A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Fontes Combinando e Escolhendo Fontes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Fontes Combinando e Escolhendo Fontes"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Fontes Combinando e Escolhendo Fontes
Apresentação: Joelma de Oliveira Jeise-Anne C.de Souza

2 Tipologia “Consiste no estudo dos tipos no intuito de fazer a escolha adequada para um determi-nado trabalho, de modo que a palavra ou o texto seja lido sem dificuldades.”

3 Tipos de Fontes

4 Tipos de Fontes Antigo Moderno Com serifa Sem serifa Manuscritos
Decorativos

5 Antigos Criados com base nos traços das letras de escrivães públicos,escritores judeus,letrados e todos que usavam a pena como ferramenta de trabalho.

6 Antigos Variação entre traços finos e grossos que são características da pena; Antigo Variação de traços finos e grossos

7 Antigo Tipos antigos sempre tem serifas.
Também se caracterizam por possuírem serifas triangular que tendem a guiar nossos olhos de uma letra para outra. Passa uma imagem que reflete seriedade,equilíbrio, cultura e longevidade. São consideradas clássicas.

8 utilize esses tipos,pois são mais confortáveis aos olhos.
Se quiser que um leitor não se distraia, utilize esses tipos,pois são mais confortáveis aos olhos. Exemplos: Times Garamound Century

9 Moderno Possuem serifas retangulares. Serifas mais finas e delicadas.
Transição de traços grossos e finos são mais acentuadas. Serifa mais fina.

10 Moderno

11 Moderno São elegantes porém menos poética ;
Devem ser usados com moderação para longos textos , dependendo do tipo escolhido. Dividida em tipos:com serifa e sem serifas.

12 Tipos com serifa Serifa Serifa

13 Tipos sem serifa O desenho do tipo sem serifa é muito uniforme.
A transição de traços grossos e finos praticamente não existe; Nem sempre os tipos sem serifas são elegantes e bonitos, é preciso saber escolher bem; O peso da letra é um só (impacto e solidez);

14 Tipos sem serifa Uma boa solução para usar tipos sem serifa é contrastar os pesos (Bold, Extra Bold, Medium). São indicadas para textos curtos. Exemplos:Arial,Verdana.

15 Tipos sem serifa É muito utilizada em títulos e mídias onde a visualização é a distância.

16 Manuscritos DESASTROSO !!!
Se parecem com tipologias escritas a caneta,penas,pinceis,lápis. Não são bem vindos em textos corridos. Trabalhar com textos em caixa alta é: DESASTROSO !!!

17 Manuscritos Não são bem-vindos para utilização em textos corridos,pois a leitura fica mais difícil e acaba sendo cansativo ler grandes quantidade de texto com esse tipo de fonte,imagine como ficaria um livro inteiro um jornal ou uma revista.

18 Tipologia ligada ao romance!!!
Manuscritos Manuscritas - Monotype Corsiva Manuscritas Palatino Linotype Manuscritas Rage Italic LET Tipologia ligada ao romance!!!

19 Decorativas São os tipos que mais entusiasmam os diretores de arte;
São os tipos mais complicados de usar; Muitas vezes não possuem acentuação ( ç, ã, ó, é,etc.); Um trabalho que poderia ser equilibrado , de bom gosto, é prejudicado pelo tipo espalha- fatoso ou inadequado;

20 DECORATIVOS São tipos fantasiosos, brincalhões, radicais. Por isso tem que ser escolhidos com o maior cuidado possível; São tratados como arte e não como texto, sendo incorporados ao trabalho com a mesma importância que a uma imagem .

21 Tem a vantagem de causar uma forte identidade visual na peça gráfica;

22 Combinando e escolhendo fontes

23 Combinando e escolhendo fontes
Experimente e analise de três a quatro opções de fontes. Use tipologia de fácil legibilidade pois está não prejudicará o trabalho,deixando a leitura mais confortável. Tipos serifados são bonitos e transmitem elegância,mas cuidado ao usar um corpo pequeno sobre o fundo colorido.

24 Combinando e Escolhendo fontes
Fontes sem serifas combinam com fontes serifadas. Tipos Clássicos: perfeitos para anúncios de bancos ,seguradoras ou empresas que são ponderadas em comunicação. Combinar fontes da mesma família(variando entre bold,medium,italic).

25 Combinando e Escolhendo fontes
Fontes sem serifa são mais frias,mais pesadas,combinam com artigos masculinos. Fontes usadas para público feminino são mais delicadas,elegantes.Normalmente tem serifas. Defina uma no máximo duas fontes para um trabalho.

26 Combinando e Escolhendo fontes
Em texto muito longo dentro de um espaço pequeno ,use o tipo Times.Esse tipo ocupa menos espaço de composição. Não use fontes serifadas itálicas em caixa alta.Fica péssimo de ler. Os tipos novos ,usados em demasia cansam.

27 Combinando e Escolhendo fontes
Os tipos serifados,clássicos,resistem ao tempo, e daqui há 15 anos continuarão parecendo atuais. Os tipos preferidos de diretores de artesão:Garamond,Times,Helvetica.Usar esses tipos é acertar sempre.

28 Tipos modernos caem bem para :
Automóveis Alimentos Perfumes Moda

29 A importância na escolha da fonte
“A fonte deve se adequar ao contexto da campanha."

30

31 A importância na escolha da fonte
O tipo de letra chega a denunciar a atividade da empresa.

32 A importância na escolha da fonte
“As letras passam sensações,seu formato diz se uma empresa é séria, tradicional,jovem,com personalidade.”

33

34 OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!!


Carregar ppt "Tipos de Fontes Combinando e Escolhendo Fontes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google