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TRABALHO EM EQUIPE.

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Apresentação em tema: "TRABALHO EM EQUIPE."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO EM EQUIPE

2 TRABALHO: Aplicação das atividades físicas ou intelectuais, serviço, esforço. Exercício . Obra feita ou em via de execução. Discussões ou deliberações(de uma corporação), empreendimentos. Aflições, cuidados. (Aurélio). É uma atividade social, parte essencial da vida do homem, sendo ele muitas vezes quem define o papel de um indivíduo na sociedade. Desvalorização do trabalho – regime de escravidão no Brasil – contribuiu p/ desvalorizar a natureza do trabalho. Século XX a valorização começa a evoluir de forma positiva.

3 MUNDO HOJE: DE MUDANÇAS PERMANTENTES...
Ambiente competitivo Reflexos nas necessidades, opiniões e preferências dos clientes Nos tipos de clientes Nos produtos ou serviços Nas formas de operar Nas formas de vender (internet) Na forma de comprar (internet) NOS PARAMETROS DE SUCESSO

4 O “poder” mudou da mão da empresa para a mão do cliente.
Uma das grandes revoluções foi justamente no Mercado (marketing e vendas). O “poder” mudou da mão da empresa para a mão do cliente.

5 E o diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços.
A cada dia que passa os produtos ficam mais similares em termos de tecnologia e preços. O diferencial estará, portanto, na capacidade da EMPRESA em ser diferente. E o diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços. E os SERVIÇOS são realizados por PESSOAS

6 Assim, numa empresa todos temos que ser “vendedores”
Assim, numa empresa todos temos que ser “vendedores”. Todos temos que ter consciência de que a sobrevivência e o sucesso da empresa depende de cada um de nós;

7 Aprendizado Permanente
O mundo é do tamanho do seu conhecimento. Aprendizado Permanente 04 Prof. Ivanildo Macêdo 7

8 DA FORÇA INDIVIDUAL PARA A FORÇA DA EQUIPE
MAIS DO QUE A SOMA INDIVIDUAL DE ESFORÇOS O DIFERENCIAL ESTA NA “FORÇA DO TRABALHO EM EQUIPE”

9 A contribuição das pessoas para o sucesso do negócio A busca por resultados incentiva o profissional a extrapolar seus níveis clássicos de desempenho

10 DESAFIO COMPATIBILIZAR:
NECESSIDADES INDIVIDUAIS NECESSIDADES DAS EMPRESAS

11 REALIDADE: CONHECER AS FORÇAS QUE ME MOVEM NÃO SER PRISIONEIRO
NÃO FICAR ACORRENTADO...

12 GANHA X PERDE GANHA X GANHA
RELAÇÕES HOJE QUEBRA DE PARADIGMAS: GANHA X PERDE PARA O PARADIGMA DO GANHA X GANHA

13 A FORÇA QUE FAZ A DIFERENÇA: TRABALHO EM EQUIPE

14 EQUIPES – Estamos Preparados?
"Reunir-se é um começo, ficar juntos é progresso e trabalhar juntos é sucesso" Henry Ford

15 TRABALHO EM EQUIPE COMO FATOR COMPETITIVO
Otimizar o Desempenho GARANTE O SUCESSO ORGANIZACIONAL FORMAS DE SE MANTER INOVADORA E COMPETITIVA SATISFAÇÃO DO CLIENTE MELHORIA DA PRODUTIVIDADE REDUÇÃO DE CUSTOS CUMPRIMENTO DE PRAZOS OBTENÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS ESTÃO ANCORADOS AO DESEMPENHO DAS PESSOAS

16 NOSSAS RELAÇÕES SENTIDO DE COMPLEMENTARIEDADE
CADA UM É SINGULAR, ÚNICO E VITAL PARA O PROCESSO E RESULTADO FINAL. SOMOS COMO QUEBRA-CABEÇA UMA DAS PARTES QUE COMPÕE O TODO SE FALTAR UMA DELAS COMPROMETE O CONJUNTO E FAZ DIFERENÇA NO RESULTADO FINAL

17 Atitude Conhecimento Habilidade Bases para o Sucesso –
O Triângulo do Êxito Atitude Habilidade Conhecimento

18 O QUE MOVE AS EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO?
C H A C onhecimentos H abilidades e A titudes

19 INGREDIENTES INDISPENSÁVEIS COMO QUEREMOS PRODUTIVIDADE SEM:
Felicidade Disponibilidade Paz Comprometimento Amor Integração Cooperação

20 INDIVIDUALISMO COOPERAÇÃO

21 FORÇAS DE UM GRUPO: A BAGAGEM DE MÃO – É A DIMENSÃO INTRAPESSOAL -
AQUILO QUE APRENDI NA MINHA FAMILIA, ESCOLA, SOCIEDADE, ESTA DIMENSÃO ELA SE MANIFESTA QUANDO NOS RELACIONAMOS. O NIVEL INTERPESSOAL REVELA A FORMA COMO ME RELACIONO COM AS PESSOAS – É AQUELE COLORIDO PRÓPRIO QUE CADA UM CONSEGUE DAR AS SUAS RELAÇÕES, FORMA SINGULAR QUE CADA UM TEM DE CONVIVER COM AS PESSOS A SUA VOLTA. AS PESSOAS ME CONVIDAM OU NÃO PARA ESTARMOS JUNTOS. GRUPOS ADQUIREM PERSONALIDADE PRÓPRIA UM JEITO DE FUNCIONAR E CADA UM DO GRUPO CONTRIBUI DIRETAMENTE PARA ESTA PERSONALIDADE.

22 A CAPACIDADE DE CONSTRUINDO
JUNTOS

23 O QUE REPRESENTA MESMO TRABALHAR E CONVIVER EM EQUIPE?

24 PONTOS RELEVANTES CONFIANÇA ABERTURA AUTENTICIDADE COMPROMETIMENTO
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS COLABORAÇÃO VALORES

25 CONFIANÇA: A relação de desconfiança leva as pessoas necessidade de “controlar tudo”. A desconfiança é acumulativa – performance de alto nível exige confiança. A CONFIANÇA é a “graxa” que traz sincronia entre as pessoas. Quando você trai a confiança ela cessa. A gente confia em quem pula junto. Nós sabemos como pular com a NOSSA EMPRESA? A empresa sabe como pular com a gente? Quando há pouco controle e muita confiança, a tendência é que as pessoas se sintam seguras e produzam melhores resultados.

26 CONFIANÇA: É A GRAXA DOS RELACIONAMENTOS É O QUE GARANTE SINCRONIA

27 DIMENSÕES DA CONVIVENCIA HUMANA:
COMO TRABALHAR BEM COM AS OUTRAS PESSOAS? COMO PERCEBER OS SENTIMENTOS E AS NECESSIDADES DO OUTRO? COMO ENTENDER E FAZER-ME ENTENDER? POR QUE AS PESSOAS PERCEBEM A MESMA SITUAÇÃO DE FORMAS DIFERENTES?

28 RELAÇÕES INTERPESSOAIS;
“ O TRABALHO EM EQUIPE SÓ TERÁ EXPRESSÃO REAL E VERDADEIRA, SE QUANDO OS MEMBROS DO GRUPO DESENVOLVEREM SUA COMPETENCIA INTERPESSOAL”. FELA MOSCOVICI

29 AÇÕES QUE DESENVOLVEM O ESPIRITO DE EQUIPE
REFORÇAR LAÇOS AFETIVOS ENCORAJAR A “ABERTURA PESSOAL” AUMENTAR A CONFIABILIDADE ESTIMULAR A COOPERAÇÃO DESENVOLVER A AUTONFIANÇA LEGITIMAR AS LIDERANÇAS APRIMORAR A RESOLUÇÃO COLETIVA DE PROBLEMAS FAÇA-OS COMPREENDER SEU PAPEL AJUDE A ENTENDER A MISSÃO INCREMENTE A COMUNICAÇÃO SOBRE O QUE AFETA SUA EFICIENCIA PERMITA MAIOR COLABORAÇÃO E INTERDEPENDENCIA AUMENTE A CAPACIDADE DE TRABALHOS INTER-GRUPAIS (romper com a competição)

30 COMO SE TORNAR UMA EQUIPE NOTA DEZ:
DEPENDE FUDALMENTALMENTE DA NOSSA POSTURA COMPORTAMENTOS POSITIVOS E DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL

31

32 AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS:
VALORES CONCEITOS PRECONCEITOS CRENÇAS GOSTOS PREFERÊNCIAS ESTILOS ESTÃO PRESENTES E INTERFERINDO NO RELACIONAMENTO E NOS RESULTADOS DOS TRABALHOS.

33 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A PRODUTIVIDADE
Necessidades, Interesses e Habilidades = FORÇA INDIVIDUAL MESMA SITUAÇÃO Podem gerar reações ou atitudes variadas É POR MEIO DA CLARA PERCEPÇÃO DESSAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS QUE SE PODE ALCANÇAR MAIOR PRODUTIVIDADE NA OPERACIONALIDADE DAS EQUIPES.

34 QUAL O DESAFIO? QUE AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS CONTRIBUAM NO APRIMORAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE TODOS OS INTEGRANTES, COM RESULTADOS POSITIVOS. INCENTIVAR O CRESCIMENTO INDIVIDUAL DE FORMA SAUDÁVEL Que se some e seja agregado ao nosso potencial o potencial do outro. CRESCIMENTO HARMONICO E INTEGRADO REQUER PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EFICIENTE.

35 CUIDADO COM A:

36 O QUE DISTINGUE GRUPO DE UMA EQUIPE
GRUPO= Pessoas Reunidas (Se encontrar final de tarde para bater papo, organizar uma excursão – interesse maior viajar/diminuir custos. Sem grandes interesses com o objetivo. No mesmo lugar – viagem destino – mas temos objetivos diferentes. Cada um tem a sua própria visão do passeio e tentará torná-lo realidade. Objetivo aqui pode ser diferentes dependendo dos interesse de cada um) Os espectadores da peça teatral ou do filme não formam um grupo, mas o elenco da peça, ou o bilheteiro, o controlador da entrada formam grupos de trabalho. EQUIPES = Pessoas Reunidas em Torno de Objetivos Comum – Possui clareza quanto a estes objetivos e já esta instalada uma forte necessidade de desempenho, Comprometimento com o cumprimento da Missão - Senso de Compartilhamento das Responsabilidades. As pessoas se conhecem e procuram facilitar mutuamente seus trabalhos. Existe coesão, humor e sentimento de ser membro do time é um privilégio. Desafios bem recebidos há auto-confiança e auto-respeito. Tem que estar claro qual o objetivo a ser alcançado. Sentido de Direção. Sintonia entre os membros para atingir metas. A comunicação como instrumento de entendimento (O objetivo direciona a energia das pessoas e as coloca lado a lado na intenção de atingi-los. Gera compromisso e cria sinergia entre as pessoas na busca de resultados) T

37 TORNA AS PESSOAS: Mais Comprometidas Criteriosas Questionadoras Participativas Conhecedoras
ESPIRITO DE EQUIPE TORNA AS PESSOAS:

38 NOVO STATUS CONCEITO DE TIME Precisam uma das outras para agir
Mais que um conjunto de pessoas Que se conhecem e procuram facilitar mutuamente seus trabalhos Precisam uma das outras para agir EXISTE COESÃO, BOM HUMOR E SENTIMENTO DE QUE SER MAIS UM MEMBRO É UM PRIVILÉGIO Existe doação e até super esforços individuais para o alcance de objetivos. Senso de compartilhamento e cobertura de ações Mais que um grupo que se unem para dividir um trabalho em si É mais que uma reunião de pessoas com um mesmo propósito As habilidades são complementares comprometida com um propósito comum coordenam esforços e responsabilidades e perseguem a MISSÃO DESAFIOS SÃO BEM RECEBIDOS E HÁ AUTO-CONFIANÇA E AUTO-RESPEITO É UMA UNIDADE ESPECIAL DE ALTO DESEMPENHO

39 DESAFIOS: TIME COM STATUS: ELEVAR E MANTER: A MOTIVAÇÃO ATUANTE
PARTICIPATIVO CRIATIVO ELEVAR E MANTER: A MOTIVAÇÃO APERFEIÇOAMENTO COMPROMETIMENTO

40 7 PECADOS CAPITAIS DAS EQUIPES
1- ESPELHO,ESPELHO MEU, EXISTE ALGUÉM MAIS GENIAL DO QUE EU? Ocorre quando alguém se acha a estrela do time.

41 3- OS TRÊS MOSQUETEIROS EM VEZ DO FAMOSO UM POR TODOS, TODOS POR UM, NESSE GRUPO SÓ ACONTECE O TODOS POR UM. ESTAR INTERESSADO NOS PRÓPRIOS OBJETIVOS.

42 4- SÍNDROME DO PINÓQUIO:
NINGUÉM MAIS ACREDITA NO QUE ELE FALA. ELE (a) PERDEU COMPLETAMENTE A CREDIBILIDADE.

43 5- OS CAVALEIROS DA IDADE MÉDIA
No passado, eles usavam armadura por razões de segurança. Numa equipe, esse é o membro que se protegeu tanto a ponto de se tornar inatingível.

44 VALE PARA MEMBROS DE EQUIPE QUE NÃO ASSUMEM RESPONSABILIDADES.
6- OS ADEPTOS DE NOÉ: VALE PARA MEMBROS DE EQUIPE QUE NÃO ASSUMEM RESPONSABILIDADES.

45 É TÍPICO DAS EQUIPES QUE NÃO ACREDITAM QUE PODEM ATINGIR OS OBJETIVOS.
7- MISSÃO IMPOSSÍVEL É TÍPICO DAS EQUIPES QUE NÃO ACREDITAM QUE PODEM ATINGIR OS OBJETIVOS.

46 EQUIPE: É UMA UNIDADE ESPECIAL DE ALTO DESEMPENHO
EXISTENCIA DE HABILIDADES COMPLEMENTARES TEM PROPÓSITO COMUM COMPROMETIMENTO COORDENAM ESFORÇOS E RESPONSABILIDADES PERSEGUEM A MISSÃO

47 O QUE É IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES ?

48 Nenhuma corrente é mais forte que o seu elo mais fraco
ENVOLVIMENTO DE TODOS Nenhuma corrente é mais forte que o seu elo mais fraco

49 FIZEMOS PARTE DESTA ENGRENAGEM O desafio: fazer o todo funcionar.
E entender que as partes estão interligadas

50 A ENGRENAGEM : TRABALHO EM EQUIPE
2. REALIZAÇÃO 4. APROPRIAR Integração das partes

51 PREMISSA: os PAPÉIS se destinam a PROMOVER SUCESSO DA EMPRESA .
MUITAS SÃO AS VEZES EM QUE TEMOS QUE MEXER EM COISAS QUE NÃO SÃO MUITO CONFORTÁVEIS PARA NÓS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO NOSSO PAPEL..

52 Metas Claramente Definidas: Planeje
Analise as Metas Negocie Aja Tenha Prazer Comunique Obtenha Apoio

53 Aprimore Habilidades Construa Relacionamentos Cuide das finanças
Comunique Adquira e Explore Informações Tome Nota Organize-se Pense Utilize a Tecnologia

54 Seja Referencia

55 “Seja cestinha de sua equipe, marque muitos pontos.”
CRAQUES QUE SE SUPERAM! “Seja cestinha de sua equipe, marque muitos pontos.”

56 ISSO EXIGE: MAESTRIA PESSOAL (aprender ampliar a nossa capacidade pessoal – tornarmos um craque – para gerar resultados EM EQUIPE)

57 O dia esta a minha frente esperando para ser o que eu decida.
Se as coisas não saírem como planejei, posso estar feliz por ter o dia de hoje para recomeçar. O dia esta a minha frente esperando para ser o que eu decida. E aqui estou, eu o escultor, que pode dar forma “Tudo depende de mim." Charles Chaplin.


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