A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância II Profª Zeila Miranda Ferreira Didática dos Meios II Profª Juliene Vasconcelos União Educacional Minas Gerais Ltda.

2 O ambiente virtual escolhido para a oferta do curso foi o Teleduc, por já ser uma plataforma utilizada pela Uniminas. Este espaço é livre, de fácil acesso, uma ferramenta adequada e adaptada para oferecer cursos à distância. É utilizado também como suporte no processo de ensino-aprendizagem no curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional.

3 O TelEduc é um ambiente de suporte para o ensino-aprendizagem a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet. É um ambiente criado para interações e participações dos aprendizes a partir das ferramentas idealizadas e projetadas para isso, existentes no mesmo.

4 O TelEduc é um ambiente em constante desenvolvimento pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED), sob orientação da Profa. Dra. Heloísa Vieira da Rocha do Instituto de Computação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a partir de uma metodologia de formação de professores construída com base na análise das várias experiências presenciais realizadas pelos profissionais do núcleo.

5 Esta ferramenta é utilizada por mais de 3 mil instituições brasileiras e em países como a França, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Chile e Argentina. Algumas das empresas são:  UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais;  FPU – Faculdade Politécnica de Uberlândia;  Centro de Computação da UNICAMP;  INFRAERO;  UNISO - Universidade de Sorocaba;

6  UPF - Universidade de Passo Fundo;  UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia;  FAZU – Faculdade Associadas de Uberaba;  FACEB – Faculdade Cenecista de Brasília;  Casa de Cultura Mário Quintana;  LIDEC - Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária;  CEFET – Centro Federal Tecnológico de Pernambuco;  Associação Catarinense de Ensino;  ABRACEM – Associação Brasileira de Consultores Empresariais;  CAP – Centro de Aperfeiçoamento em Português;  Faculdade de Talentos Humanos;  entre outro.

7 Estrutura do Ambiente Dinâmica do curso Agenda Disponibiliza informações sobre o Teleduc. Contém informações sobre o desenvolvimento do curso, a metodologia e avaliações a serem aplicadas, a organização em geral do curso. Página de entrada do curso, comunicações, avisos, programação e recomendações dos formadores para os aprendizes.

8 Avaliações Material de apoio Atividades Perguntas Freqüentes Leituras Relação de avaliações que estão em andamento. Descrição das atividades que serão desenvolvidas. Informações úteis e relacionadas ao tema trabalhado que subsidiam atividades realizadas. Sugestões de leituras de texto como artigos, sites, revistas, jornais, etc, que sejam relacionados à temática estudada, para melhor aprofundamento dos estudos. Relação de perguntas mais freqüentes sobre o curso em andamento, com as respectivas respostas para contribuir ao aprendiz o melhor entendimento do processo.

9 Exercícios Parada Obrigatória Enquetes Fórum de discussão Mural Disponibiliza exercícios periodicamente para avaliar o aluno. Ferramenta para criação de enquetes. Oferece materiais para auxiliar nas discussões e propor reflexões com base no tema exposto. Espaço destinado para os participantes disponibilizarem materiais e informações relevantes e que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do curso. Ferramenta que permite a interação entre alunos e professor sobre tópicos em discussão em certo momento do curso, acompanhado e mediado pelo tutor estruturalmente.

10 Bate-papo Grupos Correio Diário de Bordo Perfil Permite uma conversa em tempo-real entre os alunos do curso e os formadores. Os horários de bate-papo com a presença dos formadores são, geralmente, informados na " Agenda". Sistema de correio eletrônico interno ao ambiente. Assim, todos os participantes de um curso podem enviar e receber mensagens através deste correio. Permite a criação de grupos de pessoas para facilitar a distribuição e/ou desenvolvimento de tarefas. Espaço reservado para que cada participante do curso possa se apresentar aos demais informalmente, descrevendo suas características e dados pessoais, para que se "conheçam a distância“, favorecendo a escolha de parceiros para desenvolver atividades em grupo no curso. Espaço reservado para que cada possa registrar suas experiências ao longo do curso: sucessos, dificuldades, dúvidas, anseios; visando proporcionar meios que desencadeiem um processo reflexivo a respeito do seu processo de aprendizagem.

11 Portfólio Intermap Acessos Sair Configurar Ferramenta para que os aprendizes possam armazenar textos e arquivos utilizados e/ou desenvolvidos durante o curso. Esses dados podem ser particulares ou compartilhados com todos e pode ser comentado, se desejado. Permite acompanhar a freqüência de acesso dos usuários ao curso e às suas ferramentas. Permite aos formadores visualizar a interação dos participantes do curso nas ferramentas Correio, Fóruns de Discussão e Bate-Papo, facilitando o acompanhamento do curso. Permite alterar configurações pessoais no ambiente tais como: senha, idioma e notificação de novidades. Link que possibilita deslogar do ambiente virtual.

12


Carregar ppt "Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google