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Robótica Educacional com Tecnologias Livres

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Apresentação em tema: "Robótica Educacional com Tecnologias Livres"— Transcrição da apresentação:

1 Robótica Educacional com Tecnologias Livres
Robótica Livre Robótica Educacional com Tecnologias Livres Danilo Rodrigues César Novembro 2004

2 Introdução Robótica Mundo Real Intervenção dos Humanos
Multidisciplinar Robótica Educacional ou Pedagógica Ambiente de aprendizagem Professor Computador Transdisciplinar

3 Kits de Robótica Treinamento X Capacitação Preços
Kit Livre 95% mais barato do que o Kit Proprietário Software e Hardware Limitação Produto X Processo

4 Construção do Ambiente de Aprendizagem
Jean Piaget - Construtivista Seymour Papert - Construcionismo Vygotsky – Sócio-Interacionista / Cooperação Sócio-Construtivista

5 Projeto Robótica Livre
Inspirado na Licença GNU - GPL (General License Public) Implementado Escola Municipal Caio Líbano Soares CET / CEFET Itabirito

6 Sustentação Interface de Hardware Livre – IHL
Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC

7 Interface de Hardware Livre - IHL
Baixo Custo Facilidade de Montagem Componentes eletrônicos encontrados em equipamentos obsoletos ou inutilizados de informática ou eletrônica 8 saídas e 4 entradas (Porta Paralela)

8 Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL
S.O. - GNU/LINUX - Libertas SuperLogo, C++, Java, Klogo, Shell Script, Qt Designer ...

9 Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC
Descarte de equipamentos (Lixo Tecnológico) Sensores, motores, engrenagens ...

10 Aplicação do Projeto 4 Grupos (1 Professor e 2 alunos) / 5 Grupos (4 alunos) Dividido em 8 etapas Sensibilização Apresentação do tema Capacitação básica Experimentações Planejamento dos projetos Montagem da Interface Montagem dos projetos Avaliações

11 Resultados Montagem das interfaces Controle de um Robô
Shell Script (LOGO) Demonstração na INFORUSO 2004 Projetos em andamento Conversão de base 10 para 2 – EMCLS Elevador - EMCLS Sucarro – CEFET Itabirito Braço Mecânico – CEFET Itabirito Monitoramento – CEFET Itabirito / EMCLS

12 Conclusões Aprendem, com o desafio de dominar os recursos da Robótica, a construir seu próprio projeto, articulando diversos conteúdos, como matemática, química, física, biologia, entre outras, trabalhando ativamente com seu objeto de interesse, agregando conteúdos escolares com práticas reais/concretas Postura mais ecológica, percebendo que elementos/componentes tidos como lixo podem ser fonte de recursos nos processos de desenvolvimento de novos produtos

13 Conclusões Os conceitos do GPL são praticados, ou seja, compartilham trabalho, informação e conhecimento, contribuindo para o capital intelectual de todo o grupo, além de desmistificarem a falácia de que soluções de baixo custo são soluções de baixa qualidade ou inviáveis Os resultados alcançados são satisfatórios, pois a cada etapa concluída os educandos se mostraram mais motivados com o projeto, dominando competências e habilidades propostas, relacionadas tanto ao conteúdo específico da robótica quanto às dinâmicas de ensino-aprendizagem que direcionam o projeto

14 Conclusões O Produto passa a ter importância a partir do Processo como um todo, instigando a criação de opiniões e o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo

15 Reflexão Despertar o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e criativo Sinônimo de Cooperação, Colaboração, Compartilhamento, Solidariedade e Liberdade

16 Referências CHELLA, Marco Túlio. Ambiente de Robótica Educacional com Logo. FREITAS, Wilmar F.. Utilização de Tecnologia de Groupware no Desenvolvimento de Recursos Humanos: Uma análise comparativa entre dinâmicas disjuntas no ambiente de trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado, Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, 2001. Licenses GNU, LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. LUCENA, Marisa. Um modelo de Escola Aberta na Internet: Kidlink no Brasil. Rio de Janeiro. Ed. Brasport PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Editora Brasiliense,

17 Referências Complementares
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. SORJ, Bernardo. a luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.; Brasília, DF: UNESCO, 2003. Linguagens e interatividade na educação a disttância / Leda Maria Rangearo Fiorentini; Raquel de Almeida Moraes (orgs.) Rio de Janeiro: DP&A, 2003. Ambientes informatizados de aprendizagem: Produção e avaliação de software educativo / Celina Couto de Oliveira, José Wilson da Costa, Mercia Moreira. - Campinas, SP: Papirus, (Série Prática Pedagógica). ProInfo: Informática e formação de professores / Secretaria de Educação a Distância - Volume 1 e 2. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

18 Referências Complementares
ProInfo: Projetos e ambientes Inovadores / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000. DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação / Thomas H. Davenport, Laurence Prusak; tradução Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998. Trabalho, Qualificação e politecnia / Werner Markert (org.) -- Campinas, SP: Papirus, (Coleção Educação e transformação).

19 Esta apresentação foi feita utilizando
Software Livre Libertas – OpenOffice.org Impress

20 Danilo Rodrigues César - danilo@pbh.gov.br
Sites:

21 Gestão do Conhecimento Software Livre na Educação Danilo Rodrigues César Novembro 2004

22 Software Livre e Educação
Cooperação Colaboração Compartilhamento Solidariedade Liberdade

23 Grupos e Projetos Debian Jr.
OFSET (Organization for Free Software in Education and Teaching) Enciclopédia Universal Livre Robótica Livre

24 Softwares e Aplicativos Educacionais
KLogo Dr. Geo Ggradebook GNU Typist Gnuteca Sagu ware

25 Processos X Produtos

26 Sociedade da Informação
A informação em qualquer sociedade é relevante Produzir o conhecimento

27 Sociedade do Conhecimento
Conhecimento científico desenvolve a capacidade de inovação tecnológica

28 Sociedade Capitalista de Consumo de Bens Tecnológicos
Ponto de vista Sociológico Comunicação, a qualidade de vida e as relações econômicas e sociais são mediadas por serviços e produtos tecnológicos que incorporam o conhecimento científico

29 Educação, Informação, Ciência e Tecnologia
Fontes decisivas de criação de valor na economia Os recursos educacionais, informacionais e tecnológicos caracterizam-se por uma distribuição extremamente desigual pelo mundo (Unesco, 1999)

30 Exclusão Digital Desigualdade Social
Não se expressa somente no acesso ao bem material Na capacidade do usuário de retirar, a partir de sua capacitação intelectual e profissional, o máximo proveito das potencialidades oferecidas por cada instrumento de comunicação e informação

31 Capacitação X Treinamento

32 Aprender a Aprender Nem todas as potencialidades oferecidas pelos recursos tecnológicos e de linguagem estão totalmente compreendidas e incorporadas aos novos projetos educacionais Multiplicidade de meios, materiais e linguagens que se renovam a cada dia sob o impacto das tecnologia da comunicação e informação Redefinições e reconfigurações na relação de aprendizagem


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