A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A moeda hispânica A moeda chega à Hispânia por influência da colonização grega do Mediterrâneo Ocidental. As primeiras moedas peninsulares foram cunhadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A moeda hispânica A moeda chega à Hispânia por influência da colonização grega do Mediterrâneo Ocidental. As primeiras moedas peninsulares foram cunhadas."— Transcrição da apresentação:

1 A moeda hispânica A moeda chega à Hispânia por influência da colonização grega do Mediterrâneo Ocidental. As primeiras moedas peninsulares foram cunhadas em finais do século V a.C. em Emporion, mas a difusão deste meio de pagamento só começa a ganhar importância no séc. III a.C A prática de cunhar moeda ganha amplitude com a Segunda Guerra Púnica ( a.C.), impelida pelas necessidades de financiamento das partes beligerantes.

2 A moeda hispânica Na primeira metade do sec.II a.C., obedecendo a imperativos de natureza fiscal (ou militar?), cunharam-se os primeiros denários com legendas ibéricas seguindo o padrão do denário romano (c. 3,98 g) Emissões ibéricas e celtibéricas da Citerior

3 A moeda hispânica Cunhagens da Hispania Ulterior com legendas dos alfabetos púnico, ibérico do Sul e latino

4 A moeda hispânica Cunhagens cívicas romanas (44 a.C.-54 d.C.)
Associadas à colonização e à promoção jurídica das cidades indígenas, sobretudo a partir de Augusto

5 A moeda hispânica No territorio actualmente português identificaram-se vários centros emissores que bateram moeda de bronze e de chumbo entre meados do séc. II a.C. e os finais do séc.I a.C.: Baesuris (Castro Marim), Balsa (Tavira), Beuipum/Salacia (Alcácer do Sal), Cilpes (Silves), Ipses (Vila Velha, Alvor), Liberalitas Iulia Ebora (Évora), Myrtillis (Mértola), Ossonoba (Faro), Pax Iulia (Beja) e Sirpens (Serpa).


Carregar ppt "A moeda hispânica A moeda chega à Hispânia por influência da colonização grega do Mediterrâneo Ocidental. As primeiras moedas peninsulares foram cunhadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google