A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HEAL / DAE/ Setor de evangelização Maio 2014 Lucrécia Valle “ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Jesus (Mc 16:15)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HEAL / DAE/ Setor de evangelização Maio 2014 Lucrécia Valle “ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Jesus (Mc 16:15)"— Transcrição da apresentação:

1 HEAL / DAE/ Setor de evangelização Maio 2014 Lucrécia Valle “ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Jesus (Mc 16:15)

2 DAE - DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL COORDENAÇÃO DO DAE  SETOR DE FLUIDOTERAPIA, MEDIUNIDADE, ATENDIMENTO FRATERNO, PILAR DE LUZ E ACOLHIMENTO, PROGRAMA RENASCER, REFLEXÃO MUSICAL, EVANGELIZAÇÃO.  COORDENAÇÃO DO SETOR DE EVANGELIZAÇÃO  Atividades - público interno: segunda a sábado (9 equipes) Estudo das Parábolas, Pérolas de Jesus, Temático, Livro: Luz Imperecível (Horário - 19:30 às 20:30 h)  Atividades – público externo: (3 equipes) - quarta-feira (reunião pública) - domingo (reunião pública, evangelização infantil)  Atividades – público voluntariado: domingo (1 equipe) (estudo minucioso do evangelho)  Atividades – público CETAS: sexta feira (1 equipe) (Horário - 14 às 15 h)  MORADIA ASSISTIDA - diversos

3 Terça-feiraQuinta-feiraSábado “Pérolas” de JesusLivro: Luz Imperecível e Temático Parábolas Público Alvo: clientes das Unidades Renovar 1A, 1B e 3 (F EMININO ) Local: Sala de Musicoterapia / Terapia Ocupacional Estudos: Segunda-feiraQuarta-feiraSexta-feira “Pérolas” de JesusParábolasTemático Público Alvo: clientes das Unidades Renovar 2 e 4 (M ASCULINO ) Local: Sala de Musicoterapia / Terapia Ocupacional Estudos:

4 Segunda-feiraQuarta-feiraSexta-feira Parábolas“Pérolas” de JesusTemático Público Alvo: clientes das Unidades Harmonia 1 e 2 Local: Sala de TV da Unidade A cada quinze dias a equipe se reveza em atendimento às alas femininas e masculinas. Estudos: Obs.: Informações sobre as unidades de internação e sobre o hospital podem ser obtidas no artigo “História de Formação do HEAL”, disponível no site do hospital www.heal.org.br – DAE – estudos DAE Público Alvo: clientes do CETAS Local: Sala de grupo (externo) Estudos: Passagens bíblicas, temas doutrinários, etc. Sexta-feira – à tarde

5 Palestras públicas: abertas à comunidade, voluntários, pacientes egressos, etc Local: Salão Bezerra de Menezes Dias: Domingos (início às 19:00h) e quartas feiras (início às 19:30 h) Após as reuniões são oferecidos passes aos participantes. Temáticas estudas: vide site do Heal. Aos domingos ocorre, também, reuniões de evangelização infantil (início às 19:00h).

6 Evangelizar em um ambiente psiquiátrico (ou em qualquer outro lugar), à luz dos ensinos dos Espíritos Superiores, é vê-los como Espírito imortal na estrada da vida, em sofrimento, muito próximo a nós. Nesta hora, é preciso mover-se de íntima compaixão e auxiliar, sem julgamentos, nem exposições da dor alheia, mas sim manifestando o afeto que fale ao espírito. Se o toque na alma acontecer, a busca por entendimento e conceitos chegará num momento posterior facultando um reencontro com a espiritualidade, provocando o movimento necessário de mudança, nesta ou noutra vida.

7 Nesta tarefa é urgente levar consolo e esperança, pois muitos destes perderam a vontade de viver. Necessário, também, cuidar dos recursos didáticos, lembrando das variações nos quadros patológicos apresentados. Pode-se usar material lúdico, tendo o cuidado de não infantilizar; músicas que elevam; imagens e palavras que toquem a alma e promovam elevação vibratória; não se descuidar da busca pelo conhecimento evangélico/ doutrinário. Ter o cuidado de não levar e não usar materiais capazes de ferir ou machucar.

8  O preparo íntimo do evangelizador é imprescindível.  deve munir-se de recursos que envolvam, sensibilizem, despertem e tornem agradável o momento da evangelização;  é preciso construir uma atmosfera de confiança, recheada de palavras de bom ânimo, conforto, respeitando uns aos outros e sempre buscando o amparo da Espiritualidade Benfeitora, que ali se encontra em nome de Deus;  embora a tarefa seja feita à luz da doutrina espírita, é preciso respeitar a religiosidade de cada um e sua forma de conexão com a divindade e sua expressão de espiritualidade. MOMENTO DE VERDADEIRA COMUNHÃO ESPIRITUAL.

9 Durante a internação, momento delicado na vida do ser, é possível ouvir frases e expressões carregadas de dor e sofrimento, muitas vezes manifestas através de vibrações e sinais reativos de raiva, choro, rancor, revolta, além de palavras que podem ferir a quem ouve, deixando vir à tona marcas de suas histórias de vida. É importante entender que aquela criatura ferida é teu irmão em humanidade. Nesta hora, então, é momento da manifestação real da vivência do evangelho, ou seja: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15:12). Este será o momento ímpar da evangelização: a vivência!

10 Em nossa condição humana atual, talvez não consigamos alcançar a profundidade da transformação ocorrida a nível espiritual na alma destes irmãos, que momentaneamente estagiam na dor do sofrimento mental. Cremos, no entanto, que as lições do evangelho são capazes de promover a higienização psíquica em o campo mental das criaturas, sendo esta, talvez, a primeira resposta e possibilidade do ser, favorecendo o entendimento e compreensão das dores e aflições íntimas vividas por cada qual. Higienizado e limpo, surge um plano psíquico favorável à promoção do autoencontro e deste, a abertura para a provocação de mudanças íntimas, compreensão de que todos somos instrumentos ativas na construção da própria vida e responsáveis pelos próprios atos e escolhas.

11 Ressaltamos que a evangelização pode ser vista como uma proposta terapêutica para a alma. Este olhar faculta o entendimento das possibilidades de recepção dos ensinamentos evangélico-doutrinários. Por analogia, é como se no espírito existissem “receptores sensoriais” capazes de se ligar às lições de esperança, misericórdia e amor de Deus, convertendo-as em sinais ou energias capazes de serem entendidas e assimiladas pela alma. Assim toda gota de amor que verte sobre aqueles corações, são possibilidades reais de melhoria no terreno íntimo.

12 Quando acolhemos o “ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16:15) é preciso munir-se de fé, confiança em Deus e arregimentar valores morais e espirituais para que esta empreitada de amor seja feita com caridade, no trabalho e serviço em nome de Deus, sabendo que estaremos como semeadores a semear a semente divina. Esta semente de luz cairá no terreno íntimo do coração do outro, mas irá com parcela de nosso magnetismo (o que estamos oferecendo?); a germinação, no entanto, dependerá da individualidade de cada qual para que o crescimento, floração, frutificação se faça ao tempo de cada um.


Carregar ppt "HEAL / DAE/ Setor de evangelização Maio 2014 Lucrécia Valle “ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Jesus (Mc 16:15)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google