A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; O fim do Império Romano e as invasões bárbaras,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; O fim do Império Romano e as invasões bárbaras,"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; Ruralização da sociedade, sob o regime de servidão; Ruralização da sociedade, sob o regime de servidão; Política: descentralização do poder; relação de suserania e vassalagem; Política: descentralização do poder; relação de suserania e vassalagem;

2

3

4

5 A Igreja Medieval

6

7

8

9

10

11

12 Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida, pagamento de dízimo; Terras doadas por fiéis ao longo da vida, pagamento de dízimo; Tribunal da Inquisição: descobrir, julgar e punir os hereges; auxiliaram os reis na repressão sócio-política de opositores; Tribunal da Inquisição: descobrir, julgar e punir os hereges; auxiliaram os reis na repressão sócio-política de opositores; Tinham o poder sobre o nascimento, casamento, morte, tempo, etc. Tinham o poder sobre o nascimento, casamento, morte, tempo, etc.

13 CRUZADAS aparente: conquistar a Terra Santa Palestina das mãos dos muçulmanos (“infiéis”); Motivo aparente: conquistar a Terra Santa Palestina das mãos dos muçulmanos (“infiéis”); Mas... Mas... pretendia canalizar a mentalidade guerreira dos nobres, diminuir a população européia, aumentar o poder da Igreja, reaproximar-se da Igreja Ortodoxa. pretendia canalizar a mentalidade guerreira dos nobres, diminuir a população européia, aumentar o poder da Igreja, reaproximar-se da Igreja Ortodoxa. De 1096 até 1270, foram 8 grandes cruzadas. De 1096 até 1270, foram 8 grandes cruzadas.

14 Conseqüências das Cruzadas Fortalecem o poder do rei e diminuem o poder dos senhores feudais; Fortalecem o poder do rei e diminuem o poder dos senhores feudais; Afastam definitivamente a Igreja Ortodoxa e a Católica. Afastam definitivamente a Igreja Ortodoxa e a Católica. reabrem o Mar Mediterrâneo à navegação européia; reabrem o Mar Mediterrâneo à navegação européia; Enriquecem os comerciantes italianos de Gênova, Veneza, Pizza e Nápoles. Enriquecem os comerciantes italianos de Gênova, Veneza, Pizza e Nápoles. Introdução de novas técnicas comerciais e agrícolas. Introdução de novas técnicas comerciais e agrícolas. ampliam o universo cultural europeu no contato com o Oriente, trazendo novas necessidades à elite européia. ampliam o universo cultural europeu no contato com o Oriente, trazendo novas necessidades à elite européia.

15 Renascimento comercial e urbano A partir do século X a Europa vive um crescimento demográfico. Por quê? A partir do século X a Europa vive um crescimento demográfico. Por quê?  fim das invasões bárbaras;  Aperfeiçoamento e aumento da produção agrícola. Onde as cidades se formavam? Onde as cidades se formavam?  Junto à castelos, nos chamados burgos;  Locais de passagem para peregrinos;  Próximos à abadias;  Locais de passagem, próximos à rios e lagos;

16 “O ar da cidade liberta.” Sem obrigações feudais; Sem obrigações feudais; Fuga da condição de miséria; Fuga da condição de miséria; Poder sobre seus bens para comercializá-los; Poder sobre seus bens para comercializá-los;  Então os senhores feudais foram bonzinhos e permitiram as cidades em suas terras? Os comerciantes organizaram-se, com o apoio do rei, e através de movimentos armados, ou pela compra, conquistavam a Carta de Franquia ou Foral. (Movimentos Comunais) Os comerciantes organizaram-se, com o apoio do rei, e através de movimentos armados, ou pela compra, conquistavam a Carta de Franquia ou Foral. (Movimentos Comunais)  Foram estes movimentos revolucionários?  NÃO! Pois não queriam a derrubada da ordem feudal, apenas permitir a liberdade comercial.

17 O renascimento comercial  Impulsionado pelo fim das invasões, “Trégua de Deus”, “Asilos de Deus” e cruzadas. E a burguesia se organiza: as Corporações de Ofício.  regular a produção,  fixar preços,  garantir a qualidade do produto,  impedir a entrada de concorrentes,  organizar as festas do santo padroeiro da cidade.  Seria possível unir os interesses da burguesia com o fortalecimento do poder do rei?

18 Crise do Século XIV Crise agrária: plantações não suportam a população, problemas climáticos; Crise agrária: plantações não suportam a população, problemas climáticos; Crise monetária: falta de metais para o comércio com o Oriente; Crise monetária: falta de metais para o comércio com o Oriente; Crise populacional: fome; doenças; guerras; Crise populacional: fome; doenças; guerras; Crise Política: disputas nacionais; guerra dos 100 anos. Crise Política: disputas nacionais; guerra dos 100 anos.

19

20 Renascimento das cidades

21

22

23

24

25

26

27

28 O renascimento cultural Não negam a fé cristã; Não negam a fé cristã; Valores greco-romanos: Valores greco-romanos: Humanismo: Humanismo: Racionalismo; Racionalismo; Antropocentrismo; Antropocentrismo; Individualismo Individualismo Otimismo; Otimismo; Hedonismo Hedonismo

29 Por que a Itália? Concentração de mecenas (interesses burgueses) Concentração de mecenas (interesses burgueses) * a Igreja também era mecenas; Capital do Império Romano; Capital do Império Romano; Importantes portos comerciais no Mediterrâneo; Importantes portos comerciais no Mediterrâneo; “Fuga de cérebros” de Constantinopla para Itália – 1453. “Fuga de cérebros” de Constantinopla para Itália – 1453.

30

31 Limites do Renascimento Movimento elitista – burguesia; Movimento elitista – burguesia; Limitado pelo número de adeptos em função do forte analfabetismo; Limitado pelo número de adeptos em função do forte analfabetismo; Limitado pelos interesses de seus defensores. Limitado pelos interesses de seus defensores. Permanências medievais: forte misticismo e falta de liberdade religiosa. Permanências medievais: forte misticismo e falta de liberdade religiosa.

32 Reforma Protestante

33 CAUSAS: disputas políticas entre papas e reis disputas políticas entre papas e reis desenvolvimento do nacionalismo desenvolvimento do nacionalismo ascensão da burguesia ascensão da burguesia choques ideológicos choques ideológicos interesses pelos bens da Igreja interesses pelos bens da Igreja Ambos questionam alguns dogmas da Igreja. Ambos questionam alguns dogmas da Igreja.

34 “Trazei o dinheiro! Salvai vossos antepassados! Assim que o dinheiro tilintar em nossa sacola, suas almas passarão imediatamente ao paraíso.” Pregação de indulgências – século XVI

35 Práticas da Igreja desde a Idade média Venda de indulgências; Venda de indulgências; Simonia; Simonia; Bíblia somente em latim; Bíblia somente em latim; Inquisição; Inquisição; Despreparo dos padres; Despreparo dos padres; Igreja Católica condenava os lucros e a riqueza: descontentamento da burguesia Igreja Católica condenava os lucros e a riqueza: descontentamento da burguesia PRECURSORES: John Wyclif e Jon Huss PRECURSORES: John Wyclif e Jon Huss

36 Martinho Lutero 95 teses ( 1517 ) 95 teses ( 1517 ) contra a venda de perdão; contra a venda de perdão; Defende a predestinação; Defende a predestinação; A salvação pela fé; A salvação pela fé; A livre leitura da bíblia em língua nacional; A livre leitura da bíblia em língua nacional; A submissão da Igreja ao Estado: A submissão da Igreja ao Estado: teve o apoio de reis e príncipes. teve o apoio de reis e príncipes. Condena o anabatismo - 1524 Condena o anabatismo - 1524

37 Dieta de Worms ( 1521) – condenação de Lutero por Carlos V. Dieta de Worms ( 1521) – condenação de Lutero por Carlos V. Dieta de Spira (1529) – tolerância ao luteranismo onde estivesse instalado: príncipes protestam. Dieta de Spira (1529) – tolerância ao luteranismo onde estivesse instalado: príncipes protestam. Paz de Augsburgo (1555) – vitória do luteranismo Paz de Augsburgo (1555) – vitória do luteranismo

38

39

40 João Calvino / John Knox  Criou o Calvinismo  Predestinação  aprovava o lucro e a riqueza através do trabalho  Recebe apoio dos comerciantes  Leva o luteranismo para a Escócia.  Escócia: presbiterianos;  França: huguenotes;  Inglaterra: puritanos.

41 Anglicanismo - Inglaterra  Henrique VIII cria tensão com a Igreja: deseja separar-se;  Diante da proibição da Santa Sé, o parlamento inglês aprova a separação em 1533.  Em 1534 Henrique VIII cria a Igreja Anglicana.  Confisca os bens da Igreja na Inglaterra.

42 Contra-Reforma Católica O Concilio de Trento (1545): Decisões para combater o avanço protestante: O Concilio de Trento (1545): Decisões para combater o avanço protestante: Tribunal da Inquisição: combate aos "infiéis Tribunal da Inquisição: combate aos "infiéis Index de Livros Proibidos Index de Livros Proibidos Companhia de Jesus (1534)  jesuítas para divulgar e espalhar a religião católica. Tem forte atuação nas colônias da América. Companhia de Jesus (1534)  jesuítas para divulgar e espalhar a religião católica. Tem forte atuação nas colônias da América.


Carregar ppt "Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; O fim do Império Romano e as invasões bárbaras,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google