A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR"— Transcrição da apresentação:

1 PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR
O QUE É PJMP?

2 PJMP A PJMP não é apenas uma sigla. Também não é um gueto ou uma forma paralela de organizar os jovens cristãos.

3 PJMP Não é um movimento de juventude, competindo com tantos outros que existem por aí...

4 É uma PASTORAL. A imagem bíblica de que o povo de Deus é o rebanho, do qual o próprio Deu é o PASTOR e dele cuida com carinho. Toda pastoral é trabalho feito pela IGREJA, o novo povo de DEUS.

5 “eu vim para servir e não para ser servido” (Mc 10, 45)
“se alguem quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve à todos” (Mc 9, 35)

6 É pastoral É pastoral libertadora que procura fazer a ligação entre fé e vida, ligada as CEB´s. Uma pastoral que surgiu a partir de uma necessidade histórica, propondo-se a ter menos falatório e mais testemunho buscando a coerência entre prática e teoria.

7 É da juventude Feita de jovens e para os jovens. Busca evangelizar os jovens dentro e fora da igreja. Apresenta à juventude o rosto de Jesus Cristo, presente no meio do povo que busca a construção do reino a partir de suas ações cotidianas.

8 É do meio popular O meio em que uma pessoa vive ou assume acaba determinando a sua opção de vida “cada ponto de vista é visto de um ponto” (Leonardo Boff). Popular que dizer do povo, povo no sentido de gente pobre, empobrecida, excluída das benesses da sociedade neoliberal.

9 Um pouco da história... 1930 a 1960 - Ação Católica
Contra o materialismo ateu do comunismo e contra os totalitarismos de direita (Nazismo, Fascismo) aos poucos transformou-se no grande veículo de participação dos leigos/ jovens na vida intra-eclesial ( dentro da Igreja ).

10 DISTINÇÃO DE SEXO E IDADE
Juventude Feminina Católica (JFC) Juventude Católica Brasileira - JCB (para rapazes) Homens da Ação Católica (HAC) Liga Feminina da Ação Católica (LFAC) Agrupados e regidos por um estatuto, aprovado em 1935, formavam a Ação Católica Brasileira (ACB).

11 QUANTO AO ESPAÇO DE ATUAÇÃO - 1950
Juventude Agrária Católica (JAC); Juventude Estudantil Católica (JEC); Juventude Independente Católica (JIC); Juventude Operária Católica (JOC); Juventude Universitária Católica (JUC).

12 ...COMEÇA A INCOMODAR A gradual politização dos movimentos da Ação Católica provoca, mais acentuadamente em 1964 e 1969, a ação direta das forças de repressão no esforço de desarticulação e esfacelamento destes. (13 de outubro de – XXX conresso da UNE em Ibiuna - SP)

13 TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
Atribui-se a Ação Católica, e em especial e JOC, a experiência histórica que criou as bases para o desenvolvimento teórico da Teologia da Libertação, da Opção Preferencial pelos Pobres e da concepção da Igreja como "povo organizado a caminho da libertação”

14 1969 a 1974 – desarticulação dos movimentos da Ação Católica;
TEMPOS DIFÍCEIS 1969 a 1974 – desarticulação dos movimentos da Ação Católica;

15 Jesus I love you!!! Surgem os movimentos de encontros de jovens que usavam uma metodologia de impacto emocional, colocavam como a raiz dos problemas sociais: o egoísmo pessoal e não despertavam no jovem uma consciência critica diante do problema social. Foi o único tipo de Pastoral da Juventude possível frente à conjuntura política da época.

16 Pastoral de Juventude - PJ
A partir da segunda metade da década de 70, a PJ passa a ser o novo instrumento teórico em substituição aos movimentos de encontro de cunho nacional e local.

17 PJ do meio Popular Era preciso “nascer” uma pastoral de juventude que levasse ao engajamento a patir do meio social. Nasceram várias! PJMP PJE PJR ....

18 PJMP E hoje..... quais as nossas bandeiras de luta?
Qual o nosso posicionamento diante dos problemas que envolvem a juventude? Ainda incomodamos?

19 “É melhor morrer do que perder a vida!”
Frei Tito


Carregar ppt "PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google