A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Apoio ao Acesso e Permanência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Apoio ao Acesso e Permanência"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Apoio ao Acesso e Permanência
PROPE - UEL Programa de Apoio ao Acesso e Permanência

2 Introdução e Justificativa
Uma característica do acesso ao ensino superior no Brasil é o seu caráter elitista, uma vez que só em 2002 ele passou a se tornar disponível para uma parcela maior do que 10% da população de 18 a 24 anos. Ultrapassado este patamar, ele encontra-se ainda muito aquém do desejável ou do que seria possível a um país com a potencialidade e o nível de desenvolvimento apresentado pelo Brasil.

3 Objetivo do PROPE Desenvolver mecanismos pedagógicos e de assistência estudantil que respondam às demandas oriundas das alterações do perfil do estudante ingressante, com o objetivo de manter e aprimorar o nível de qualidade da formação universitária oferecida, Aprimorar os mecanismos de divulgação das condições de ingresso na universidade junto aos estudantes de escolas públicas da região.

4 Linhas de Atuação PROPE - UEL
Acesso à Universidade Ação Pedagógica Permanência Estudantil

5 Acesso à Universidade:
Busca intensificar a divulgação das modalidades de acesso à UEL junto aos estudantes de Ensino Médio na Rede Pública de Ensino a fim de difundir o sistema de cotas.

6 Acesso à Universidade:
EXEMPLOS: Isenção da taxa de vestibular. Curso Especial Pré Vestibular gratuito ofertado pela UEL. Feira das profissões.

7 Ação Pedagógica: Oferecer apoio pedagógico aos estudantes de graduação, com vistas à superação das lacunas de formação nas áreas que apresentam maior dificuldade, com participação do LABTED e do Cursinho Pré-Vestibular na execução, contando com a colaboração dos colegiados de curso.

8 Permanência Estudantil:
Apoiar as ações que visam superar a situação de vulnerabilidade dos estudantes de graduação, de modo a garantir sua permanência no curso. Tais ações recobrem as áreas de saúde, moradia, alimentação, transporte e recursos financeiros.

9 Equipe 01 Docente; 01 Técnico;
01 profissional egresso da UEL (Bolsista); 05 estudantes de graduação que ingressaram pelo Sistema de Cotas (Bolsistas). Equipe

10 Articuladores das Ações do PROPE
Colegiados de cursos; Fórum Permanente das Licenciaturas (FOPE); Grupo de Estudo de Práticas de Ensino (GEPE).

11 Parceiros Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD);
Pró-Reitoria de Extensão (PROEX); Coordenadoria de Processo Seletivo (COPS); Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros (LEAFRO); Núcleo e Estudos Afro-Asiáticos (NEAA); Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC); Comissão Universidade para Índios (CUIA); Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED); Curso Especial Pré-Vestibular (CEPV); Câmara de Graduação e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

12 Obrigada!


Carregar ppt "Programa de Apoio ao Acesso e Permanência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google