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Sejam bem vindos !!!.

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Apresentação em tema: "Sejam bem vindos !!!."— Transcrição da apresentação:

1 Sejam bem vindos !!!

2 Diário de Bordo Aluna: Rosana Guedes Curso: Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Turma: 3° G1

3 Vivências Música marcante Fato significativo Introdução
Considerações finais

4 Introdução Com o apoio das professoras: Gilca Vilarinho (Informática aplicada à educação I ) e Ana Carolina (Estudos independentes III) que realizo mais um Diário de Bordo, um trabalho que demonstra o lado emocional, as sensações e vivências realizadas no curso. Na minha opinião o Diário de Bordo não pode ser considerado como um simples trabalho curricular, mas sim um espaço onde guardaremos nossas lembranças dessa fase tão importante de nossas vidas.

5 Vivências A casa e a lista Guia e o cego Remédio para o coração
A boneca Keka A bala

6 Considerações pessoais
O guia e o cego Descrição Metodologia Considerações pessoais

7 Descrição Numero de participantes: de 25 a 30 pessoas.
Duração: 1 hora e 15 minutos Objetivos: exercitar a autoconfiança no outro, liderança, equilíbrio emocional, ajuda mútua e quebra de paradigmas. Facilitadores: Ana Paula, Neuton e Cristina

8 Metodologia Aquecimento: foi informado aos participantes o tema a ser trabalhado. Pediu para que se fizesse grupos de 4 pessoas, onde foram distribuídos para cada grupo uma peteca, cada grupo jogou com sua peteca por um determinado tempo, depois foi tirado as petecas uma por uma até que restou apenas uma, assim os grupos se juntaram formando um círculo que não poderia deixar a peteca cair. Ação: formou-se duas fileiras onde os participantes ficaram lado a lado e de frente uns para os outros. Distribuíram as vendas para os participantes de uma das fileiras, estes foram os cegos eles não poderiam ver e os outros foram os guias e não poderiam falar. Cada guia proporcionou ao seu cego um passei pela sala. Depois os guias foram trocados sem que os cegos percebessem. Trocaram de papéis, os cegos foram guias e vice-versa, após um tempo foi distribuído vendas para todos, ninguém podia vê nem falar, todos passearam pela sala com seus respectivos pares. Socialização: os participantes sentaram no chão sem tirar a máscara e falaram sobre a experiência, discutiram sobre o que foi mais fácil: ser guia ou cego? Processamento: foi pedido para que tirassem as vendas, apresentaram um slide sobre autoconfiança, liderança, equilíbrio e ajuda mútua. Avaliação: pediram para que cada participante fizesse uma avaliação utilizando trecho de uma música, a que mais estivesse de acordo com a vivência.

9 Considerações pessoais
Durante o aquecimento percebi como fica mais fácil quando trabalhamos juntos, no momento em que estávamos com várias petecas as dificuldades foram maiores, mas assim que nos juntamos em um único circulo com apenas uma peteca tudo se tornou divertido. No momento da dinâmica do Guia e o Cego no primeiro momento eu fui guia da minha amiga Ana Carolina, me dediquei ao máximo para que ela não se esbarrasse em nenhum obstáculo e viesse a se machucar. No segundo momento quando fui o cego percebi que ela teve o mesmo cuidado comigo, mas quando as duas estavam de olhos vendados percebi como é importante um guia em nossas vidas. Muitas vezes maltratamos e não damos o devido valor nas pessoas que estão ao nosso redor como pais , educadores e amigos, eles são nossos guias, pois mesmo possuindo a visão muitas coisas não conseguimos enxergar e para isso eles nos abrem os olhos. Na avaliação escolhi o trecho de uma música que gosto muito e que tem demonstra muito o que senti durante a vivência: “Quando o sol bater na janela do meu quarto, lembra e vê que o caminho é um só”.

10 Considerações pessoais
A casa e a lista Descrição Metodologia Considerações pessoais

11 Descrição Número de participantes: grupos de qualquer tamanho
Duração: 50 minutos Objetivos: Proporcionar a auto-avaliação de valores, história de vida pessoal, “rever-se” ou projetar-se em objetos ou ambientes, rememorando situações, refletir sobre a forma de tratamento com pessoas queridas com as quais convivemos. Facilitadores: Ana Claúdia, Débora e Fernanda

12 Metodologia Aquecimento: utilizaram uma música que lembrou a infância com objetivo de descontração e logo após foi feito um relaxamento com a música “A casa”, sugeriram que os participantes sentassem no chão. O facilitador contextualizou, dizendo que cada pessoa visualizasse mentalmente, a sua casa e se identificasse com algum objeto dessa casa. E fez com que refletissem o que significa voltar para a casa, como é o lar de cada um. Ação: cada pessoa com uma folha de papel em branco, traçou uma linha vertical, ao longo da folha, na metade esquerda, pediram que as pessoas relacionem todos os nomes das pessoas que de alguma forma fazem parte do seu circulo de relacionamento. Na outra metade, traçou uma linha horizontal dividindo-a ao meio. Inverteram a folha, de modo de que ela fique de forma horizontal, com isso foi possível perceber duas divisórias – esquerda e direita. Na divisória esquerda, “sugeriram que cada participante, e escrevesse até sete nomes da lista inicial seguindo uma ordem de importância. Na divisória direita, ditaram para que escrevessem as seguintes palavras: dialogando, empurrando, dando o melhor de mim, com grosseria, com afeto, com indiferença. Orientaram para que as pessoas fizessem o antigo exercício de unir as palavras de cada coluna entre si, respondendo a pergunta “Como eu trato essas pessoas?” Socialização: sugeriram, que essas respostas fossem mostradas as respectivas pessoas. O que elas dirão? Vão concordar? Processamento: mostraram uma mensagem em PowerPoint “A partir do próximo amanhecer” no data show com fundo musical para reflexão. Avaliação: cada um disse o nome de um objeto da casa que mais se identifica e porque ele é tão importante e no que se relaciona com a vivência.

13 Considerações pessoais
Avalio está vivência como um momento muito importante de reflexão quanto as pessoas que convivemos e quanto a nossa história de vida. Foi possível relembrar momentos da minha infância como a casa que morei quando criança o pé de laranja que tinha no quintal onde eu brincava de boneca com minhas primas, recordei também de momentos inesquecíveis nessa casa, como quando minha avó que já faleceu me dava banho de mangueira na garagem. Foi um momento de tranqüilidade. Está vivência me fez ver como divido o grau de importância das pessoas que eu convivo, gostei muito de tudo que fizemos.

14 Considerações pessoais
Remédio para o coração Descrição Metodologia Considerações pessoais

15 Descrição Número de participantes: 20 a 30 pessoas
Duração: 1 hora e 15 minutos Objetivos: aprofundar relacionamentos, possibilitar a auto-ajuda e a motivação. Facilitadores: Aline, Micheli e Zélia

16 Metodologia Aquecimento: foi feito um alongamento, flexibilidade e relaxamento. Esses exercícios que promoveram a integração entre os colegas da sala e o fortalecimento das relações humanas. Ação: prepararam as frases antecipadamente e colocaram dentro dos vidros de remédio (simbólicos de feito de cartolina) e formaram um círculo com cadeiras. Disseram aos participantes que foi lançado no mercado, um remédio milagroso, e que ao tomá-lo, nunca mais se sentiriam doentes. Distribuíram os vidros simbólicos aos participantes e solicitaram que não tomassem ainda. Sugeriram que cada pessoa abrisse o seu remédio e lesse a mensagem nela contida. Cada um deveria dar a sua mensagem a um componente do grupo e falassem o motivo que levaram a entregá-lo ao outro. As pessoas que já receberam as mensagens podiam receber novamente dos demais. Socialização: pediram para que os participantes comentassem a técnica vivenciada. Qual a sensação de ter recebido a mensagem do outro? Qual a sensação de não ter recebido a mensagem? Outra pessoa precisava mais da mensagem no momento do que você? Processamento: apresentaram slides sobre relacionamentos, auto- ajuda, companheirismo e motivação. Avaliação: pediram para que cada um expressasse através de uma palavra ou pequena frase que simbolizasse o remédio que absorveu, com a vivência. Para a cura do seu problema.

17 Considerações pessoais
Nessa vivência eu me senti grandiosa, pois tive a oportunidade de levar algumas palavras que espero que tenham ajudado uma grande amiga a chegar a cura ou pelo menos perto. Quando recebi o remédio milagroso e li a mensagem que estava dentro dele lembrei na hora da Débora, pois o que estava escrito refletia o que ela estava passando. Não recebi nenhum medicamento, mas a oportunidade de levar uma palavra amiga para alguém especial me deixou engrandecida. Foi muito interessante e criativo, houve uma grande integração de todo o grupo.

18 Considerações pessoais
A boneca Keka Descrição Metodologia Considerações pessoais

19 Descrição Número de participantes: 10 a 30 pessoas Duração: 50 minutos
Objetivos: verificar a integração, colaboração, criatividade e liderança no trabalho em grupo. Facilitadores: Juliana e Emiliana

20 Metodologia Aquecimento: A dança dos bichos este jogo permitiu que os participantes, através de em estímulo visual, se expressassem corporalmente. Ação: iniciou-se dizendo que as pessoas ali presentes faziam parte de um departamento de produção de uma empresa fabricante de brinquedos e o objetivo deles era desenvolver uma boneca para atender ao pedido de um cliente muito exigente e que a entrega desta boneca deveria ser feita no prazo de 20 minutos. A turma foi dividida em dois grupos e para cada um dos grupos foi entregue um envelope contendo a parte da boneca que deveria ser feita pelos mesmos, deixando a disposição dos participantes todo o material que seria utilizado durante a ação. Após os 20 min.,os dois grupos são chamados a frente para expor a parte da boneca que foi feito e unir as duas partes. Socialização: pediram para que os participantes comentassem a técnica vivenciada. Qual o papel desempenhado por cada integrante do grupo? Houve algum participante que se destacou como líder? Houve uma interação entre os dois grupos para a construção de uma boneca harmoniosa? Processamento: apresentaram slides sobre relacionamentos, auto- ajuda, companheirismo e motivação. Avaliação: avaliaram individualmente o que os integrantes sentiram ao realizar a tarefa proposta.  

21 Considerações pessoais
O aquecimento que os facilitadores trouxeram nos fizeram suar e dar boas gargalhadas, foi divertido e realmente um AQUECIMENTO. Durante a fabricação da boneca podemos trabalhar nossa criatividade e a rapidez, em poucos minutos em uma atividade de grupo fabricamos uma linda boneca, percebemos assim a liderança em muitos participantes e a dedicação de todos, houve uma grande interação e fizemos um lindo trabalho. No final os facilitadores mostraram uma mensagem emocionante que nos fez perceber a importância da união de equipes.

22 Considerações pessoais
A bala Descrição Metodologia Considerações pessoais

23 Descrição Número de participantes: 25 a 30 pessoas Duração: 45 minutos
Objetivos: despertar a importância do outro, a solidariedade, perceber o individualismo que existe dentro de cada um e descobrir soluções em conjunto. Facilitadores: Ana Paula, Cristina e Neuton

24 Metodologia Aquecimento: Queda livre entregaram a cada participante um papel com o nome de um animal, sem que um veja o papel do outro. Em seguida todos ficaram em circulo de mãos dadas. Quando o animal foi chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, se agacharam tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros tentaram impedir que ele se abaixe. Porém todos os animais eram iguais, e quando o coordenador chamava o nome do animal todos caiam de no chão. Ação: Quebra-cabeça formaram dois grupos na sala e disponibilizaram para cada um quebra-cabeças, cada grupo teve um determinado tempo para montar. O grupo que terminou primeiro foi o vencedor. Colocaram o grupo novamente em circulo. Assim pediram para que colocassem as mãos para trás. As mãos foram amarradas pelos auxiliares com as fitas. Todos foram amarrados e colocaram nas mãos amarradas uma bala, onde tiveram que cumprir uma tarefa, com o seguinte comando: "descasquem as balas e chupem". Tiveram que fazer isso sem desamarrar às mãos. Socialização: fizeram as seguintes perguntas: Como se sentiram? O que o grupo observou? Poderia ter sido diferente? Por que agiram assim? Isso tem alguma coisa com o nosso dia a dia? Processamento: entregaram uma história para reflexão “a historia das quatro pessoas”. Avaliação: colocaram uma cartolina no quadro, onde cada integrante do grupo respondeu a seguinte pergunta: "Qual a relevância em uma palavra do seu comportamento em relação ao grupo?“ Cada um colocou a sua palavra na cartolina e essa cartolina foi colocada na sala do grupo.

25 Considerações pessoais
O aquecimento nos proporcionou momentos engraçados, pois estavam todos preparados para puxar o outro e impedir que o colega do lado caísse no chão, mas o que aconteceu foi mais engraçado, pois todos caíram de “bunda”. Na vivência onde tínhamos que descascar a bala com as mãos amarradas percebemos como uma atividade que seria impossível de se realizar sozinhos se tornou divertida e fácil quando possuímos a ajuda de um amigo. Na avaliação podemos perceber que como algumas palavras podem ser capazes de mudar o nosso comportamento dentro de um grupo se colocarmos em prática.

26 Esse dia irá ficar marcado na lembrança de muitos Uberlandenses.
Fato significativo Em um dia normal do mês de outubro na cidade de Uberlândia uma chuva de final de tarde trouxe muitos problemas, vários carros estragados, casas com telhados desabados, arvores caídas, muitas pessoas hospitalizadas e até mesmo mortes. Sai do trabalho no bairro industrial as 17:30, estava chovendo forte mas mesmo assim insisti em vir embora, quando me aproximei do terminal industrial percebi que era impossível o carro conseguir enfrentar tamanha água acumulada. Estacionei e esperei alguns minutos, ao chegar em casa tive a noticia do tamanho do problema que tinha acontecido. Na televisão e no rádio só anunciavam a enchente que estava acontecendo na Rondon Pacheco, essas são algumas fotos que foram tiradas nos pontos mais críticos da avenida. Esse dia irá ficar marcado na lembrança de muitos Uberlandenses.

27 Quem vai dizer o que é impossível
Quem vai dizer o que é impossível? Bem eles esqueceram que este mundo continua girando E a cada novo dia eu posso sentir uma mudança em tudo E enquanto a superfície quebra, reflexos enfraquecem Mas de algum modo eles permanecem os mesmos E à medida que minha mente começa a abrir suas asas, Não há limites para a curiosidade Eu quero virar a coisa toda de cabeça para baixo Eu vou encontrar as coisas que eles dizem que não podem ser encontradas Eu compartilharei este amor que eu encontro com todo mundo Nós cantaremos e dançaremos às canções da mãe natureza Eu não quero que este sentimento vá embora Quem vai dizer que eu não posso fazer tudo Bem eu posso tentar E enquanto eu giro eu começo a descobrir As coisas nem sempre são como parecem Eu quero virar a coisa toda de cabeça para baixo Eu vou encontrar as coisas que eles dizem que não podem ser encontradas Eu compartilharei este amor que eu encontro com todo mundo Nós cantaremos e dançaremos às canções de mãe natureza Este mundo continua girando e não há tempo a desperdiçar Bem tudo continua girando girando em círculos e de ponta cabeça Quem vai dizer o que é impossível e não pode ser encontrado? Eu não quero que este sentimento vá embora Por favor não vá embora É assim que deve ser? Upside down

28 Escolhi essa música pois ela passa uma calma interior, tem um ritmo lento e em um mundo de tanta violência acho desnecessário musicas com batidas fortes, precisamos de tranqüilidade. Sempre que ouço essa canção me da vontade de largar tudo e mudar para praia, viver em uma cabana e dormir em uma rede, comer o que eu plantar e pescar, ser feliz longe da poluição, dos assaltos e seqüestros, sem ter que enfrentar um trânsito tumultuado e agressivo. Mas já que não se pode fazer tudo o que deseja continuo apenas sonhando. A letra de Upside down nos encoraja a enfrentar os obstáculos do mundo de hoje, ela nos questiona, nos da força para tentar mudar o que achamos que está errado, pois afinal de contas quem vai dizer o que é impossível?...

29 Considerações finais O 3° período foi muito complicado, foram vários trabalhos que necessitaram de tempo e paciência para realizá-los, comecei a trabalhar e percebi o tamanho da dificuldade que meus colegas de sala enfrentam desde o começo do curso. Por mais que eu corri e me esforcei o tempo foi pouco, chorei muitas vezes e me desesperei, mas agora estou mais tranqüila e tudo isso me trouxe experiências que me fizeram crescer. Para finalizar meu Diário de Bordo não poderia deixar de agradecer as professoras Gilca e Ana Carolina por tudo que elas me passaram, pela paciência, pela forma de educar com amor, pelo carinho que elas nos trata e por todos os conhecimentos que elas deixaram dentro de nós, conhecimentos esses não só sobre as matérias do curso de pedagógia mas também como pessoa. Obrigada por tudo !!!


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