A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literatura ... ÉPOCA – IDADE MÉDIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literatura ... ÉPOCA – IDADE MÉDIA"— Transcrição da apresentação:

1 Literatura ... ÉPOCA – IDADE MÉDIA
Primeiro Período Medieval:TROVADORISMO - SÉCULOS XII, XIII E XIV Segundo Período Medieval: HUMANISMO – SÉCULOS XV E XVI

2 Origens da Literatura Portuguesa - Contexto Histórico
Origem de Portugal Reconquista da península Ibérica Surge a linguagem de Portugal e Galiza (galego-portuguesa) As Cruzadas Feudalismo Sociedade da Época Teocentrismo

3 Origens da Literatura Portuguesa - Contexto Histórico
Clero Nobreza Sociedade da Época Senhor feudal Livres e servos

4 Origens da Literatura Portuguesa - Contexto Histórico
Início da expansão ultra marítima e do desenvolvimento Náutico Conquistas coloniais ○ Conquista de Ceuta ○ Descoberta da Ilha da Madeira ○ A costa oeste da África ○ Vasco da Gama chega à Índia Fundação da universidade de Coimbra Dinastia de Avis • As guerras - controle de terras • A fome • As epidemias • O surgimento – Burguesia (Renascimento comercial) Decadência do sistema Feudal

5 Trovadorismo O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional. Provença(Sul da França) Poeta = trouvère em Português: trovador - trouver (achar) Origem “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia” De: Paio Soares de Taveirós / 1198 (?).

6 Trovadorismo Refrão Maestria A poesia Divisão
Na época – poemas eram feitos para serem cantados acompanhados de: cítara, viola, flauta, lira ou a harpa A poesia Divisão Refrão Maestria Lírico amorosa Satírica Cantigas de amor Cantigas de amigo Cantigas de Escárnio Cantigas de Maldizer

7 Características Cantigas de amor Cantigas de amigo Sujeito Objeto
O trovador assume o eu - lírico masculino O trovador assume o eu - lírico Feminino Objeto Feminino: a dama, a “senhora” Masculino: O amigo ( namorado) Caracterização do Sujeito Cativo, coitado, sofredor aflito, enlouquecido Formosa, bela, graciosa, camponesa Caracterização do Objeto Idealização da mulher pela Qualidade física, moral e social Mentiroso, traidor, formoso Expressão dos sentimentos Amar uma Mulher inacessível (vassalagem amorosa) Sofre por sentir saudades de Seu ‘amigo’, chora pelo abando No em razão da partida à guerra Cenário O ambiente da corte ambiente pastoril (campo, mar) Origem Provençal Galaico-portuguesa

8 Características Cantigas de Escárnio Cantigas de Maldizer
As cantigas satíricas apresentam interesse sobretudo histórico. Enquanto as cantigas de escárnio utilizam a ironia, o equívoco para realizar indiretamente essas zombarias, as cantigas de maldizer são sátiras diretas. Crítica indireta Crítica direta A pessoa satirizada Não é identificada Geralmente o nome da pessoa é Revelado e a intenção é difamar. Linguagem trabalhada Linguagem trabalhada Cheia de sutileza, Ironia, trocadilhos e ambiguidades Comum a agressão verbal à pessoa satirizada (palavrões)

9 Os principais são Tipos de compositores • Trovador
compositor, cantor e instrumentador pertencente, na maioria das vezes, à nobreza. Pela qualidade cultural, compunha uma categoria superior. • Segrel fidalgo inferior ou em decadência. Era compositor e cantor, geralmente andarilho e profissional, ou seja, vivia desse trabalho. • Jogral de origem popular e parca cultura era bailarino e servia a senhores feudais para distrair a corte ou o exército. • Menestrel origem popular, limitava-se a apresentar composições alheiras nos castelos ou feudos • Soldadeira moça que acompanhava os artistas dançando, cantando e tocando castanholas.

10 Os cancioneiros • Cancioneiro da ajuda reúne 310 composições, das quais 304 são cantigas de amor, foi organizado por D. Dinis e é o mais antigo de todos. Encontra-se na Biblioteca da Ajuda, em Portugal • Cancioneiro da Vaticana reúne 1205 poesias, de autoria de 163 trovadores. Conserva-se ainda hoje na Biblioteca do Vaticano, em Roma. • Cancioneiro da biblioteca nacional também conhecido por Cancioneiro de Colocci-Brancuti, em homenagem a um de seus antigos possuidores. É o mais completo de todos, contendo 1647 cantigas de todos os gêneros. Encontra-se na Biblioteca Nacional de Lisboa. • Cancioneiro á virgem Maria um cancioneiro de poesias religiosas composto por 426 produções acompanhadas das respectivas músicas.

11 • Pergaminho Sharrer é um fragmento de pergaminho medieval que contém partes de sete cantigas de amor de Dom Dinis, rei dePortugal, com poesias em língua galaico-portuguesa e notação musical. • Pergaminho Vindel O Pergaminho Vindel é um texto copiado no final do século XIII ou começo do XIV e possui características similares ao Cancioneiro da Ajuda. Contém as sete cantigas de amigo de Martim Codax, com notação musical incluída em seis. Ambos os pergaminhos foram achados no século XX. O Vindel ocorreu quando Pedro Vindel no princípio do século XX o encontrou em sua biblioteca. O sharrer foi descoberto em 1990 nos arquivos da Torre do Tombo de Lisboa pelo pesquisador Harvey L. Sharrer, da Universidade da Califórnia.

12 Os representantes da escola
D. Afonso X D. Dinis D. Duarte

13 Prosa Trovadoresca Hariografias Nobiliários Cronicões
biografia de santos Nobiliários relatos genealógicos de famílias nobres relatam, de forma romanceada, os episódios históricos/sociais do século XIV Cronicões Novelas de cavalaria poemas que celebram acontecimentos históricos, trazidos principalmente da França e Inglaterra.


Carregar ppt "Literatura ... ÉPOCA – IDADE MÉDIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google