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CULTURA ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "CULTURA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA ORGANIZACIONAL
Conjunto de valores, crenças e hábitos compartilhados pelos membros de uma organização produzindo normas de comportamento. Conjunto de comportamentos, hábitos, crenças, valores, princípios dos funcionários de uma organização

2 A cultura nasce através das crenças, valores dos seus funcionários e dirigentes
A cultura é transmitida é aprendida

3 As empresas estão num ambiente altamente mutável
A cultura favorece a integração interna Empresa

4 Funções da Cultura Controle Estabilidade Define limites Sensação de identidade Motivação Comprometimentos Vínculo Distingue uma organização da outra

5 Aspectos da cultura organizacional
Deve ser transmitida aos novos membros Envolve valores, crenças e padrões de comportamento compartilhados Cada organização possui a sua cultura Sentimento coletivo de identidade

6 Dimensões da Cultura Organizacional
Valores organizacionais Cultura gerencial Heróis organizacionais Histórias e Mitos Tabus e Rituais Símbolos

7 Formal Cultura Organizacional Informal

8 Formal ICEBERG Informal

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10 Características da Cultura Organizacional

11 Artefatos Comportamentais
Artefatos Verbais Artefatos Comportamentais

12 Artefatos Físicos Símbolos Normas

13 GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
P O D C

14 Objetivos da Cultura Organizacional
Mudar Comportamento dos Membros Justificar as mudanças comportamentais Comunicar mensagens culturais sobre a mudança Contratar e socializar novos integrantes que se encaixem Remover os integrantes que se desviem da cultura desejada

15 Contraculturas Subculturas

16 Elementos da Cultura Filosofia da empresa Ambiente físico Tecnonímia Condução de grupos

17 A cultura pode determinar
Sistema de recompensas Critérios de ascensão e promoção Critérios de seleção Critérios de demissão Critérios de avaliação de desempenho Tempo de permanência das pessoas na empresa

18 Reforçadores da Cultura Organizacional
Aspectos históricos Modelo de Gestão

19 Clima Organizacional Conjunto de emoções, sentimentos, predisposições dos funcionários de uma organização O clima é oscilante reflete a interação entre as pessoas Grau de satisfação Enfoque mais psicológico

20 Clima Organizacional Estrutura da Organização Responsabilidade Riscos Recompensas Calor e Apoio Conflitos Fatores Externos

21 Gestão do Clima Organizacional
P O D C Dimensões para investigação do Clima Dimensão Psicológica Dimensão organizacional Dimensão Informal

22 Benefícios da Pesquisa do Clima Organizacional
Potencialização de pessoas Balizar programas de treinamentos específicos Obter sinergia dos colaboradores Sinergia das lideranças Alimenta o sistema de planejamento e gestão Gera indicadores Aponta oportunidades de melhorias Cria e mantém o canal de comunicação

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31 9) FCC MPE-AP - Analista Ministerial - A cultura organizacional pode ser tratada como uma variável. De acordo com Edgar Schein, a organização integra elementos formais e informais. Por elemento formal entende-se a) a cultura oficial da organização. b) subculturas dos membros da organização. c) visões de mundo dos membros da organização. d) a cultura dos parceiros externos. e) a subcultura não oficial da organização.

32 10) FCC - 2012 - TRF - 2ª REGIÃO - Analista Judiciário - Sobre a cultura organizacional, analise:
I. É vista como os valores e expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, lendas, rituais e cerimônias. II. A cultura pode ser explicitada por meio de códigos de ética, declarações de princípios, credos, ou simplesmente por meio do conjunto das políticas e normas da organização. III. Não correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade; à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas. IV. É um recurso da administração, mas não pode ser usado para alcançar os objetivos desta, como a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos. É correto o que consta APENAS em a) I e II. b) II, III e IV. c) III e IV. d) I, II e IV. e) I e III.

33 11) FCC AL-SP - Agente Técnico Legislativo - A gestão da mudança da cultura organizacional de uma empresa é difícil, pois implica modificar coisas que são implícitas no pensamento e no comportamento das pessoas. impossível, pois a cultura não se refere aos produtos, às estruturas e aos sistemas da empresa, que podem ser modificados. c) muito difícil, pois a cultura da organização se forma apenas em pressupostos cognitivos que não podem ser alterados. d) impossível, pois aqueles que detém o poder na organização nunca se interessam pela mudança. e) difícil, pois a necessidade da mudança depende do consenso de todos os setores.

34 12) FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria
Pode-se concluir da definição de cultura organizacional como produto do aprendizado pela experiência comum de um grupo que a) o importante é identificar as regularidades observadas no comportamento dos indivíduos. b) sempre existem valores dominantes numa organização que caracterizam sua cultura organizacional c) a cultura de uma organização deriva da filosofia que guia as políticas da organização. d) as normas que envolvem os grupos de trabalho são determinantes da sua cultura. e) pode haver 'culturas' diferentes em uma organização, distinguindo cada grupo dentro de uma cultura mais ampla.

35 13) FCC - 2013 - Banco do Brasil - Escriturário
O conhecimento prévio da cultura organizacional, pelo interessado na participação de Concurso Público, para ingresso em instituição financeira, é fator importante para a) compatibilizar seus interesses financeiros pessoais com a sua remuneração futura. b) acumular experiência com vistas à busca de outra colocação no mercado de trabalho. c) preparar o movimento de formação de grupos internos para reformulação dos princípios vigentes. d) permitir reflexão sobre a decisão de trabalhar em setor e empresa compatíveis com suas aptidões e valores pessoais. e) possibilitar a realização imediata de suas expectativas sobre trabalho, colegas e superiores hierárquicos.

36 14) FCC - 2011 - Infraero - Analista Cultura organizacional:
I. é a maneira tradicional de pensar e fazer compartilhada por todos os membros de uma organização. II. refere-se a um sistema de significados compartilhados pelos membros que distingue a organização das demais organizações. III. exprime as estratégias das lideranças atuais de uma organização que, pela capacidade de impor determinados valores aos membros, fazem com que esses valores passem a impregnar todas as práticas da organização. IV. tem como essência a maneira como a organização atua, como trata os clientes e empregados e o grau de autonomia e liberdade que existe nos departamentos ou escritórios. V. tem seus valores sempre compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e, por basear-se na tradição, toda cultura organizacional é forte. Está correto o que se afirma APENAS em: a) I, II, III e IV. b) I, II e IV. c) II e IV. d) III, IV e V. e) III e V.

37 15 ) Cesgranrio Bacen 2010 Analise as proposições a seguir, referentes a clima organizacional. I - O clima organizacional reflete o espírito das pessoas da organização, como elas se relacionam entre si e com a organização, como administram seus conflitos, como lidam com seus temores e percepções nos diversos momentos por que passa a organização. II - Os respondentes de uma pesquisa de clima organizacional realizam uma sequência de operações bastante complexa – perceber-interpretar-descrever o que veem na empresa – de forma inteiramente consciente, mesmo que se saiba que grande parte da realidade é de fato percebida de forma não consciente e que, mesmo assim, influencia nosso comportamento. III - O clima organizacional não é gerado apenas pelo que as pessoas sentem e pensam, mas também confirmado pelo que as pessoas correspondentemente fazem e, desse modo, é algo que vai das predisposições internas e profundas do indivíduo (valores) às suas manifestações pessoais observáveis (atitudes e comportamentos). IV - O clima é uma característica estanque de uma organização, determinado pela influência de elementos internos como mudanças no corpo diretivo, programas de demissão, benefícios oferecidos, relações chefe subordinado, e externos, como globalização da economia, pacotes econômicos governamentais, desemprego. São corretas APENAS as proposições (A) I e II (B) I, II e III (C) I, II e IV (D) I, III e IV (E) III e IV.

38 16) FCC 2013 BB Autores dedicados ao tema da cultura organizacional costumam convergir no que diz respeito às dimensões componentes desse conceito, que são, (A) religiosa, familiar e sociológica. (B) material, individual e conceitual. (C) coletiva, profissional e hierárquica. (D) motivacional, tecnológica e ideológica. (E) material, psicossocial e ideológica.

39 01 – b 02 – e 03 – c 04 – a 05 – a 06 – b 07 – d 08 – e 09 – a 10 – a
GABATIRO 01 – b 02 – e 03 – c 04 – a 05 – a 06 – b 07 – d 08 – e 09 – a 10 – a 11 – a 12 – e 13 – d 14 – b 15 – b 16 – e


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