolvimento dos alunos nos processos de escolarização.

6 CENÁRIO DE USO O SESI em Santa Catarina oferta ao trabalhadores da indústria desde 1999 o Programa de Educação de Jovens e Adultos. Em 2011, o Programa passou por uma reestruturação e implantou a metodologia EaD com interatividade virtual. Atualmente o Programa de EJA EaD atende nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio cerca de alunos. 30 polos de atendimento 395 indústrias de SC.

7 ModalidCENÁRIO DE USO ade –
Modelo de Educação a Distância SESI – Educação de Jovens e Adultos: “blended learning” (híbrido, com momentos presenciais e a distância) Encontros presenciais físicos (25%): 02 vezes na semana, obrigatórios ao longo de cada disciplina. Encontros a distância (75%): planejados pelo professor com antecedência.

8 Estrutura do Curso

9 A inserção da rede social no SESI EJA
No início de 2013, o SESI SC lançou a campanha para mobilização de novos alunos para o Programa de EJA sob o slogan “O conhecimento move sua vida?” Esta campanha teve como premissa provocar o trabalhador da indústria catarinense, no sentido de que o mesmo pudesse mensurar a necessidade de apropriar-se de novos conhecimentos por meio dos processos formais de escolarização. Processos estes, atrelados à vivência do aluno, uma vez que o SESI trabalha com a mediação da aprendizagem no sentido de oportunizar ao aluno/trabalhador a aquisição de aprendizagens significativas.

10

11 A inserção da rede social no SESI EJA
Hoje se aprende dentro e fora da escola e das mais variadas formas. Aprendizagem ao longo da vida. Desafio de construir sociedades de aprendizagem. Como estratégia para ampliar as oportunidades de aprendizagem aos alunos da EJA, no início de 2013, a Coordenadoria de Educação do Programa de EJA do SESI/SC, realizou uma pesquisa, envolvendo alunos de todas as unidades escolares, com o objetivo de verificar a rede social mais utilizada.

12 A inserção da rede social na EJA
O Facebook destacou-se no cenário da pesquisa cobrindo cerca de 73% da preferência entre os alunos.

13 O CONHECIMENTO MOVE SUA VIDA
Em 2013, o Programa de EJA do SESI, em Santa Catarina, criou, nesta rede social, o Grupo O Conhecimento move sua vida com o objetivo de disseminar, ampliar e dar visibilidade as práticas educativas, compartilhar experiências e possíveis resultados de aprendizagem dos alunos matriculados no Programa.   

14

15 Recurso de aproximação entre sujeitos
Cumplicidade entre professores e alunos Popularização dos conhecimentos Reconhecimento das ações educativas Aprendizado dinâmico Explora as potencialidades de cada indivíduo

16 O grupo O Conhecimento move a sua vida é um grupo aberto e, iniciou com a adesão de alguns professores e alunos. Atualmente o grupo conta com membros.

17 METODOLOGIA A análise das publicações realizadas por professores e alunos da EJA, bem como os diferentes usos dessa rede social, seguiu a abordagem da pesquisa qualitativa; o processo de Coleta de dados se deu por meio da observação participante e objetivou identificar as diferentes formas de uso dessa rede pelos sujeitos que vivenciam a EJA.  

18 Socialização de práticas
OS DIFERENTES USOS Socialização de práticas

19 Vivências

20 Situações de Aprendizagem

21 COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS DE APRENDIZAGEM

22 CONSIDERAÇÕES Ao inserir a rede social Facebook no universo da EJA, o SESI/SC, para além de dar visibilidade ao Programa, criou condições para que as práticas de ensino e aprendizagem, desenvolvidas nos diferentes locais do estado, possam ser curtidas, compartilhadas e comentadas por diferentes públicos.

23 CONSIDERAÇÕES O Facebook configura um recurso significativo ao processo de ensino e aprendizagem bem como um disseminador de práticas e experiências educativas que tem contribuído para colocar o Brasil no circuito internacional das aprendizagens em EaD. A experiência do SESI/SC configura um exemplo a essa proposição. 

24 Referências COUTINHO, L. M; QUARTIERO, E. M. Cultura, mídias e identidades na Pós-modernidade. Perspectiva: Florianópolis, v. 27, n. 1, jan./jun. 2009, p KIRKPATRICK, D. O efeito Facebook: Os Bastidores da História da Empresa Que Conecta o Mundo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011. MATTAR, J. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato educacional, 2013. SÉRIE SESI/UNESCO. Educação do Trabalhador. Conferência internacional sobre a educação de adultos: Hamburgo/Alemanha: Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília: SESI/UNESCO, 1999. SILVA, S. da. Redes Sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart. n. 5, Agosto de IFSP – Campus Sertãozinho. Disponível em < Acesso em 16/01/2014. VIVES, F. O medo de olhar para frente. Atualidades em sala de aula: Cartas na escola. N. 56, maio de 2011 – p

25 OBRIGADA! Rosani Aparecida Dias Favretto SESI/SC
Tania Cordova


Carregar ppt "AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google