Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuana Brazil Alterado mais de 9 anos atrás
1
Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA
2
Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente corretas mas pouco utilizadas em situações realmente comunicativas e reais fora da sala de aula → a comunicação (como um todo) requeria mais do que simplesmente o conhecimento das regras.
3
“Ser competente comunicativamente falando vai além do conhecimento linguístico que o indivíduo pode ter.” (Hymes, 1970)
4
Ser competente comunicativamente engloba: Competência cultural (países, população, tradições, costumes e hábitos); Competência sociolinguística - uso de uma linguagem mais formal ou informal; Competência discursiva - capacidade de construir ou interpretar textos no seu conjunto; Competência estratégica - capacidade de usar estratégias apropriadas para compensar deficiências: falar lentamente, repetir etc.;
5
Abordagem Comunicativa (Brown, 2001) Professor → mediador da aprendizagem; promove situações efetivas de uso da língua; atua como um conselheiro dos aprendizes; encoraja a cooperação e a comunicação entre os alunos (atividades, jogos e dramatizações); trabalha os erros como algo construtivo. Ganham maior importância, os contextos social e cultural e as interações aluno-aluno.
6
Referência bibliográfica : JALIL, S. A.; PROCAILO, L. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba/SC: PUC-PR.
7
Obrigada! Alessandra e Grasiele CEFET/MG Letras
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.