A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo"— Transcrição da apresentação:

1 Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo
/ Blog Fundamentos Inabaláveis

2 Modelos de Liderança no Antigo e Novo Testamentos
APRESENTAÇÃO Modelos de Liderança no Antigo e Novo Testamentos Professor Roney Ricardo / Blog Fundamentos Inabaláveis

3 APRESENTAÇÃO No Antigo Testamento Professor Roney Ricardo
/ Blog Fundamentos Inabaláveis

4 Modelo Patriarcal O patriarca era um “Pai e chefe de uma família, tribo ou raça. São chamados de patriarcas alguns antepassados dos israelitas, como, por exemplo, Abraão (Hb 7.4), os filhos de Jacó (At 7.8-9) e Davi (At 2.29)” – Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª edição, SBB.

5 Modelo Patriarcal O período patriarcal dura aproximadamente 286 anos – de 1921 a 1635 a.C., de Abraão a José. Os patriarcas adoravam a Deus construindo altares e a eles, o Senhor prometeu a terra de Canaã por herança.

6 Modelo Teocrático (Juízes)
O período dos Juízes de Israel vai da morte de Josué até o fim do governo do profeta Samuel. De 1425 a 1095 a.C., portanto, mais de 300 anos. Foi, sem dúvida, um dos períodos mais tristes da história de Israel; assim se pronuncia o cronista sagrado: “Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo” (Jz 21.25). Fonte: artigo publicado por Monergismo – Link: – Acesso em 27/05/2014.

7 Modelo Teocrático (Juízes)
“Muitos perguntam, 'Onde estão as Déboras?' Porém, uma questão de maior relevância hoje é: onde estão os Baraques, Lapidotes e os homens que querem deixar Deus usar Suas Déboras?” Fonte: artigo publicado por Monergismo – Link: – Acesso em 27/05/2014.

8 Modelo Monárquico (Reis)
Este período vai do primeiro rei de Israel Saul até o cativeiro babilônico (importante distinguir entre o Reino Unido e o Reino Dividido). Período: a.C anos. O governo regido por um monarca. Quando o rei era bom e temente a Deus, a nação seguia nessa direção; quando o contrário, a nação, igualmente, se corrompia. Fonte: artigo publicado por Monergismo – Link: – Acesso em 27/05/2014.

9 APRESENTAÇÃO No Novo Testamento Professor Roney Ricardo
/ Blog Fundamentos Inabaláveis

10 Liderança pelo Presbiterato
“De acordo com o Novo Testamento, os presbíteros são responsáveis pela liderança e supervisão de uma igreja local. A função e o papel de um presbítero é bem resumida por Alexander Strauch em seu livro Biblical Eldership: “Os presbíteros lideram a igreja [1Tm 5.17; Tito 1.7; 1 Pedro 5.1-2], ensinam e pregam a Palavra [1 Timóteo 3.2; 2 Timóteo 4.2; Tito 1.9], protegem a igreja de falsos mestres [Atos 20.17, 28-31], exortam e admoestam os santos na sã doutrina [1 Timóteo 4.13; 2 Timóteo ; Tito 1.9], visitam e oram pelos doentes [Tiago 5.14; Atos 20.35], e julgam questões doutrinárias [Atos 15.16]. Em terminologia bíblica, presbíteros pastoreiam, supervisionam, lideram e cuidam da igreja local” (FONTE: site Monergismo). Fonte: Acesso em 03/06/2014

11 Liderança pelo Presbiterato
“Presbítero” e “pastor” não são dois ofícios diferentes. Como John Piper argumenta na seção cinco do livreto “Biblical Eldership”, essas são simplesmente duas palavras diferentes para o mesmo ofício. Ele dá três razões. Primeiro, em Atos 20.28, os presbíteros são encorajados nos deveres “pastorais” de supervisionar e pastorear. Segundo, em 1 Pedro 5.1-2, os presbíteros são exortados a “pastorear” o rebanho de Deus que está aos cuidados deles, papel que é de um pastor.” (FONTE: site Monergismo). Fonte: Acesso em 03/06/2014

12 Liderança pelo Presbiterato
“Terceiro, em Efésios 4.11, a única vez que a palavra pastor ocorre no Novo Testamento, os pastores são tratados como pertencendo ao mesmo grupo dos mestres. Isso sugere que o papel principal do pastor é alimentar o rebanho por meio do ensino, que é um dos papeis principais dos presbíteros (Tito 1.9). Dessa forma, o Novo Testamento parece indicar que “pastor” é outro nome para “presbítero”. Um presbítero é um pastor, e um pastor é um presbítero” (FONTE: site Monergismo). Fonte: Acesso em 03/06/2014

13 Liderança Familiar “e alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente” 1 Timóteo 5:8 Fonte basilar para estes slides:


Carregar ppt "Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google