A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e."— Transcrição da apresentação:

1

2 PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades. Por meio de contribuições voluntárias, a sociedade se mobiliza, organizando e desenvolvendo projetos e ações sociais para transformar determinada realidade para o bem comum.

3 PROJETO SOCIAL Os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade.

4 PROJETO SOCIAL O Projeto Social nasce do desejo de uma ou varias pessoas de mudar a realidade em que vive. Vários são os Projetos desenvolvidos pelo mundo a fora, todos com o mesmo objetivo: mudar a realidade em que vivem. Para um bom projeto é necessário ter a realidade nas mãos. E assim montar o projeto para mudar.

5 UM PROJETO SOCIAL ENVOLVE!
Mudar, integrar e conquistar a cidadania. Superação dos limites para proporcionar a emancipação Propósito de transformar a realidade Organização / Planejamento Voluntariado

6 Por quê um Projeto Social com Esporte?

7 O Esporte é muito mais do que simplesmente jogar bola!
O Esporte possibilita: Ampliação e enriquecimento dos aspectos motores e físicos; Integração e ampliação das relações sociais; Estimulação cognoscitiva; Vivências relacionadas ao mundo social – vencer, perder, lutar, apoiar, criar, refletir, mudar, respeitar as diferenças, buscar a superação ... Realizar-se Usufruí-lo como lazer ou profissão ....

8 O Esporte é uma produção humana, portanto, passível de ser o que quisermos que ele seja!

9 O Esporte é uma produção humana, portanto, passível de ser o que quisermos que ele seja!
Prazer / Felicidade Lazer Desafio Inclusão Experiência Conhecimento

10 REALIZAÇÃO!

11 O Programa Segundo Tempo no Contexto da Política Nacional

12 Política Nacional e Setorial de Esporte Universalização do Esporte como fator de desenvolvimento humano e como instrumento de inclusão social Resolução CNE nº 10 de 07 março de 2006

13 Princípio Constitucional
“É dever do estado fomentar práticas desportivas formais e não formais como direito de cada um (...)” Constituição Federal; Artigo 217

14 O Programa Segundo Tempo no contexto do Plano Nacional de Desenvolvimento do Esporte – PNDE

15 Apresentação O PNDE integra-se ao esforço empreendido pelo Governo Federal, sob orientação do Presidente Lula, - criando condições para a superação do quadro de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social que caracteriza a estrutura da sociedade brasileira.

16 O PNDE é estruturado a partir de 04 Eixos, Ações e Metas.
Apresentação O PNDE é estruturado a partir de 04 Eixos, Ações e Metas. O PNDE é a síntese das iniciativas do Governo Federal, por meio de seu órgão gestor, o Ministério do Esporte.

17 O Programa Segundo Tempo

18 Concepção do Programa O Segundo Tempo é um programa destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades a serem realizadas no contra-turno escolar.

19 Crianças, adolescentes e jovens, sobretudo, expostos à riscos sociais.
Público Alvo Crianças, adolescentes e jovens, sobretudo, expostos à riscos sociais.

20 Objetivos do Segundo Tempo
Democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social.

21 Objetivos do Segundo Tempo
Oferecer práticas esportivas educacionais estimulando crianças, adolescentes e jovens a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral; Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade.

22 Ações Estratégicas do Programa Segundo Tempo

23 Programa Segundo Tempo
Ações Estratégicas do Programa Segundo Tempo (1) Qualificar e ampliar a abrangência do Programa Segundo Tempo. (2) Assegurar a oferta do Programa Segundo Tempo voltado ao público do ensino médio e superior. (3) Oportunizar aos beneficiados do Programa eventos e programações diferenciadas ao longo do ano. (4) Qualificar e aprimorar a gestão do Programa. 23

24 Programa Segundo Tempo
Ações Estratégicas do Programa Segundo Tempo (5) Qualificar o processo de capacitação de gestores, professores e monitores. (6) Ampliar ações intersetoriais do Programa Segundo Tempo e da Sneed – Rede Criança – Mais Educação! (7) Fortalecer o Esporte Educacional brasileiro. 24

25 AÇÕES ESTRATÉGICAS DA SNEED/ME
Atualizadas em 07/2009

26 Qualificar e ampliar a abrangência do Programa Segundo Tempo;
Qualificar e aprimorar a gestão da SNEED; Consolidar a validação dos impactos e o controle social do PST, fomentando a produção do conhecimento no âmbito do esporte educacional; Fortalecer o esporte educacional brasileiro.

27 Pensando as Futuras Gerações
Educação Cidadania Oportunidades Pensando as Futuras Gerações Respeito Inclusão Esporte e Lazer

28 Obrigado! Coordenação Geral de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Programa Segundo Tempo - CGAPA Gianna Lepre Perim Claudia Bernardo Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Luiz Claudio Reeberg Stanganelli Ricardo Demetrio de Souza Petersen Dirceu Mattos

29 Secretaria Nacional de Esporte Educacional


Carregar ppt "PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google