A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA POLÍTICA Para o filósofo Jean Pierre Vernant a Filosofia é filha da Pólis, pois nasceu nas discussões e debates nas praças onde os cidadãos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA POLÍTICA Para o filósofo Jean Pierre Vernant a Filosofia é filha da Pólis, pois nasceu nas discussões e debates nas praças onde os cidadãos."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA POLÍTICA Para o filósofo Jean Pierre Vernant a Filosofia é filha da Pólis, pois nasceu nas discussões e debates nas praças onde os cidadãos gregos definiam os rumos da sociedade.

2 POLÍTICA E PODER O estudo do domínio social
Política – do grego polis (cidade estado) – designa o campo da atividade humana que se refere à cidade, ao estado, à administração pública e ao conjunto dos cidadãos. O nascimento da filosofia e o desenvolvimento da pólis são fenômenos interligados. Para Aristóteles o homem é um animal político, porque na sua concepção, a própria razão é, essencialmente política. Por isso se diz que a Filosofia é filha da pólis.

3 DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA POLÍTICA
É o campo de reflexão filosófica que, historicamente, se ocupou do fenômeno político e das características que os distinguem dos demais fenômenos sociais, analisando as instituições e práticas da sociedade políticas existentes. Temáticas Básicas Poder Estado Regimes políticos Formas de governos Participação dos cidadãos na vida pública.

4 CONCEITO ANTIGO E MODERNO DE POLÍTICA
Conceito Moderno Para Aristóteles a política era uma continuação da ética só que aplicada à vida pública. No conceito grego a política é a realização do bem comum. Este conceito permanece até nossos dias, mas ainda como um ideal a ser alcançado. Para Norberto Bobbio, o conceito moderno de política está estreitamente ligado ao de poder. Este conceito é enfatizado por Harold Laswell e Abraham Kaplan quando afirmam que “política é o processo de formação, distribuição e exercício do poder.

5 O FENÔMENO DO PODER PODER
Bertrand Russell ( ) Do Latim potere, posse, “poder de ser capaz de”. Faculdade, capacidade, força ou recurso para produzir certos efeitos. Dizemos: O poder da palavra O poder do remédio O poder da imprensa O poder do presidente “Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados”.

6 O PODER DIVIDE-SE EM DUAS CATEGORIAS
O PODER DO HOMEM SOBRE A NATUREZA O PODER DO HOMEM SOBRE OUTROS HOMENS

7 O PODER DO HOMEM SOBRE OS OUTOS HOMENS É O PODER SOCIAL
O PODER DO HOMEM SOBRE OS OUTOS HOMENS É O PODER SOCIAL É ESTE PODER QUE INTERESSA PARA A FILOSOFIA POLÍTICA Movimentos sociais Direitos lutas Movimento Estutantil Partidos políticos interesses ideologias governos Movimento sindical

8 AS TRÊS FORMAS DE PODER 1- PODER ECONÔMICO: Utiliza a posse de certos bens socialmente necessários para induzir aqueles que não o possuem a adotar determinados comportamentos, como, por exemplo, realizar determinado trabalho.

9 2- Poder Ideológico: Utiliza a posse de certas ideias, valores, doutrinas para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir.

10 3- Poder Político: Utiliza a posse dos meios de coersão social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade.

11 ESTADO INSTITUIÇAÕ QUE ESTABELECE REGRAS DE CONVIVÊNCIA
O estado é uma das mais complexas instituições sociais criadas e desenvolvida pelos homens ao longo da história Estado do latim, status (estar firme). Para Max Weber ( ) Diz que o estado é a instituição política dirigida por um governo soberano e reivindica o monopólio do uso legítimo da força física em determinado território, subordinando da sociedade que nela vivem.

12 FUNÇÃO DO ESTADO NA CONCEPÇÃO LIBERAL
Agir como mediador de conflitos entre os diversos grupos sociais. O estado deve promover a conciliação dos grupos sociais, amortecendo os choques dos setores divergentes. A função do estado é promover a harmonia entre os grupos rivais preservando o interesse do bem comum. Pensadores liberais John Locke Rosseau

13 O ESTADO NA CONCEPÇÃO MARXISTA
Karl Marx Frederich Engels O estado não é um simples mediador de grupos rivais, mas sim uma instituição que interfere nesta luta de modo parcial, quase sempre tomando partido das classes dominantes. A função do estado é garantir o domínio de classe.

14 Sociedade civil e estado
Sociedade Civil Largo campo de relações sociais que se desenvolvem fora do poder institucional do Estado Fazem parte da Sociedade Civil: Sindicatos, Empresas, Escolas, Igrejas, Associações, Movimentos sociais e populares, Associações culturais...

15 PARTIDO POLÍTICO Devem atuar como ponte entre a sociedade civil e o estado pois não pertencem por inteiro nem à sociedade, nem ao Estado. Cabe aos partidos políticos captar os desejos e aspirações da sociedade civil e encaminhá-las para o campo da decisão política no estado.

16 CONFORME A ÉPOCA E O LUGAR, O TIPO DE RELAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL VARIA BASTANTE.
Podem tender para um esquema fechado: Ditaduras- autoritarismos- fim da democracia e da participação popular – opressão. Ou para um esquema aberto evidenciado pela: Participação popular, democracia, respeito aos direitos humanos e a liberdade de expressão.

17 Bibliografia Fundamentos da Filosofia História e grandes temas Autor: Gilberto Contrin Síntese: Professor Paulo Roberto Batista


Carregar ppt "FILOSOFIA POLÍTICA Para o filósofo Jean Pierre Vernant a Filosofia é filha da Pólis, pois nasceu nas discussões e debates nas praças onde os cidadãos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google