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Encontro de Trabalho MÍDIA SICOM 30 JAN 14

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Apresentação em tema: "Encontro de Trabalho MÍDIA SICOM 30 JAN 14"— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Trabalho MÍDIA SICOM 30 JAN 14
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 1

2 Objetivo do Encontro Reforçar as diretrizes de comunicação do Governo Federal; Disseminar boas práticas de mídia; Alinhar entendimentos para ações de comunicação em 2014 (Ano Eleitoral); Informar sobre ações de melhoria para o atendimento ao SICOM – sistema MidiaWeb;

3 Linha de Atuação / Diretrizes
Regionalização da comunicação; (Decreto nº 6.555/08 – Art. 2º) Desconcentração de investimentos; Investimentos compatíveis com as participações de audiência; Critérios Técnicos para planejamento; e Internet – crescimento da participação.

4 CRITÉRIOS PARA PLANEJAMENTO
Premissas de comunicação do Governo CRITÉRIOS PARA PLANEJAMENTO RECOMENDAÇÕES Utilização de pesquisas e dados técnicos de mercado para identificar e selecionar a melhor programação conforme objetivos de cada ação; Os veículos selecionados deverão estar com o cadastro regular no MidiaCad. Share TV Aberta e Fechada – Investimentos proporcionais aos índices de participação de audiência apresentados por pesquisas IBOPE (share) . Considerar o share do grupo de emissoras de TV Fechada. Rádio – praças com pesquisa, programação baseada no ranking de audiência. Praças sem pesquisa, programação de todas as emissoras com status “ok” no MidiaCad.

5 TELEVISÃO – Audiência Voltar Share de Audiência TV NACIONAL:
IBOPE MIDIA QUIS PNT - Média últimos 12 meses - ABCDE :00 às 24:00hs. TV Brasil, TVs Fechadas e Demais não medidos individualmente pelo Ibope para mercado Nacional. Emissora Shr% {Org} Globo 40,94 Record 13,61 SBT 11,30 OCN - Válido até 30/06/2013 8,64 OAP 6,43 OCP 6,36 TV BAND 5,31 OCA 2,81 OUTRAS *(NIC+OSI) 1,69 Rede Tv! 1,58 RPTV (TV Brasil) 0,72 Record News 0,45 MTV - Válido até 30/09/2013 0,15 Pública - Válido até 30/09/2012 0,00 Demais 27,26% Voltar Período: –

6 CRITÉRIOS PARA PLANEJAMENTO
Premissas de comunicação do Governo CRITÉRIOS PARA PLANEJAMENTO Jornal – programação considerando as praças priorizadas na ação e o perfil do público-alvo. Valorização dos títulos com circulação auditada. Programação abrangente. Revista – programação abrangente, de acordo com o segmento e perfil do público-alvo. Observar custo médio do segmento. Internet – programação com base no ranking de audiência, visando sempre uma programação abrangente. Observar custo médio da programação. Mídia Exterior – planejamento de todos os veículos com regularidade cadastral, na praça selecionada, de acordo com o tipo de mídia exterior. Internet OOH

7 Internet Cenário / Estudos de Audiência / Investimentos

8 Cenário Digital

9 Cenário Digital

10 Cenário Digital

11 Categorias

12 Categorias Grandes Portais: 40% Demais sites: 60%
Fonte: ComScore Junho 2013 (Visitantes Únicos – Maior Audiência por categoria). Investimento Governo Federal - IAP A proposta considera o melhor equilíbrio entre os estudos de audiência, o número de veículos por categoria, a realidade de investimento do Governo Federal no meio internet (2012), além da premissa de desconcentração do investimento.

13 Análise de Audiência – Grandes Portais
Total – Considera a soma de audiência de todos os canais de cada Portal; Home – Audiência “limpa”. Recomendado pela Secom

14 Novo Critério de Relatório de Audiência
Diferentes estratégias de cada portal na sua composição de audiência, não refletem a audiência real e o potencial de alcance efetivo. A SECOM e a agência Leo Burnett vêm desenvolvendo estudos, junto a Comscore, para realizar “atualizações de cenário” no mercado digital, buscando um caminho mais transparente e criterioso em relação às audiências auditadas e orientação técnica na compra e negociação de mídias digitais.

15 Evolução do Investimento

16 Evolução do Investimento
GOVERNO FEDERAL SECOM

17 Campanha Internet SECOM 2013
OBJETIVOS Geral Garantir presença constante e atrativa do Governo Federal no meio Internet; Específicos Reforçar as campanhas e ações publicitárias da SECOM na Internet; Ampliar a atuação do Governo Federal em portais regionais e segmentados; Aprimorar o uso das ferramentas e tecnologias digitais para uma comunicação mais eficiente; Ampliar a base de usuários da Internet para o Portal Brasil.

18 veículos contemplados
Campanha Internet SECOM 2013 Atuação nacional e regional: 7 portais + 3 mídias sociais 131 sites regionais 81 verticais 5 redes de conteúdo 226 veículos contemplados Mais de 150 novos cadastros no Midiacad.

19 Campanha Internet SECOM 2013
Resultados Gerais: * Acessos/Cliques Fontes: ¹ ComScore – Média do trimestre ComScore – 78,2 mm | Resultados Campanha – Adserver PV ao Portal – Estatísticas Serpro | Histórico – Relatório Propeg ** Cliques identificados GA *** Portal Brasil Antigo

20 Campanha Internet SECOM 2013
Engajamento – Redes Sociais: Antes: Depois:

21 Cenário, Cadastramento de Veículos e Recomendações
OOH Cenário, Cadastramento de Veículos e Recomendações

22 OOH Cadastramento de Veículos e Programação
Mídia Aeroportuária Cenário Aeroportos privatizados: contratos realizados pela Infraero substituídos por novos concessionários licitados exclusivos; Aeroportos da Infraero: Contratos de exibidores com os espaços exclusivos; Espaços não exclusivos – mais de um exibidor comercializando Recomendações: No caso de pontos de exibição comercializados por mais de uma empresa, o órgão deve demonstrar a contratação considerando o melhor preço do mercado; Priorizar a contratação de espaços de empresas licitadas.

23 OOH Cadastramento de Veículos e Programação
Shopping Cenários SHOPPING SHOPPING PARCEIRO 1 PARCEIRO 2 PARCEIRO 3 PARCEIRO 4 GOVERNO FEDERAL GOVERNO FEDERAL

24 OOH Cadastramento de Veículos e Programação
Shopping COMPRA DIRETA COM O SHOPPING Prós: Tabela única e mais barata do que a dos parceiros; Negociação direta; Não existe o perigo da compra do mesmo espaço através de dois parceiros diferentes. Contras: Shopping é condomínio e nem sempre emite nota fiscal; Não tem a cultura e histórico com esse tipo de negociação; Não é veículo de comunicação.

25 OOH Cadastramento de Veículos e Programação
Shopping Recomendações: Verificar a regularidade cadastral; No caso de pontos de exibição comercializados por mais de uma empresa, o órgão deve demonstrar a contratação considerando o melhor preço do mercado.

26 Outdoor e Painéis OOH Cadastramento de Veículos e Programação
Situação do mercado: mercado desregulamentado; vários exibidores concorrendo para o mesmo ponto/engenho com custos diferentes; situação cadastral irregular para veículo de comunicação. Recomendações: No caso de pontos de exibição comercializados por mais de uma empresa, o órgão deve demonstrar a contratação considerando o melhor preço do mercado.

27 Ano Eleitoral

28 Calendário 5 de julho 5 de outubro 26 de outubro
Ano Eleitoral – principais orientações Calendário Início da propaganda eleitoral Primeiro Turno Segundo turno Resolução TSE nº Os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta ficam impedidos de realizar PUBLICIDADE INSTITUCIONAL e de UTILIDADE PÚBLICA no PERÍODO ELEITORAL , de 05 de julho a 31 de outubro* 2014. Exceção: “propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral” 5 de julho 5 de outubro 26 de outubro

29 ANO ELEITORAL – Cuidados ao programar!
Meios com periodicidade maior que DIÁRIA: o período de veiculação não deve ultrapassar a data limite de 4 de julho de 2014. mídia impressa - semanal, quinzenal, mensal etc.: Atentar para o período de circulação e data de capa. Mídia Exterior: Todos os materiais deverão ser recolhidos até o dia 04 de julho de 2014; Internet – patrocínios: Os conteúdo deverão retirados até 04 de julho de 2014; ATENÇÃO PARA: Conteúdo Mercadológico com viés para ação de governo.

30 ANO ELEITORAL – Cuidados ao programar!
2º Turno – 26 de outubro de 2014 Para eleição presidencial: impedimento de realização de ações de comunicação PI e PUP em todo o território nacional; 31 de outubro – prazo final para divulgação do resultado da eleição presidencial. Só para eleição estadual: impedimento de realização de ações de comunicação PI e PUP na UF na qual ocorrerá segundo turno – veiculações locais.

31 Relatório de Investimento Mensal

32 Relatório de Investimento Mensal
Novidades para 2014 – Meio TV Abertura das informações de TV Fechada

33 Relatório de Investimento Mensal
Novidades para 2014 – Meio Rádio Separação dos Valores de Rádio Rede e Rádio Capital * Compra de Rede não deve ser considerada em Rádio Capital. Quando a compra não contemplar toda rede, o investimento deverá ser incluso em Rádio Capital ou Interior, conforme a praça.

34 Relatório de Investimento Mensal
Novidades para 2014 – Meio Internet Detalhamento das Informações dos Grandes Portais, Facebook, Demais Redes Sociais, Redes de Conteúdo e sites Verticais. ** Classificação realizada com base na ferramenta de mensuração da ComScore. Para Redes Sociais foi utilizado o filtro "Social Midia": Facebook, Linkedin e Twitter. Para Redes de Conteúdo foi utilizado o Filtro "Ad Network": Cazamba, Batanga, Boo-Box, Exponential e HOTWords.

35 Relatório de Investimento Mensal
Dados de Audiência Share de Audiência TV NACIONAL: IBOPE MIDIA QUIS Média últimos 12 meses - ABCDE :00 às 24:00hs. TV Brasil, Tvs Fechadas e Demais não medidos individualmente pelo Ibope para mercado Nacional. Share de Jornal: IVC - Circulação de segunda a domingo consolidada de 2013.

36 Relatório de Investimento Mensal
Dados de Audiência Share de Revista: IVC - Média de Circulação de Janeiro até Dezembro do último ano verificado. Share Internet: ComScore – Audiência Homepage 7 Portais - MyMetrix - Últimos 12 meses

37 SISTEMA EM IMPLANTAÇÃO PELA SECOM
MIDIAWEB Interface on line; Integração com o Midicad e Siref; Históricos preservados; Aprovação por meios; Padronização das informações; Piloto: Min. das Cidades, Min. da Saúde, Correios e Caixa Próximas etapas: Implementação dos aperfeiçoamentos identificados no teste-piloto; Participação dos demais órgãos do SICOM – treinamentos a partir de julho/2014

38 CONTATOS Geraldo – geraldo.campos@presidencia.gov.br
Adriana – Socorro – Nesello – Márcio – Luiz – Lívio –

39 Diretora de Mídia – Secom/PR
Ana Carolina ) Diretora de Mídia – Secom/PR Fone: (61)


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