A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais."— Transcrição da apresentação:

1 BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais

2 Classificação: Quanto ao grau de Umidade:
Higrófitas - adaptam-se aos ambientes úmidos; Xerófitas - adaptam-se aos climas áridos e semiáridos; Hidrófitas - Quando vivem dentro d’água; Tropófitas - adaptam-se aos ambientes alternadamente úmidos e secos; Mesófilas - adaptam-se aos ambientes com regularidade de chuvas; Halófita - adaptam-se aos ambientes salgados.

3 Classificação: Quanto às Folhas:
Caducifólias- quando todas as folhas caem numa estação; Perenifólias - sempre verde, nunca perde todas as suas folhas. Quanto à Forma: Latifoliadas - folhas largas e verdes; Aciculifoliadas - folhas em forma de ponta. Quanto à Formação: Arbórea- árvores de grande porte; Arbustiva- árvores de pequeno e médio porte; Herbácea- vegetação de campos, gramíneas. Quanto à variedades das espécies: Homogênea- predomínio de poucas espécies; Heterogênea- várias espécies numa mesma região.

4 Principais Biomas Os biomas diferem quanto à fisionomia, estrutura, e fatores ambientais relacionados ao clima, como temperatura, quantidade e distribuição das chuvas, solo e altitude.

5 Quais os fatores determinantes para os biomas terrestres?

6

7 Floresta Tropical O bioma denominado floresta tropical, também chamado de floresta pluvial tropical, localiza-se em regiões de clima quente e com alto índice pluviométrico, ou seja, na faixa equatorial da Terra. Há florestas tropicais no norte da América do Sul (Bacia Amazónica), na América Central, na África, na Austrália e na Ásia. l Floresta tropical O bioma denominado floresta tropical, também chamado de floresta pluvial tropical, localiza-se em re­giões de clima quente e com alto índice pluviométrico, ou seja, na faixa equatorial da Terra. Há florestas tropi­cais no norte da América do Sul (Bacia Amazónica), na América Central, na África, na Austrália e na Ásia. A vegetação da floresta tropical é exuberante e com árvores de grande porte, cujas folhas não caem; por isso, as plantas da floresta pluvial tropical são denominadas pere-nifólias (do latim perennis, perpétuo, duradouro). Essas plan­tas têm, em geral, folhas largas e delicadas, denominadas latifoliadas (do latim latus, largo, amplo, e folia, folha). As copas das árvores mais altas formam um "teto" de vegetação, sob o qual existe um "andar" interno, for­mado pelas copas de árvores mais baixas. Pode haver andares gradativamente menores, até chegar aos arbus­tos e às plantas rasteiras. A estratificação resultante dos vários andares de vegetação origina diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade e humidade. Sobre os troncos das árvores, disputando condições melhores de luminosidade, há muitas plantas epífitas, como bromélias e samambaias. Nas florestas tropicais, a reciclagem da matéria or­gânica é muita rápida; folhas que caem e plantas e ani­mais que morrem são rapidamente decompostos, e seus elementos químicos, reciclados. Forma-se no solo uma camada fértil, de cor escura — o húmus —, que resulta da decomposição da matéria orgânica. A derrubada da floresta empobrece rapidamente o solo de nutrientes; sem a cobertura vegetal e a constante reciclagem de ele­mentos químicos, os nutrientes minerais do solo são carreados pelas chuvas, em um processo denominado lixiviação. Na floresta pluvial tropical há grande quantidade de nichos ecológicos, o que permite a existência de fauna rica e variada. Há muitos vertebrados nas árvores, como mamíferos (macacos e esquilos), répteis (serpentes e lagartos) e anfíbios (sapos e pererecas). No solo tam­bém vivem anfíbios, répteis, mamíferos herbívoros (veados, antas etc.) e mamíferos carnívoros (onças, ga-tos-do-mato etc.); há também muitos invertebrados, principalmente insectos (mosquitos, besouros, formigas etc.).

8 FLORESTA EQUATORIAL As elevadas temperaturas, a forte umidade do ar e a abundância de precipitações, explicam o extraordinário desenvolvimento da vegetação. É uma floresta muito densa e as plantas crescem umas por cima das outras existindo entre elas uma grande competição pela luz, pois é-lhes indispensável para a fotossíntese. A vegetação é estratificada, Ou seja há vários estratos ou andares, e em cada um deles determinadas espécies predominam. As árvores têm normalmente cerca de 40 metros de altura, mas podem chegar até aos 50 metros.

9 A vegetação da floresta tropical é exuberante e com árvores de grande porte, cujas folhas não caem; Essas plantas têm, em geral, folhas largas e delicadas, denominadas latifoliadas (do latim latus, largo, amplo, e folia, folha).

10 FLORESTAS TROPICAIS Heterogênea Densa Perenefólia Latifoliada
Higrófita

11 Pradaria Esse bioma é encontrado em regiões com períodos marcados por seca, como certas áreas da América do Norte e da América do Sul Pradaria O bioma denominado pradaria, ou campo, apre­senta vegetação constituída predominantemente por gramíneas. Esse bioma é encontrado em regiões com períodos marcados de seca, como certas áreas da Amé­rica do Norte e da América do Sul. Os pampas gaúchos, que serão vistos adiante, são um tipo de pradaria. A fauna da pradaria é constituída por roedores (pe­quenos mamíferos como hamsters e marmotas) e carní­voros (lobos, coiotes e raposas). Também são abundan­tes os insectos. (Fig )

12 Os pampas gaúchos, são um tipo de pradaria.
O bioma denominado pradaria, ou campo, apresenta vegetação constituída predominantemente por gramíneas. Os pampas gaúchos, são um tipo de pradaria.

13 ESTEPES / PRADARIAS Herbáceas Poucos arbustos Pastagem natural Campos

14 É encontrado na África, na Austrália e nas Américas.
Savana Savana O bioma do tipo savana caracteriza-se por apre­sentar arbustos e árvores de pequeno porte, além de gramíneas. É encontrado na África, na Ásia, na Austrália e nas Américas. Na savana africana, a fauna compõe-se de variados herbívoros de grande porte (antílopes, ze­bras, girafas, elefantes e rinocerontes) e de grandes car­nívoros (leões, leopardos e guepardos). Há diversas es­pécies de pássaros, de gaviões e de aves corredoras, entre elas o avestruz. No Brasil, um tipo de savana é o cerrado, que será estudado mais adiante. (Fig ) É encontrado na África, na Austrália e nas Américas.

15 O bioma do tipo savana caracteriza-se por apresentar arbustos e árvores de pequeno porte, além de gramíneas.

16 SAVANAS (cerrados) Aberta Arbustiva Herbácea Pequenas árvores
Cascas grossas Caducifólia

17 O bioma denominado deserto localiza-se em regiões de pouca humidade
O bioma denominado deserto localiza-se em re­giões de pouca humidade. Sua vegetação, constituída por gramíneas e por pequenos arbustos, é rala e espaçada, ocupando apenas os locais em que a pouca água existen­te pode se acumular (fendas do solo ou debaixo das ro­chas). As maiores regiões desérticas do globo situam-se na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi). á Figura « A foto maior, à direita, mostra um bioma de deserto, cujos habitantes desenvolveram adaptações contra a falta de água. Cactos, como os da foto, têm folhas transformadas em espinhos, uma adaptação contra a perda de água por transpiração. Na foto inferior, um rato-canguru que pode passar a vida toda sem beber água, obtendo-a dos alimentos e de reacções químicas intracelulares como a degradação de gorduras. Além de não possuir glândulas sudoríparas, esses animais só saem da toca à noite, e sua urina é tão concentrada que apresenta consistência pastosa, semi-sólida. A fauna predominante no deserto é composta por animais roedores (ratos-cangurus e marmotas), por rép­teis (serpentes e lagartos) e por insectos. Animais e plan­tas do deserto têm marcantes adaptações à falta de água. Os cactos, por exemplo, têm espinhos em vez de folhas, o que reduz a área da planta que perderia água por transpiração. Muitos animais saem das tocas somente à noite, e outros podem passar a vida inteira sem beber água, extraindo-a do alimento que ingerem. (Fig )

18 Bioma Desértico Climas quentes e secos;
grandes variações de temperatura; Arbustos caducifólios, cactos e suculentas; Os processos de erosão eólica são intensos; As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal.

19 A sua vegetação é constituída por gramíneas e por pequenos arbustos, ocupando apenas os locais em que a pouca água existente pode se acumular (fendas do solo ou debaixo das rochas).

20


Carregar ppt "BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google