A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recrutamento e Seleção de Pessoal Profª Marília Varela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recrutamento e Seleção de Pessoal Profª Marília Varela."— Transcrição da apresentação:

1 Recrutamento e Seleção de Pessoal Profª Marília Varela

2 O que é recrutamento? O que é seleção?

3 Conceitos “O recrutamento se constitui em chamada ou em convite através de diversos veículos da mídia e não requer a utilização de entrevistas propriamente ditas.” A seleção constitui-se numa atividade de escolha, de opção, de filtragem e classificação.

4 Processo de Seleção Descrição e análise de cargos; Descrição – enumerar tarefas e atribuições que o compõe; implica definir os deveres e as responsabilidades do cargo. Analisando um cargo – determinar os requisitos do mesmo ( mentais, físicos, responsabilidades da função, condições de trabalho)

5

6 Processo de Seleção Definindo o perfil do profissional: definir as características psicológicas e competências necessárias ao desempenho da função. Exemplo: Enfermeiro do Sistema de Enfermagem do HIAE Trabalho em equipe, liderança, resistência à frustração, comunicação, automotivação, tomada de decisão, relacionamento interpessoal, flexibilidade.

7 Métodos/Técnicas de Seleção Situação experimental de trabalho Análise de formulários de solicitação de emprego Referências e recomendações Diplomas/certificados e currículo Provas e testes de conhecimento Provas situacionais Testes psicológicos Entrevista de seleção

8 Qual método/técnica selecionar? da política da empresa de exigências específicas da urgência dos recursos disponíveis dos custos do número de candidatos oportunidades iguais das expectativas dos candidatos

9 Entrevista de seleção Objetivos de uma entrevista de seleção Levantar dados a respeito do candidato para verificar sua adaptabilidade a função Transmitir ao candidato as informações relativas a esta função e à instituição.

10 Roteiro de entrevista Decisão; Energia/Dinamismo; Adaptação/flexibilidade; Planejamento; Autocontrole; Iniciativa/pró-atividade; Relacionamento/trabalho em equipe; Automotivação; Persuação.

11 Entrevista inicial – Etapas Divisão do tempo: Informações profissionais (40 a 50% do tempo) Histórico educacional (20% do tempo) Relações familiares e ajustamento social (30% do tempo) Para CHIAVENATO (1997) são etapas de uma entrevista: preparação, ambiente, processamento, fechamento, avaliação do candidato.

12 Exemplo de entrevista

13 Competência Segundo Fleury (2000) competência é “Saber agir de maneira responsável (...) Implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo” Divide-se em técnica e comportamental

14 Modelo Tradicional X Modelo por Competência A seleção tradicional faz da observação do comportamento uma análise subjetiva, vaga e inconsistente, enquanto que na seleção com foco em competências a observação dos comportamentos específicos, seja da parte das competências sociais, dá mais consistência, foco e objetividade, tendo como conseqüência resultados mais eficazes.


Carregar ppt "Recrutamento e Seleção de Pessoal Profª Marília Varela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google