A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alinhamento do Indicador de Absenteísmo com a Estratégia do Negócio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alinhamento do Indicador de Absenteísmo com a Estratégia do Negócio"— Transcrição da apresentação:

1 Alinhamento do Indicador de Absenteísmo com a Estratégia do Negócio
Silvana Castellani – Gerente de RH HCor – Hospital do Coração

2 Posicionamento Estratégico
Hospital filantrópico de referência em Cardiologia Clínica e Cirúrgica. Atuando com destaque em Ortopedia e outras especialidades. Ensino e Pesquisa.

3 430 Cirurgias em crianças carentes Procedimentos Hemodinâmicos
O Hospital em 2009 1.930 Funcionários 11.298 Internações 430 Cirurgias em crianças carentes 4.643 Cirurgias 3.633 Procedimentos Hemodinâmicos Exames

4 O Hospital

5 Absenteísmo - HCor Absenteísmo Por onde começar?

6 Absenteísmo - HCor Para desenvolvermos qualquer ação, é necessário que as lideranças saibam: Quem é o responsável? Onde queremos chegar? Qual Meta a ser atingida?

7 Quanto o Hospital gasta com absenteísmo?
Absenteísmo - HCor Quanto o Hospital gasta com absenteísmo?

8 Absenteísmo - HCor  O absenteísmo é uma expressão utilizada para designar a falta do empregado ao trabalho. (CHIAVENATO, 1994, p.119). Índice de Absenteísmo = nº de horas perdidas* x 100 nº de horas possíveis ** * Horas perdidas: Total de horas não trabalhadas por motivos de: Faltas, atrasos, atestados médicos, horas acidente de trabalho até 15 dias, faltas legais e horas abonadas. * * Horas possíveis: Total de horas a serem realizadas pelos funcionários, ou seja, sua jornada mensal menos as folgas. Exclui-se os afastamentos por auxílio maternidade,os afastamentos por acidente de trabalho e o auxílio doença.

9 Absenteísmo - HCor Falta injustificada/ Atrasos e Saídas Intermediárias: Acompanhamento de filhos/cônjuge Problemas particulares Retorno do descanso Transporte urbano Duplo vínculo Intenção de provocar desligamento Horas abonadas Suspensão temporária do processo demissional por motivos médicos Retorno de Afastamento do INSS - falta de disponibilidade na escala de trabalho ou funcionário já substituído. Imprevistos no transporte urbano Abono do dia + Descanso Semanal Remunerado – em casos de motivos relevantes Faltas legais Licença Paternidade Casamento Doação de Sangue Exigência Militar Falecimento Exame Vestibular Atendimento a Justiça

10 Histórico de Ações realizadas no HCor
(2006) - Implantação da Ginástica Laboral para os setores: SND, Administração do CD e Limpeza Setores que apresentavam maior índice de afastamento por Doenças Ósteo Musculares Relacionadas ao Trabalho. (2006) - Formação do Grupo de Qualidade de Vida Monitoramento e orientação de casos crônicos como: diabetes, hipertensão arterial, obesidade e dislipidemia por equipe multidisciplinar (2006) - Concessão de 1 folga para o setor de enfermagem que diminuiu a taxa de absenteísmo (primeira folga em outubro de 2006 e segunda folga em janeiro 2007); A folga concedida somente para o(s) funcionário(s) com taxa 0 (zero) de absenteísmo.

11 Histórico de Ações realizadas no HCor
(2007) – Semestralmente concessão de 1 folga para o funcionário que possuir até1 hora de absenteísmo, conforme setor e turno (folga a partir de dezembro de 2007 à fevereiro de 2008). (2008) - Campanha com os setores de: Administração do Centro de Diagnóstico e Hotelaria. Assinatura nos atestados médicos somente pelo gerente da área. (2008) - Parceria com o Convênio SulAmérica. Recebimento prévio de informação de todos os procedimentos e internações clínicas ou cirúrgicas a serem realizadas pelos funcionários. Envio da informação às chefias e lideranças.

12 Histórico de Ações realizadas no HCor
(2009) – Realização de “Workshops”, envolvendo todos os colaboradores e lideranças, destacando foco “Motivação, Comprometimento e divulgação dos dados sobre o absenteísmo”. (2009) – Utilização de dados emitidos pela Medicina do Trabalho (relatórios informando os motivos de afastamento, turno de trabalho, nomes dos funcionários que apresentam atestados com maior freqüência). (2010) – Criação de Grupo multiprofissional (departamento de pessoal, coordenação de enfermagem, medicina do trabalho e superintendência assistencial) para analisar os indicadores de absenteísmo. (2010) – Estabelecimento de critérios para recebimento dos atestados médicos, comunicação a todos os funcionários.

13 Histórico de Ações realizadas
(2010) – Envio mensal às gerências de relatórios discriminados referentes ao absenteísmo, elaborados pela medicina trabalho. Exemplos a seguir ... (2010) – Proposta Motivacional e de Comprometimento Elaborada pela Gerência de Recursos Humanos – em fase de aprovação para implantação em 2011.

14

15

16

17 Absenteísmo - HCor Maior causa de absenteísmo: Atestados Médicos

18

19

20 META – ZERO ! Nossos aprendizados...
Uniformidade de conduta – parceria lideranças e Med. Trabalho Comunicação Efetiva Visão Sistêmica Líder – Gerenciar o Absenteísmo da área

21 Absenteísmo - HCor Conclusão
Para diminuirmos o absenteísmo é essencial o trabalho em equipe dentro da empresa e a conscientização dos demais hospitais.

22 OBRIGADA! Absenteísmo - HCor Silvana Rodrigues V Castellani
Gerente de Recursos Humanos – HCor


Carregar ppt "Alinhamento do Indicador de Absenteísmo com a Estratégia do Negócio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google