A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Futebol Histórico do esporte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Futebol Histórico do esporte."— Transcrição da apresentação:

1 Futebol Histórico do esporte

2 Histórico do futebol Jogos com bola, especialmente os praticados com os pés, existem desde o inicio do homem no planeta.

3 Histórico do Futebol Pinturas no Egito em que pessoas estão em uma atitude de jogo e registro de jogos com bola na Babilônia sugerem a proximidade do homem com o objeto esférico (bola).

4 Histórico do Futebol Japoneses fazem menção a um jogo chamado “Kemari”, praticado pela realeza, onde a bola deveria ser passada de pé em pé sem tocar o solo e também sem o objetivo de marcar pontos, sendo mais importante o controle e a arte de chutar a bola.

5 Histórico do futebol O Kemari provavelmente era uma variante de um jogo oriundo da China, 2700 a.C.

6 Histórico do futebol Tao Tsé e Yang Tsé registraram um tipo de jogo com bola, em que os jogadores, sendo oito de cada lado, jogando em um campo quadrado de 14 metros, tentavam passar a bola de couro com 22 centímetros de diâmetro e cheia com cabelos ou crina de cavalo, entre estacas de bambu fixadas no chão e unidas por um fio de seda.

7 Histórico do Futebol A bola deveria ser conduzida somente com os pés e não poderia tocar o chão. Este jogo, cuja idealização é atribuída ao próprio Yang Tsé , era chamado de “TSU-CHUN” (tsu- chutar e chun- bola de couro).

8 Histórico do Futebol Na grécia, 1500 a.C. encontram –se alguns jogos precursores do futebol. Relatos de 776 a. C. mencionam um jogo chamado de “Epyskiros”, duas equipes de 15 jogadores disputavam a posse de uma bexiga cheia de ar.

9 Histórico do futebol Outro jogo da época era o “Harpaston” onde o objetivo era fazer a bola de couro recheada de clina animal, transpor os espaço entre dois bastões. Após conquistar a Grécia, os romanos mudaram o nome do jogo para “Haspartun”, jogo violento que logo caiu no agrado das tropas.

10 Histórico do futebol Após as conquistas romanas na Gália e Bretanha, o jogo foi assimilado pelos gauleses e posteriormente pelos francos disseminando-se, então, pela Europa Ocidental, através das guerras e conquistas

11 Histórico do Futebol Em 1060, os comandados de Guilherme, o conquistador e senhor da Normandia, levam o jogo para a Inglaterra, onde cai imediatamente no agrado popular.

12 Histórico do Futebol Na Itália, o jogo, denominado “Calcio” era praticado desde a metade do século XIV em terrenos de 137x50 metros com dois postes de cada lado, assemelhando-se aos gol da atualidade e desenvolvido dentro de um espírito coletivo, jogadores com funçoes definidas e um minimo de organização tática.

13 Histórico do Futebol Em Florença, 1529, o futebol tem uma marco histórico, quando na Piazza Santa Croce dois grupos de 27 jogadores para cada lado decidem resolver suas diferenças políticas e rivalidades em uma partida de Calcio.

14 Histórico do Futebol Em 1823 durante um jogo estudantil na RUGBY SCHOOL, um dos estudantes insiste no uso das mãos e dos pés para tocar a bola. Esse fato gerou uma divisão entre os estudantes que queriam utilizar também as mãos, e entre os estudantes que defendiam apenas o uso dos pés.

15 Histórico do Futebol Com uma divisão bem clara e definida entre praticantes de football e rugby, em 1846 as primeiras regras são ensaiadas. Em 1857, na Inglaterra é fundado o primeiro clube de futebol chamado Sheffied e outros clubes foram fundados evidenciando a necessidade de uma maior organização dos campeonatos.

16 Histórico do futebol Em 1872 acontece o primeiro jogo internacional: Inglaterra 0 x 0 Escócia. Em 1877 o gol começa a ter um travessão superior Em 1878 os árbitros passam a utilizar-se de um apito. Em 1882 é criada por Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales a International Football Association Board.

17 Histórico do Futebol Em 1904 é fundada a Fédération Internacionale de Football Association (FIFA) com a participação de França, Espanha, Bélgica, Suíça, Holanda, Dinamarca e Suécia.

18 Histórico do Futebol Em 1891 a Board modifica as regras, instituindo a penalidade máxima, o uso das redes e a proteção dos goleiros contra ataques corporais. As regras assumem uma forma definida.

19 Histórico do futebol


Carregar ppt "Futebol Histórico do esporte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google