A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÉCNICA DO SEMINÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÉCNICA DO SEMINÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICA DO SEMINÁRIO

2 SEMINÁRIO O seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate. Ele não é feito para o professor, mas essencialmente para os alunos de sala de aula. Não é leitura de texto, mas sim uma troca de idéias entre quem apresenta e quem assiste.

3 Seminário vem de “semen” – semear a semente – o que parece indicar que o Seminário deve ser uma ocasião de “plantar” idéias ou favorecer a sua germinação. Por isso mesmo o Seminário não se limita a uma mera informação. Deverá ser uma fonte de pesquisa e de procura de novas soluções para os problemas apresentados.

4 Objetivos de sua utilização
Introduzir o educando na pesquisa, na sistematização dos fatos, estruturando-os adequadamente para a sua apresentação clara e documentada.

5 Identificar e aprofundar o estudo sistemático de problemas.
Capacitar o educando a estudar por si. Permitir o domínio da metodologia científi ca, conferindo assim aos participantes, um espírito científico.

6 Etapas 1ª ETAPA: o professor: Anuncia os temas; As datas de apresentação; Indica bibliografia ou trabalhos de pesquisa básica;

7 Orienta os alunos na formação dos grupos e o número de elementos em cada um deles (apresentação dos projetos de pesquisa para o TCC, em dupla); Discute com a classe as formas de apresentação e avaliação do Seminário.

8 2ª ETAPA O professor será o orientador dando a assistência a todos os grupos e ou duplas, fornecendo as fontes de pesquisa. As informações devem responder às seguintes perguntas feitas aos alunos: • o que é? – aqui o professor indica o título de trabalho de pesquisa; • Para que é? – objetivo da pesquisa tendo em conta os grupos que atuarão no Seminário;

9 • Como é? – pontos que os alunos dos grupos devem atentar na pesquisa;
• Quanto é? – ou seja, duração em tempo da apresentação da pesquisa,assim como o número de páginas do trabalho; • Quando é? – data certa para que a pesquisa seja ultimada; • Onde é? – que fontes de leitura são sugeridas.

10 O roteiro que o aluno poderá seguir nas suas pesquisas deve partir:
Dos Dicionários, onde ele encontra o signifi cado das palavras; Das Enciclopédias, onde ele consegue informações gerais sobre fatos, coisas ou acontecimentos e valores;

11 Da Bibliografia, indicada pelo professor para o assunto;
Dos Catálogos das Bibliotecas, como subsídio complementar ao aluno para encontrar outras fontes alternativas, não indicadas, às vezes, pelo professor.

12 3ª ETAPA É a culminância da técnica, apresentação oral dos trabalhos. O professor, neste 3º momento, é apenas um observador atento do desenvolvimento das apresentações.

13 Arranjo físico do seminário
Poderá variar de acordo com a disponibilidade física do local de sua realização. O grupo de explicitadores, entretanto, deverá ficar em destaque.

14 Vantagens na sua aplicação
O Seminário fornece não apenas informação como estimula a reflexão e dá oportunidade para uma livre troca de pensamentos e experiências. Ensina a utilização de instrumentos lógicos de trabalho intelectual, posto que os expositores logo perceberão que, para serem bem compreendidos,precisam dizer com propriedade e através de todos os códigos de comunicação àquilo que estudaram. Introduzindo um sentimento de aprofundamento de assuntos importantes,desenvolve o trabalho de grupo autônoma e cooperativamente;

15 Desenvolve, nos alunos, o poder de comunicação e a capacidade de avaliação crítica;
É uma técnica “rica”, dada à diversidade de apresentações e de tipos de esquemas que os alunos são capazes de conceber, se bem estimulados pelos professores; Os alunos, com o Seminário aprendem, através de pesquisas, o que é importante à classe, a fim de enriquecer o próprio sistema de aprendizagem.


Carregar ppt "TÉCNICA DO SEMINÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google