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A conquista da Leitura e Escrita como processo

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Apresentação em tema: "A conquista da Leitura e Escrita como processo"— Transcrição da apresentação:

1 A conquista da Leitura e Escrita como processo
5º Encontro de Educadores Montessorianos Campo Grande, Mato Grosso do Sul A conquista da Leitura e Escrita como processo Relato de Experiência Petra - Pequeno Trabalhador Casa-Escola Montessoriana Rio de Janeiro Dayse Canano 2013

2 Petra - Pequeno Trabalhador Casa-Escola Montessoriana
Escola Cidadã Democracia Direitos Humanos Educação

3 Princípios que orientam uma Casa-Escola Montessoriana
Classes Agrupadas Materiais pedagógicos Orientador de classe Rotina de Classe Espaço usado com propriedade Ordem Ambiente acolhedor e promotor do conhecimento Respeito Responsabilidade Liberdade Solidariedade Cooperação Amorosidade

4 Instinto x Pulsão

5 O filhote do Humano , um ser social
Ao direcionarmos o olhar para a criança temos que distingui-la dos filhotes de outros animais. O filhote do humano não pode ser visto como um ser natural, uma vez que, ele se torna humano em função de ser social. Ele é o conjunto de suas relações sociais, ou seja, sem o outro, o infans*1 não sobreviveria, nem mesmo no registro da ordem vital. É preciso pensar não só no desenvolvimento orgânico,mas, essencialmente, no sujeito que anima o aparato biológico, subjetivando-o, dando sentido a esse corpo, humanizando-o, tornando-o singular. *1

6 As Emoções dos Pequeninos
As emoções, hoje, são objeto de pesquisas sérias, com a utilização de equipamentos sutis que documentam imagens do cérebro no impacto das emoções. As novas técnicas de neuroimagem estão permitindo revelar a intrincada arquitetura das redes neurais do cérebro. As pesquisas em neurociência e em desenvolvimento da cognição apontam o cérebro como um sistema complexo, adaptativo e auto-organizador.

7 Inteligências Múltiplas
Howard Gardner identificou vários tipos de maneiras de ver o mundo. Essas múltiplas inteligências têm base genética, mas podem ser desenvolvidas e estimuladas pela aprendizagem nos primeiros anos de vida. linguística; lógico-matemática; corporal-cinestésica; espacial; musical; interpessoal; intrapessoal; naturalista

8 A criança, desde cedo, no Sistema Montessori, com a possibilidade de livre opção de situações experimentais, desenvolve a socialização e seus esquemas volitivos. Neste período de inteligência pré-operatória, os fatos são aceitos, sem maior reflexão para uma integração consciente e pessoal. Segundo Montessori, no período de desenvolvimento da Mente Operante (3 a 6 anos) há uma atração pelo novo, pelo desconhecido. A criança procura codificá-los como bons ou maus, primeiro para o próprio indivíduo, segundo para seu grupo social e em terceiro para um equilíbrio do sistema universal. A Educação Cósmica (+ ou - 6 anos) surge como um elemento desencadeador de fatos que merecem reflexão, justificando um passado, posicionando um presente e vislumbrando um futuro. A criança, nesta fase, não absorve mais passivamente as impressões, não se contenta de aceitar simplesmente os fatos, mas deseja compreendê-los por si. No Petra, mediada pelo educador consciente de sua responsabilidade como interlocutor, as crianças expõem seus pensamentos, desejos...

9 O aparato biológico não basta para garantir a vida da criança em sociedade, porém é a aptidão para formação das outras aptidões. As aptidões se formarão no contato com o outro humano mediatizado pelos produtos da cultura. O somatório dos traços herdados e os recursos da cultura dão origem a um ser único e dão corpo as capacidades e funções psíquicas. O suporte biológico, a linguagem, as relações sociais, a subjetividade caracterizada pela consciência, a identidade, os sentimentos, as emoções e o inconsciente, entre outros, são o somatório da maquinaria humana que nunca está pronta. O que faz uma criança tornar-se alguém é o que ela deseja. Ela deseja porque alguém a desejou e a antecipou como desejante, introduzindo-a no campo da pulsão.

10 Os pais não são meros coadjuvantes da “obra” em andamento
Os pais não são meros coadjuvantes da “obra” em andamento. Estudo recente feito pela Universidade Washington, de Saint Louis, nos Estados Unidos, sugere que as crianças envoltas em afeto têm o hipocampo (área responsável pela memória) quase 10% maior que as demais. Maria Montessori preconiza que a criança aprende melhor numa atmosfera feliz, onde lhe seja oferecida a liberdade de controlar sua própria atividade. Através da livre escolha (opção pelas diferentes atividades), a criança desenvolve independência, iniciativa, criatividade, autoestima, concentração na atividade, ordem, coordenação psicomotora, autodisciplina, estética e o gosto pela pesquisa.

11 Aprendizagem no Sistema Montessori de Ensino
A aprendizagem resulta da recepção e troca de informações entre o meio ambiente (Mente Absorvente de Montessori) e diferentes centros nervosos do cérebro. O meio ambiente fornece os estímulos que são transformados em sensações, as quais, muitas vezes, são “usinadas” e evoluem para estágio mais complexo, as percepções - imagens com significados (Educação Sensorial). Os estímulos se associam aos saberes contidos no cérebro e se especializam com a colaboração da Linguagem /Memória apoiadas entre si. Entre os fatos facilitadores da aprendizagem cabe destacar a motivação, a curiosidade e a alegria da descoberta, a satisfação pelos resultados alcançados, o elogio, o rico e estimulante ambiente, a empatia e muito mais “tudo isso envolto em Amorosidade”.

12 Aquisição da Leitura e Escrita
Para compreendermos o processo de aquisição da leitura e escrita precisamos relembrar alguns dados sobre os processos mentais que são dados pela herança da espécie (filogênese): percepção, memória, atenção, linguagem e pensamento são classificados como processos naturais, elementares ou biológico. E, também, essencialmente, centrarmos nosso olhar nas práticas culturais, narrativas e explicações particulares sobre o mundo que estamos inseridos, uma vez que nascemos dentro de uma cultura e nos relacionamos com ela a partir da aprendizagem de formas de organização e comunicação que estão dialeticamente interligadas aos nossos processos pessoais.

13 Os Três Grandes Blocos dos Jogos Cognoscíveis do Sistema Montessori de Ensino
Jogos de Desenvolvimento da Educação dos Sentidos. Jogos de Educação dos Movimentos e Prática de Vida. Material de Desenvolvimento da Cultura: Desenvolvimento da Mente Matemática, Aquisição da Leitura e da Escrita, Ciências Físicas e Biológicas, Estudos Sociais e Arte.

14 Psicomotricidade Preparo para a Escrita
Desenvolvimento do Esquema Corporal Exercícios de Coordenação Dinâmica Geral (habilidade motora grossa) Exercícios de Coordenação Motora Fina

15 Desenvolvimento Intelectual
Língua Portuguesa Enriquecimento e propriedade do Vocabulário; Aperfeiçoamento da Dicção; Consciência e Estrutura da Linguagem.


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