A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novena de N.S.Aparecida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novena de N.S.Aparecida."— Transcrição da apresentação:

1 Novena de N.S.Aparecida

2

3 Tudo começou no ano de 1717, quando o governador, Conde de Assumar, passaria pelo Vale do Paraíba, mais precisamente pelo então povoado de Guaratinguetá. As autoridades encomendaram aos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia que pescassem, pois seria oferecido um banquete às autoridades. Os três pescadores, esperançosos, foram ao rio. Depois de uma noite de tentativas infrutíferas, estavam sem muita esperança.

4 De repente, quando estavam na região do chamado Porto de Itaguaçu, no Rio Paraíba do Sul, ao recolher a rede lançada ao rio, João Alves notou que nela havia o corpo de uma imagem quebrada. Recolheu a imagem. Lançaram a rede novamente e pescou a cabeça da imagem. Em seguida, a rede passou a vir das águas repleta de peixes! Foi o início da história de Nossa Senhora, a “Aparecida das Águas”!

5  As redes foram lançadas nas águas do Rio Paraíba, sem nada pescar!
Não havia peixe! Só não se esvaía a coragem da esperança, que não deixa desanimar! Enfim, uma imagem apareceu: tosca, simples e humilde: “É a imagem da Virgem Imaculada”, rezava o pescador! Com a cabeça separada do corpo, assim a Senhora Aparecida quisera vir, para ficar entre nós. Foi aviso do céu a abundância de peixes que na rede surgiu! Bendito seja Deus que, outra vez, manifestou, pelos simples e humildes, seu infinito amor!

6 Começo minha novena Na graça de Deus, inicio a novena em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Os Anjos entoem louvores e nós adoramos ao Deus que nos deu Maria e seu Filho Jesus. Maria me desperte para o amor a Jesus e me chame para viver em sua paz! Belo é o olhar de quem cumpre a vontade de Deus. Belo é o olhar de Maria, que penetra minha existência e me dá alento e confiança, para fazer da vida uma oblação de amor. Bendito seja o olhar de quem vê o pobre e o acolhe como irmão! Bendito seja o olhar dos ‘samaritanos’ no mundo! Amém!

7 Súplicas à “Aparecida das Águas!”
Ó Maria, vós sois a bendita de Deus, sua filha predileta. Vosso amor de Mãe é doce como o mel, suave como a brisa. Vosso amor maternal nos desperta para nos amarmos como irmãos verdadeiros. Acolhei nossa prece e transformai nosso coração, Mãe bendita de nosso Senhor. Surja entre nós, ó Mãe, forte e decidida, a força da fé que multiplica o amor e aumenta nossa confiança no Deus da vida! Virgem santa e imaculada, clamamos a vós! Dos pobres vós sois o socorro. Despertai para a paz vosso povo. Rogai a Deus por nós! De Deus sois a filha predileta. Dos humildes vós sois o amparo. Da vida vós sois a defensora. Ó Mãe, Aparecida nas Águas, na rede dos três pescadores, sois Mãe dos milhões de romeiros!

8 Súplicas à “Aparecida das Águas!”
Ó Maria, vós sois a bendita de Deus, sua filha predileta. Vosso amor de Mãe é doce como o mel, suave como a brisa. Vosso amor maternal nos desperta para nos amarmos como irmãos verdadeiros. Acolhei nossa prece e transformai nosso coração, Mãe bendita de nosso Senhor. Surja entre nós, ó Mãe, forte e decidida, a força da fé que multiplica o amor e aumenta nossa confiança no Deus da vida! Virgem santa e imaculada, clamamos a vós! Dos pobres vós sois o socorro. Despertai para a paz vosso povo. Rogai a Deus por nós! De Deus sois a filha predileta. Dos humildes vós sois o amparo. Da vida vós sois a defensora. Ó Mãe, Aparecida nas águas, na rede dos três pescadores, sois Mãe dos milhões de romeiros! Deus Pai, amparai-me em vosso amor sempre terno. Despertai-me para que, cumprindo em minha vida vossa vontade, como fez Maria, vossa filha querida, também eu alcance a santidade. Ajudai-me a andar sempre no caminho do Evangelho de vosso Filho. Amém.

9 Palavra de Deus - Lc 5, 1-11 Lançar-se às águas profundas!
A multidão se comprimia em torno de Jesus e escutava a palavra de Deus, enquanto ele se achava à beira do lago de Genesaré. Jesus viu duas barcas paradas à beira do lago; os pescadores tinham descido e estavam lavando as redes. Jesus subiu a uma das barcas, que pertencia a Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Sentou-se e, de dentro da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avançai para águas profundas” e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu-lhe: “Mestre, nós nos cansamos a noite toda e nada apanhamos mas, em atenção a tua palavra, lançarei as redes”. Feito isso, apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes se rompiam. Fizeram sinal a seus companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudá-los.

10 Palavra de Deus - Lc 5, 1-11 Lançar-se às águas profundas!
A multidão se comprimia em torno de Jesus e escutava a palavra de Deus, enquanto ele se achava à beira do lago de Genesaré. Jesus viu duas barcas paradas à beira do lago; os pescadores tinham descido e estavam lavando as redes. Jesus subiu a uma das barcas, que pertencia a Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Sentou-se e, de dentro da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avançai para águas profundas” e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu-lhe: “Mestre, nós nos cansamos a noite toda e nada apanhamos mas, em atenção a tua palavra, lançarei as redes”. Feito isso, apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes se rompiam. Fizeram sinal a seus companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudá-los. Vieram e encheram tanto as duas barcas que estavam afundando. Vendo isto, Simão Pedro atirou-se aos joelhos de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um homem pecador!” De fato, ele e todos os que com ele estavam encheram-se de espanto por causa da pesca que haviam feito. O mesmo aconteceu a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Mas Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo; daqui em diante, serás pescador de homens”. Depois de levarem as barcas para a terra, abandonaram tudo e o seguiram.

11 Deus me fala! Como os três pescadores, acolho Maria que me pede: “Escute o que meu Filho lhe dirá!”

12 Deus me fala! Como os três pescadores, acolho Maria que me pede: “Escute o que meu Filho lhe dirá!” Que a Palavra de Deus, que é misericórdia e vida, ressoe em meu coração, trazendo-me alento na caminhada, sendo luz a me guiar!

13 Compromisso Maria, fostes comprometida com a vida no mundo e com Deus e vos fizestes servidora do amor no irmão e na irmã. Despertai-me, para que minha vida seja autêntica e comprometida, como vós o fostes no projeto do Pai, em nos dar seu Filho Jesus. - Mas como ser cristão(ã) se meu irmão vive sem pão? Vivo na agitação do mundo, onde o superficial busca substituir o que é profundo, onde o transitório apresenta-se com sabor de eternidade e a vida é tão ameaçada por causa do egoísmo humano. Longe de mim, Senhor, o desejo do querer só para mim! Longe de mim a mão fechada, que não se abre para acolher, nem para servir!

14 Compromisso Deus veio ao meu encontro e provou-me sua Aliança de amor, dando-me seu Filho Jesus. Agora, o mundo espera de mim uma resposta carregada de esperança e meu testemunho de fé. De mãos unidas, dou meu sim à vida, Senhor! Senhor, revesti-nos com as armas da luz. Que as trevas que ferem, matam e desrespeitam a pessoa e a natureza, não tenham mais lugar entre nós. E sejamos o povo do Senhor, conduzido por seu Espírito, seu Amor!

15 Por Maria, a Jesus Mãe Aparecida, Santa bendita e querida de nossa gente, força invencível do amor! Desperta-me para o ardor missionário, para a prática do bem e da caridade. Em Jesus encontro a força do amor, que nos salva e nos revigora! O Filho de Deus, nascido de Maria, não se separa de nossa humanidade. Mesmo diante de minha fragilidade, Ele se faz amor vivo e presente em cada Eucaristia, no pão que me alimenta e me dá nova força para caminhar. Pão da vida, Pão da esperança, Pão da paz, vinde e salvai-nos! Meus olhos contemplam o pão que sustenta os fracos e os humildes. O pão que confunde a força dos fortes, a força dos poderosos e dos inescrupulosos, que não amam nem respeitam a vida e a dignidade dos irmãos. Pão da esperança, Pão dos humildes, vinde e salvai-nos!

16 Recorrendo a Maria Virgem Santíssima, Aparecida das Águas, vós que sois a Aparecida entre os humildes, Vós que nos pobres pescadores e em suas famílias manifestastes a ternura divina, fazei nascer entre nós rebentos de luz e de esperança, de paz e de concórdia. Que os pobres de hoje não sejam mais ultrajados pelas mentiras dos gananciosos, nem feridos pela falta de ética e de respeito ao bem comum por parte daqueles que não governam com nobreza nossa pátria. Maria, fazei que a vida vença a morte, a verdade vença a mentira e a corrupção sucumba diante da nobreza, da justiça e da dignidade humana!

17 Meu ofertório a Maria Mãos que carregam flores
são mãos benditas como as de Maria. Mãos que carregam flores são mãos dignas que dispensam as armas que ferem e matam. Mãos que oferecem flores são mãos dos que acreditam na construção da vida e que não aprovam a mão que suborna, que rouba e que mata. Mãos que oferecem flores são mãos que se solidarizam com o pobre e o sofredor. Mãos santas da mãe que afaga o filho doente e do pai que abraça seu filho. Mãe Aparecida, como as mãos dos pescadores que acolheram vossa imagem, por vossas mãos acolhei minha vida, meu coração e meu ardente desejo de amar a Jesus cada vez mais! Amém!

18 Novena de N.S.Aparecida 1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se apagam e se acendem. Maria: Olhar que ilumina! 3º dia: Escravo liberto das correntes. Maria: Olhar que liberta! 4º dia: A cavalo, no Santuário! Maria: Olhar que transforma! 5º dia: Menino que cai no rio. Maria: Olhar que salva! 6º dia: A cura da menina cega. Maria: Olhar que cura! 7º dia: Coroação da Imagem de NS Aparecida. Maria: Olhar que intercede! 8º dia: Chegam os Missionários Redentoristas: Maria: Olhar que evangeliza! 9º dia: No Rio de Janeiro, declarada Padroeira do Brasil: Maria: Olhar que protege!

19 Novena de N.S.Aparecida 1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se apagam e se acendem. Maria: Olhar que ilumina! 3º dia: Escravo liberto das correntes. Maria: Olhar que liberta! 4º dia: A cavalo, no Santuário! Maria: Olhar que transforma! 5º dia: Menino que cai no rio. Maria: Olhar que salva! 6º dia: A cura da menina cega. Maria: Olhar que cura! 7º dia: Coroação da Imagem de NS Aparecida. Maria: Olhar que intercede! 8º dia: Chegam os Missionários Redentoristas: Maria: Olhar que evangeliza! 9º dia: No Rio de Janeiro, declarada Padroeira do Brasil: Maria: Olhar que protege!

20 Texto da Novena do Santuário Nacional - 2010.
Adaptação para Internet: P. José Geraldo Rodrigues Ilustrações: da Internet Edição e composição: xan © direitos reservados ©


Carregar ppt "Novena de N.S.Aparecida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google