A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria Luiza Carvalho Echevenguá

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria Luiza Carvalho Echevenguá"— Transcrição da apresentação:

1 Maria Luiza Carvalho Echevenguá
Psicologia Aplicada Maria Luiza Carvalho Echevenguá

2 DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL
A psicologia do desenvolvimento (Zigler, 1963), é o estudo das modificações do comportamento, ao longo do tempo, através das mudanças na forma e na organização das respostas. O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado (características próprias e o seu próprio ritmo de desenvolvimento) Comportamento humano é sigular.

3 DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL
“é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior”.(Piaget).

4 DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL
Maturidade(emocional, social, física e intelectual) Desenvolvimento mental(ampliação dos horizontes, aumento da capacidade para lidar com abstrações e símbolo, capacidade de atenção e concentração por períodos cada vez mais longos, declínio do devaneio e fantasia, desenvolvimento da memória, aumento da capacidade de raciocínio)

5 DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL
Períodos do desenvolvimento mental Jean Piaget ( ) : 0-2 anos- período Sensório- motor: *percebe o ambiente e age sobre ele, *desenvolvimento da consciência do próprio corpo, *desenvolvimento da inteligência.

6 DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL
2-7 anos período pré-operatório: *desenvolvimento da linguagem (2 anos); *socialização da ação (atividades de faz de conta, desenhos, sonhos); *desenvolvimento do pensamento, a partir do pensamento verbal (porquês, causa/efeito); *animismo e artificialismo; * desenvolvimento da intuição.

7 DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL
7-12 anos- período das operações concretas: *Desenvolvimento do pensamento lógico sobre coisas concretas; *compreensão das relações entre coisas e capacidade para classificar objetos; *aparecimento das noções de substância, peso e volume

8 DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL
12 anos- operações formais: *forma e entende conceitos abstratos; *pensamento concreto. Juventude: projeto de vida : *personalidade começa a se formar( 8 a 12 anos); *Na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha então para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo.

9 DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano: *Hereditariedade -carga genética estabelece o potencial do indivíduo, inteligência =condições do meio; *Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico; *Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento; * Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

10 DESENVOLVIMENTO HUMANO E MENTAL
Aspectos do desenvolvimento humano: *físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica; *intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio; *afetivo-emocional – é o modo de o indivíduo integrar as suas experiências (sexualidade); *social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.

11 origem nos escritos de Platão e Aristóteles
Processos cognitivos Cognição: origem nos escritos de Platão e Aristóteles acto ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento, linguagem e lingua, signo e significado.

12 Processos cognitivos Atenção: *intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles; *atenção concentrada X estímulos simultaneamente; *não seria possível e necessário responder a todos os estímulos.

13 Processos cognitivos *consiste na aquisição, interpretação, seleção e
Percepção: *função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas; *consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; *percepção do mundo é diferente para cada um de nós; *novas informações---percepção se altera.

14 Processos cognitivos Memória:
*memória humana focaliza coisas específicas; *deteriora-se com a idade; *é a base do conhecimento; *processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas idéias– decisões diárias.

15 Processos cognitivos Raciocínio:
*operação lógica, discursiva e mental; *1 ou + proposições para concluir através de mecanismos de comparações e abstrações = respostas verdadeiras, falsas ou prováveis; * premissas chegamos a conclusões.

16 Processos cognitivos Juízo:
*conduzem ao pensamento lógico objetivando alcançar uma integração significativa; *possibilite uma atitude racional frente as necessidades do momento.

17 Processos cognitivos Imaginação:
*capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos.

18 Processos cognitivos Pensamento:
*que permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele; *forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e Desejos; *expressão mais "palpável“.

19 Processos cognitivos Linguagem e língua:
*linguagem diz respeito à capacidade ou faculdade de exercitar a comunicação; *língua ou idioma refere-se a um conjunto de palavras e expressões usadas por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).

20 Processos cognitivos Signo e significado:
*Signo= significante + significado *Significado= idéia ou conceito (inteligível).

21 Desenvolvimento emocional:
desenvolvimento do psiquismo humano tem início ainda no ambiente intra-uterino; desenvolvimento emocional saudável, necessita de um ambiente acolhedor; relações que a criança vai estabelecendo com os adultos em seu ambiente, vão se desenvolvendo os padrões afetivos.

22 Personalidade termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a "personagem“; personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos (individualidade pessoal e social); formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo; a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais.

23 Estruturas da personalidade:
As condições genéticas(temperamento) e a influência do meio (caráter) caracteriza a personalidade do indivíduo; 1920 Freud === modelo dinâmico da estruturação da personalidade: Id, Ego e Supergo

24 Personalidade Id: representa os processos primitivos
do pensamento; Contém nossos pensamentos e desejos de recompensa mais primitivos, de caráter sexual e perverso. Ego: alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e Morais. É o lado consciente, conciliador e equilibrador. Superego: , representa os pensamentos morais e éticos, adquiridos no meio familiar, vizinhança, escola, igreja, sociedade.

25 Personalidade e seus traços:
Paranóide (neurótico): *indivíduo frio, rigidez comportamental,é vingativo; *alimenta suspeitas injustificáveis, ciúmes exagerado; *excessiva importância de si mesmo, tendência em culpar os outros por erros; *possui desconfiança exagerada.

26 Personalidade e seus traços:
Esquizóide (neurótico): *não se perturbam com elogios ou críticas , timedez excessiva; *tendência ao isolamento e o distanciamento sociais; *excessiva sensibilidade em ser desprezado, guardar rancores; *auto valorizar excessivamente, preocupações com fofocas;

27 Personalidade e seus traços:
Epileptóide (epilético): *irritabilidade, explosividade, agressividade; *instabilidade de humor, uso de agressividade verbal e ou física.

28 Personalidade e seus traços:
Histeróide (histérico ou histrinico): *exagera seus pensamentos e sentimentos, acessos de mau humor, lágrimas e acusações sempre que percebem não serem o centro das atenções ou quando não recebem elogios e aprovações ; *pessoas freqüentemente animadas e dramáticas, tendendo sempre a chamar atenção sobre si.

29 Personalidade e seus traços:
Astenóide (astenico): *fatigabilidade fácil; *baixo nível de energia, falta de entusiasmo; *pessimismo, incapacidade para o prazer; *sentimento de menos valia; *falta de confiança.

30 Personalidade e seus traços:
Obsessivo(anancástica): *perfeccionismo, rigoroso e disciplinado consigo e exigente com os outros; *formal, intelectualizada, detalhista; *costuma ser reservado, dominador e inflexível. *dificilmente está satisfeito com seu próprio desempenho.

31 Personalidade e seus traços:
ciclóide (ciclotímico): *duas variedades: hipomaníaca e a pessimista angustiosa; *Hipomaníaca (indivíduos eufóricos, expansivos, comunicativos, simpáticos, sintonizando facilmente com qualquer ambiente); *pessimista angustiosa (céticos e de exagerada crítica, tendentes ao rancor.Trabalham pouco e raramente se mostram otimistas. O que é comum é a inatividade, o parasitismo, terminando, algumas vezes, com o suicídio).

32 Personalidade e seus traços:
hipocondróide (hipocondríaca):

33 Personalidade e seus traços:
Psicopático (psicopata): *agem somente em benefício próprio; *desprovidos do sentimento de culpa e dificilmente estabelecem laços afetivos com alguma pessoa; *auto-estima muito elevada; *mentir, enganar e manipular.

34 Personalidade (Traços da sexualidade)
Voerismo (Voyeurismo): *ato de observar pessoas, geralmente estranhos, sem suspeitar que estejam sendo observados, que podem estar nus, despindo-se ou em atividade sexual. *excitação sexual

35 Personalidade (Traços da sexualidade)
Exibicionista: *forma de excitação erótica, a mesma é proveniente da exposição dos órgãos genitais; *2 maneiras: a primeira como um jogo erótico a pessoa para qual o exibicionista irá expor seu órgão genital está consciente do ato.

36 Personalidade (Traços da sexualidade)
Masoquista: *satisfação ou prazer sexual através do sofrimento físico e ou moral. Sádico?

37 Personalidade (Traços da sexualidade)
Incesto: *satisfação ou prazer sexual com filhos.

38 Personalidade (Traços da sexualidade)
Pedofilia: *atração sexual de um indivíduo adulto está dirigida primariamente para crianças pré-púberes ou não.

39 Personalidade (Traços da sexualidade)
Zoofilia: * É o envolvimento sexual de seres humanos com outras espécies de animais.

40 Personalidade (Traços da sexualidade)
Travestismo: *Os travestis são pessoas que gostam de se vestir como membros do sexo oposto e fazem isto de modo Elaborado; *De modo geral os travestis tendem a estar contentes com o seu próprio sexo e papel sexual e não experimentam papel de identidade sexual.

41 Personalidade (Traços da sexualidade)
Homossexualismo: *define-se por atração física, emocional, estética e espiritual(caso especificamente humano) entre seres do mesmo sexo; *lésbicas;

42 Personalidade (Traços da sexualidade)
Bissexualismo: * O bissexualismo é a preferência sexual de uma pessoa por ambos os sexos: tanto por homens como mulheres.

43 Adolescência *adolescente vê-se diante de três lutos:- pelo corpo
*período do desenvolvimento humano 10 aos 19 anos de idade; *defini sua identidade em três níveis: sexual, profissional e ideológico; *adolescente vê-se diante de três lutos:- pelo corpo infantil,- pelo papel e identidade infantis,- pelos pais da infância;

44 Adolescência *caracteriza-se: - tendência grupal;
- necessidade de intelectualizar e fantasiar; - desestruturação corporal; - atitude social reivindicatória; - constantes flutuações do humor e estado de ânimo; - comportamento impulsivo, rebelde, critico, arrogante; - desafio à autoridade dos pais

45


Carregar ppt "Maria Luiza Carvalho Echevenguá"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google