A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Gonzaga Professora Vívian 1º ANO Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Gonzaga Professora Vívian 1º ANO Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Gonzaga Professora Vívian 1º ANO Ensino Médio

2 Avaliações Prova Integrada – Questões interpretativas
Prova em sala de aula – Questões gramaticais Atividades em sala de aula

3 LINGUAGEM O que é linguagem ? A linguagem é própria do ser humano ?
Quais os diferentes tipos de linguagem de que o homem dispõe para se comunicar?

4 LINGUAGENS: GESTOS O CORPO FALA.

5 LINGUAGENS: GESTOS O CORPO FALA.

6 GESTOS E CULTURA EU JURO! ELE ESTÁ BÊBADO! DESCULPA! ACABOU! PERFEITO!
NADA!

7 LINGUAGENS: DANÇA O CORPO FALA. DÉBORA COLKER EM “CASA” (1999)
COREOGRAFIA VASOS DO ESPETÁCULO “4 POR 4” (2002) O CORPO FALA.

8 LINGUAGENS: ESCULTURA
“Guiado pela minha primeira inspiração (Dante), imaginei um outro pensador, um homem nu, sentando em uma rocha, os pés encolhidos, ele sonha. O pensamento fértil devagar se desenvolve em seu cérebro. Ele não é mais um pensador, ele é criador.” Auguste Rodin A ESCULTURA TATEIA. “O Pensador” (Auguste Rodin)

9 LINGUAGENS: LITERATURA
Vôo Alheias e nossas as palavras voam. Bando de borboletas [multicolores, Voam as palavras como águias imensas. Como escuros morcegos como negros abutres, Oh! Alto e baixo em círculos e retas acima de nós, em redor [de nós as palavras voam. E às vezes pousam. (Cecília Meireles) A POESIA SURPREENDE.

10 LINGUAGENS: LITERATURA
Paulo Leminski "Para o zen budismo, a lua na água é um símbolo da impermanência de todas as coisas.“ Paulo Leminski

11 LINGUAGENS: MÚSICA ADRIANA CALCANHOTO JOTA QUEST A MÚSICA IRRADIA.

12 O TEATRO ENCENA O VERBAL, O VISUAL E O SONORO.
LINGUAGENS: TEATRO Fernanda Montenegro ao lado de Fernando Torres, em cena da peça "Dias Felizes" (1985/6). O TEATRO ENCENA O VERBAL, O VISUAL E O SONORO.

13 LINGUAGENS: CINEMA O CINEMA MOVIMENTA. “TEMPOS MODERNOS”
“O AUTO DA COMPADECIDA”

14 LINGUAGENS: PINTURA A PINTURA IMPRIME.
"Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr-do-sol, quando o céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei-me na cerca, extremamente cansado - sobre o fiorde preto azulado e a cidade estendiam-se sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de medo - podia sentir um grito infinito atravessando a paisagem." (Edvard Munch – “O Grito)

15 LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E DESENHO
A FOTOGRAFIA FLAGRA. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

16 LINGUAGENS: CHARGE “Rio Balavilha”

17 LINGUAGENS: QUADRINHOS

18 LINGUAGENS: TRÂNSITO

19 LINGUAGEM É... ... a atividade humana que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências. Seu uso ocorre na interação social e pressupõe a existência de interlocutores*. São exemplos de diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano as línguas, a pintura, a dança, os logotipos, os quadrinhos, os sistemas gestuais, entre outros. * Interlocutor: cada um dos participantes de um diálogo.

20 USAMOS A LINGUAGEM PARA...
...pedir ou transmitir informações na maior parte do tempo, mas, além do intuito comunicativo, a linguagem deve dar conta também das necessidades subjetivas, que se expressam nas palavras, nos sentimentos, nas sensações, nas emoções. “A linguagem é um fato exclusivamente humano, um método de comunicação racional de idéias, emoção e desejos por meio de símbolos produzidos de maneira deliberada.” Rabaça & Barbosa (1987, p. 367)

21 TIPOS DE LINGUAGEM As diferentes linguagens representam uma dada realidade por meio de signos, isto é, de sinais que significam. Assim, dependendo dos sinais utilizados, pode-se falar em duas formas de linguagem: 1. VERBAL: aquela que utiliza a língua (oral ou escrita), que tem a palavra, ou signos lingüísticos, por sinal.

22 TIPOS DE LINGUAGEM NÃO-VERBAL: aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, como a música, que tem o som por sinal, a dança, que tem o movimento por sinal, a mímica, que tem o gesto por sinal, a pintura, a fotografia e a escultura, que têm a imagem por sinal etc. “A leitura não-verbal é uma maneira peculiar de ler: visão/leitura, espécie de olhar tátil, multissensível (...). Não se ensina como ler o não-verbal: exige uma leitura, se não desorganizada, pelo menos sem ordem estabelecida, convencional ou sistematizada.” Ferrara (1996, p. 19.)

23 TODA LÍNGUA É UM CÓDIGO, MAS NEM TODO CÓDIGO É UMA LÍNGUA.
LÍNGUA E CÓDIGO CÓDIGO: sistemas de sinais ou símbolos preestabelecidos entre os interlocutores para comunicar suas idéias. LÍNGUA: sistema de representação socialmente construído, constituído por signos (sinais que significam) lingüísticos. TODA LÍNGUA É UM CÓDIGO, MAS NEM TODO CÓDIGO É UMA LÍNGUA.

24 O VALOR SIMBÓLICO DA LINGUAGEM
“As linguagens utilizadas pelos seres humanos pressupõem conhecimento, por parte de seus usuários, do valor simbólico dos seus signos. Se não houvesse acordo com relação a esse valor, ou seja, se não fosse possível aos usuários de uma mesma linguagem identificar aquilo a que determinado signo faz referência, qualquer interação através da atividade da linguagem ficaria prejudicada, pois não haveria comunicação.” Abaurre & Pontara (2006, p. 3)

25 O VALOR SOCIAL DA LINGUAGEM
“Tudo o que ser humano alcançou de crescimento cultural está ligado à linguagem. Sem ela, a cultura não existiria, e os conhecimentos não poderiam ser transmitidos de geração para geração. A linguagem torna possível o desenvolvimento e a transmissão de culturas, bem como o funcionamento eficiente e o controle dos grupos sociais.” Campedelli & Souza (1998, p. 10)

26 ENEM Nos últimos anos, o que mais caiu na prova de Linguagens foi a interpretação de texto. Também costumam ser cobrados os conteúdos de literatura, gramática (principalmente relacionada à semântica), identificação de norma culta e popular, funções de linguagem, figuras de linguagem e gêneros textuais.

27 Luciana trabalha em uma loja de venda de carros
Luciana trabalha em uma loja de venda de carros. Ela tem um papel muito importante de fazer a conexão entre os vendedores, os compradores e o serviço de acessórios. Durante o dia, ela se desloca inúmeras vezes da sua mesa para resolver os problemas dos vendedores e dos compradores. No final do dia, Luciana só pensa em deitar e descansar as pernas. Na função de chefe preocupado com a produtividade (número de carros vendidos) e com a saúde e a satisfação dos seus funcionários, a atitude correta frente ao problema seria a) propor a criação de um programa de ginástica laboral no início da jornada de trabalho. b) sugerir a modificação do piso da loja para diminuir o atrito do solo e reduzir as dores nas pernas. c) afirmar que os problemas de dores nas pernas são causados por problemas genéticos. d) ressaltar que a utilização de roupas bonitas e do salto alto são condições necessárias para compor o bom aspecto da loja. e) escolher um de seus funcionários para conduzir as ativdades de ginástica laboral em intervalos de 2 em 2 horas.   

28 E-mail com hora programada Redação INFO, 28 de agosto de 2007.
Agende o envio de s no Thunderbird com a extensão SendLater Nem sempre é interessante mandar um na hora. Há situacões em que agendar o envio de uma mensagem é util, como em datas comemorativas ou quando o serve para lembrar o destinatário de algum evento futuro. O Thunderbird, o ótimo cliente de do grupo Mozilla, conta com uma extensão para esse fim. Trata-se do SendLater. Depois de instalado, ele cria um item no menu de criação de mensagens que permite marcar o dia e a hora exatos para o envio do . Só há um ponto negativo: para garantir que a mensagem seja enviada na hora, o Thunderbird deverá estar em execução. Senão, ele mandará o somente na próxima vez que for rodado. Disponivel em: Acesso em: 18 fev (adaptado).

29 2. Considerando-se a função do SendLater, o objetivo do autor do texto E-mail com hora programada é
a) eliminar os entraves no envio de mensagens via . b) viabilizar a aquisição de conhecimento especializado pelo usuário. c) permitir a seleção dos destinatários dos textos enviados. d) controlar a quantidade de informações constantes do corpo do texto. e) divulgar um produto ampliador da funcionalidade de um recurso comunicativo.

30 Questões Defina linguagem. Exemplos de linguagem.
- Diferença entre linguagem verbal e não-verbal.


Carregar ppt "Colégio Gonzaga Professora Vívian 1º ANO Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google