A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE GESTÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE GESTÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE GESTÃO

2 O QUE É O QUE É - GONZAQUINHA
Eu fico com a pureza das respostas das crianças: É a vida! É bonita e é bonita! Viver e não ter a vergonha de ser feliz, Cantar, e cantar, e cantar, A beleza de ser um eterno aprendiz. Ah, meu Deus! Eu sei Que a vida devia ser bem melhor e será, Mas isso não impede que eu repita: É bonita, é bonita e é bonita! E a vida? E a vida o que é, diga lá , meu irmão? Ela é a batida de um coração? Ela é uma doce ilusão?

3 Mas e a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento? Ela é alegria ou lamento? O que é? O que é, meu irmão? Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo, É uma gota, é um tempo Que nem dá um segundo, Há quem fale que é um divino mistério profundo, É o sopro do criador numa atitude repleta de amor. Você diz que é luta e prazer, Ele diz que a vida é viver, Ela diz que melhor é morrer Pois amada não é, e o verbo é sofrer.

4 Eu só sei que confio na moça E na moça eu ponho a força da fé, Somos nós que fazemos a vida Como der, ou puder, ou quiser, Sempre desejada por mais que esteja errada, Ninguém quer a morte, só saúde e sorte, E a pergunta roda, e a cabeça agita. Fico com a pureza das respostas das crianças: É a vida! É bonita e é bonita! É a vida! É bonita e é bonita!

5 META a gente busca CAMINH0 a gente acha DESAFIO a gente enfrenta
SONHO a gente realiza SAUDADE a gente mata VIDA a gente inventa DESAFIO a gente enfrenta CAMINH0 a gente acha META a gente busca

6 “NINGUÉM CONSEGUE NADA SOZINHO,
PARA VIVERMOS UM MOMENTO MÁGICO, É PRECISO SOMAR FORÇAS, DISTRIBUIR FUNÇÕES, UNIR TALENTOS E SINTONIZAR OBJETIVOS”.

7 PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE GESTÃO PLANOS DE ENSINO PLANOS DE CURSOS

8 ORGANOGRAMA PLANO DE GESTÃO PROJETO PEDAGÓGICO
DOCUMENTO QUE DEFINE AS INTENÇÕES DA ESCOLA; PARA REALIZAR UM TRABALHO DE QUALIDADE! EXECUÇÃO DAS INTENÇÕES DEFINIDAS PELO PROJETO PEDAGÓGICO

9 PLANEJAMENTO PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE GESTÃO PLANO DE CURSO
PLANO DE ENSINO

10 Para elaborar um Projeto Pedagógico é necessário, então, considerar criticamente - com clareza, profundidade e abrangência, os limites e as possibilidades do contexto escolar, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho, designando tarefas para cada um dos sujeitos envolvidos e avaliando continuamente o processo e os resultados.

11 PLANO DE GESTÃO  “É O DOCUMENTO QUE TRAÇA O PERFIL DA ESCOLA CONFERINDO-LHE IDENTIDADE PRÓPRIA NA MEDIDA EM QUE CONTEMPLA AS INTENÇÕES COMUNS DE TODOS OS ENVOLVIDOS, NORTEIA O GERENCIAMENTO DAS AÇÕES INTRA-ESCOLARES E OPERACIONALIZA A PROPOSTA PEDAGÓGICA”.

12 TEM POR FINALIDADE GARANTIR A ORGANICIDADE E CONTINUIDADE DO CURSO
PLANO DE CURSO TEM POR FINALIDADE GARANTIR A ORGANICIDADE E CONTINUIDADE DO CURSO CURSOS ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO I ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO II ENSINO MÉDIO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

13 PLANO DE ENSINO Elaborado em consonância com o Plano de Curso constitui documento da escola e do professor, devendo ser mantido à disposição da direção e do supervisor de ensino.

14 TRABALHO COLETIVO RESULTADO DE UM DESEJO COLETIVO DA UNIDADE ESCOLAR
PROJETO PEDAGÓGICO E PLANO DE GESTÃO DIREÇÃO DOCENTES FUNCIONÁRIOS APM CONSELHO DE ESCOLA GRÊMIO ESTUDANTIL PAIS DE ALUNOS TRABALHO COLETIVO

15 J O E R T O P O P C E I D G A G Ó

16 TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA
SIGNIFICA A INTEGRAÇÃO DE TODOS, AJUDANDO-SE MUTUAMENTE EM DIREÇÃO A OBJETIVOS BEM DEFINIDOS, EM BUSCA DE UM TRABALHO DE QUALIDADE EM TODAS AS DISCIPLINAS.

17 TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA
BUSCA ELEVAR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM, DE ACORDO COM AS POSSIBILIDADES E RITMO DE CADA GRUPO DE ALUNOS, EM TODAS AS DISCIPLINAS. O ESTABELECIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE E O TRABALHO POR PROJETOS, CONTRIBUIRÃO, PARA O TRABALHO COLETIVO.

18 J O E R T O P O P C E I D G A G Ó

19 REFLEXÕES NECESSÁRIAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO
O QUE FUNCIONOU E NÃO FUNCIONOU NO ANO ANTERIOR OS RESULTADOS DO SARESP E/OU DO ENEM A RECUPERAÇÃO PARALELA E A INTENSIVA O ÍNDICE DE EVASÃO ....

20 O QUE FUNCIONOU E NÃO FUNCIONOU NO ANO ANTERIOR?
QUESTÕES LEVANTADAS NO PLANEJAMENTO: COM QUE CLIENTELA A ESCOLA TRABALHA? QUEM É O ALUNO DA ESCOLA PÚBLICA? QUE ALUNOS APRESENTAM DEFICIÊNCIAS CRÔNICAS? O QUE A ESCOLA FEZ NO ANO ANTERIOR POR ESTES ALUNOS? O QUE FARÁ POR ELES NO PRESENTE ANO? QUE ALUNOS FORAM PROMOVIDOS COM DEFASAGENS NO ANO ANTERIOR?

21 COMO OS TRABALHOS SERÃO REALIZADOS?
O QUE SE VAI FAZER? COMO OS TRABALHOS SERÃO REALIZADOS? COMO ELEVAR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM? A) DESENVOLVIMENTO DE “HABILIDADES” - ALUNOS B) DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS, SEUS OBJETIVOS E AVALIAÇÃO C) CONTEÚDOS LIGADOS À VIDA DIÁRIA DOS ALUNOS D) PREPARAÇÃO DAS AULAS E) DIÁLOGO COM OS ALUNOS

22 COMO OS TRABALHOS SERÃO REALIZADOS?
O QUE SE VAI FAZER? COMO OS TRABALHOS SERÃO REALIZADOS? COMO ELEVAR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM? F) TRABALHO EM EQUIPE G) PESQUISA COM FUNDAMENTAÇÃO H) AULAS DE CIDADANIA E VALORES I) INTERDISCIPLINARIDADE J) RELACIONAMENTO PROFESSOR/ALUNO K) INTEGRAÇÃO ESCOLA/COMUNIDADE L) ATIVIDADES EXTRA-CLASSE

23 METAS DO PONTO DE VISTA FORMATIVO
1 – Desenvolvimento de conceitos de: Cidadania – Solidariedade - Companheirismo Responsabilidade - Direitos e Deveres 2 – Respeito ao patrimônio público: Prédio escolar e seus pertences Transporte coletivo - Praças públicas e ruas, etc.

24 DO PONTO DE VISTA INFORMATIVO
METAS DO PONTO DE VISTA INFORMATIVO TODAS AS DISCIPLINAS DEVERÃO ESTABELECER METAS COM CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS QUE LEVEM O ALUNO A INCORPORAR HABILIDADES E APRENDER A APRENDER

25 CAPACIDADE DO ALUNO APLICAR O CONHECIMENTO EM NOVAS SITUAÇÕES
HABILIDADES AS DISCIPLINAS DEVEM DESENVOLVER HABILIDADES QUE CONTRIBUAM PARA A AUTONOMIA INTELECTUAL DO ALUNO

26 HABILIDADES - leitura; exprimir por escrito e oralmente;
interpretar textos - identificar, formular, ler e resolver problemas; - perceber, conceber, analisar e representar objetos geométricos; - identificar a evolução histórica humana, produção tecnológica, conhecimento e relação: energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;

27 HABILIDADES - combinar leitura, observação, experimentação e registros científicos; - meio ambiente, equilíbrio da natureza leitura e interpretação do espaço geográfico; - recuperar, entender, relatar, rever, comparar e interpretar os fatos históricos à luz das necessidades, desejos, realizações e idéias humanas; - compreender e sensibilizar os alunos a todas as manifestações culturais da sociedade humana e da comunidade local; - entender, participar e objetivar o corpo humano e suas atividades diárias.

28 A P R E N D E R A A P R E N D E R APRENDER A CONHECER APRENDER A FAZER APRENDER A CONVIVER APRENDER A SER

29 APRENDER A CONHECER “MAIS IMPORTANTE DO QUE UMA INFORMAÇÃO DEPOSITADA NA MEMÓRIA É A HABILIDADE PARA IR ATRÁS DO CONHECIMENTO DE QUE SE PRECISA E ENCONTRÁ-LO”.

30 “UM DESAFIO IMPORTANTE É A ARTICULAÇÃO COM A REALIDADE
APRENDER A FAZER “UM DESAFIO IMPORTANTE PARA A ESCOLA É A ARTICULAÇÃO COM A REALIDADE FORA DE SUAS PAREDES, COM O MUNDO SOCIAL E O MUNDO DO TRABALHO”.

31 “TODOS DEPENDEMOS DE TODOS. O QUE O MUNDO PRECISA É
APRENDER A CONVIVER “TODOS DEPENDEMOS DE TODOS. O QUE O MUNDO PRECISA É DE COMPREENSÃO MÚTUA, COOPERAÇÃO, DE INTERCÂMBIOS PACÍFICOS E DE HARMONIA”.

32 “NÃO DEIXAR INEXPLORADO NO FUNDO DE CADA SER HUMANO”.
APRENDER A SER “NÃO DEIXAR INEXPLORADO NENHUM DOS TALENTOS QUE SÃO COMO TESOUROS INCRUSTADOS NO FUNDO DE CADA SER HUMANO”.

33 MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO

34 AÇÕES:  1.    DIAGNÓSTICO EM TODAS AS CLASSES E DISCIPLINAS, NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA, PRINCIPALMENTE AS DE 5ª SÉRIES CUJOS ALUNOS INGRESSARAM NA ESCOLA; 2.    RECUPERAÇÃO PARALELA; 3.    INTRODUÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, NA QUAL AS PROVAS, QUANDO APLICADAS, SE TRANSFORMEM EM MATERIAL DE ANÁLISE COM A CLASSE, COM VISTAS À VALORIZAÇÃO DO ERRO, ENQUANTO MOMENTO DE CORREÇÃO E APRENDIZAGEM, CONFORME ESTUDO DO TEXTO AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM RETIRADO DA PUBLICAÇÃO RAÍZES E ASAS DURANTE O PLANEJAMENTO; 4.    VALORIZAÇÃO DAS REALIZAÇÕES DO ALUNADO COM O OBJETIVO DE ELEVAR-LHES A AUTO-ESTIMA E A ELIMINAÇÃO DA RECRIMINAÇÃO QUANDO O ALUNO MALOGRA NAS AVALIAÇÕES;

35 5.    AULAS DIALOGADAS, QUE PERMITAM A EFETIVA E ORGANIZADA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA; 6.    TRABALHO EM GRUPO, NO QUAL OS ALUNOS POSSAM DESENVOLVER UM TRABALHO DE DESCOBERTA E ENFATIZE-SE O ESPÍRITO DE COMPANHEIRISMO E SOLIDARIEDADE, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS; 7.    INTRODUÇÃO DE ALUNOS MONITORES, QUE POSSAM AUXILIAR O PROFESSOR NA ORIENTAÇÃO DOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE DETERMINADOS CONTEÚDOS; 8.    DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, OU SEJA, CAPACIDADE DE OS ALUNOS TRANSFERIREM CONHECIMENTOS PARA SITUAÇÕES NOVAS;  

36 ETAPAS:  1.    ESTABELECIMENTO DA RECUPERAÇÃO PARALELA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, A FIM DE QUE SE POSSA TRABALHAR AS DEFASAGENS APRESENTADAS NOS DIAGNÓSTICOS DOS PROFESSORES, O MAIS TARDAR EM MARÇO; 2.    PREPARO DE AULAS NAS QUAIS O PROFESSOR CRIE ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS TANTO QUANTO FOR POSSÍVEL PARA EVITAR O TÉDIO DOS ALUNOS; 3.    UTILIZAÇÃO SISTEMÁTICA DO LABORATÓRIO NAS ESCOLAS QUE O POSSUEM; 4.    UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS QUE O POSSUEM;

37  RECURSOS  1.    LABORATÓRIO COM COMPOSTOS FÍSICO-QUÍMICOS NECESSÁRIOS À ELABORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS; 2.    LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, SOFTWARES EXISTENTES NA SALA DE INFORMÁTICA PARA OS PROFESSORES, QUE SAIBAM OPERAR OS COMPUTADORES 3.    COLEÇÃO DE VÍDEOS; 4.    BIBLIOTECA DA ESCOLA 5.    LIVROS ADQUIRIDOS COM VERBA DO MEC; 6.    DEMAIS MATERIAIS DIDÁTICOS... 

38  AVALIAÇÃO: SEGUNDO O ESTABELECIDO PELA ESCOLA E CONTIDO EM SEU REGIMENTO, CABENDO AO SARESP AVALIAR EXTERNAMENTE, OFERECENDO NOVOS ELEMENTOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO.

39 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO
HTPCs TROCA DE EXPERIÊNCIAS CONCRETIZA OS OBJETIVOS ELENCADOS PELO COLETIVO NO PLANEJAMENTO REALIZA O ACOMPANHAMENTO PASSO A PASSO DO PROJETO PEDAGÓGICO

40

41 ROTEIRO PARA ELABORACÃO DO
SUGESTÃO ROTEIRO PARA ELABORACÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/2003

42 PROJETO PEDAGOGICO/2003 EE_________________________________________________________
  Sob a coordenação da direção e do professor coordenador reuniram-se os membros do Conselho de Escola (docentes, funcionários, pais,, do Grêmio Estudantil e da APM) para realizar nos dias ___ e ___ de março de 2003, o Projeto Pedagógico da Escola. Direção e coordenação procuraram esclarecer, ainda uma vez, o significado do Projeto Pedagógico, ou seja, a intenção da escola em realizar um trabalho de qualidade, mediante um diagnostico da situação da unidade, tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos, como das relações entre todos os envolvidos, que, de uma forma ou de outra, participarão do processo educacional desenvolvido pela unidade. Contudo, ficou esclarecido que o Projeto não pode ficar apenas nas intenções. Para a sua concretização será necessário, a partir do diagnóstico, eleger as metas a serem atingidas, estabelecer ações concretas, etapas, e recursos necessários para a implementação das ações e a avaliação daquilo que todos se propuserem a realizar.

43 DIAGNÓSTICO DA ESCOLA A partir de informações sobre o desempenho da escola em 2002, com base nos dados apresentados e resultados obtidos nos vários setores de atuação da unidade, constatou-se:  1.      A existência de ___ alunos com sérias defasagens de aprendizagem, ao longo do ano letivo de 2002 e, por isso, encaminhados à recuperação nas férias de janeiro, um considerável número de alunos nas quintas séries egressos de 4ªs séries de outros estabelecimentos, cujo nível de aprendizagem será necessário apurar nos primeiros dias de aula; 2.      Dificuldades em realizar um trabalho no qual todos estejam engajados, trabalho coletivo; 3.      Formas de avaliação nas quais enfatizam-se, segundo numerosas verbalizações de professores, a avaliação classificatória em detrimento da diagnóstica; 4.      A continuidade da integração escola-comunidade, já com resultados apreciáveis, mas passível de aperfeiçoamento; 5.      Comportamentos inadequados de alunos em algumas classes, prejudicando a aprendizagem; 6.      Outras constatações não previstas neste roteiro.  Uma vez realizado o diagnóstico da escola, o grupo elegerá as metas a serem alcançadas e a implementação de ações destinadas ao alcance das metas.

44 PROJETO_____________________________________________________
PROJETO_____________________________________________________ PROJETO_____________________________________________________ PROJETO_____________________________________________________ PROJETO..... AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS RESPONSÁVEL EQUIPE RECURSOS LOCAL PRAZO ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

45 PLANO DE GESTÃO – O QUE É? PRODUTO FINAL DO PLANEJAMENTO
REGISTRO DO PLANEJAMENTO INSTRUMENTO ESSENCIAL DA GESTÃO DA ESCOLA RECURSO PARA COLOCAR EM PRÁTICA OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO NACIONAL ABORDAGEM ABRANGENTE E INTEGRADA DE TODAS AS ATIVIDADES ESCOLARES CAPTA A VISÃO DA ESCOLA A LONGO PRAZO

46 PLANO DE GESTÃO – OBJETIVOS
EXPLICITAR OS IDEAIS DE UMA COMUNIDADE EM RELAÇÃO A SUA U.E. GARANTIR A ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO ESCOLAR COMO UM TODO; GARANTIR QUALIDADE AO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM; PERMITIR A MELHORIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA EM TODOS OS SEUS ASPECTOS: PEDAGÓGICO E ADMININSTRATIVO (PESSOAL E FINANCEIRO).

47 PLANO DE GESTÃO – ETAPAS
DIAGNÓSTICO DEFINIÇÃO DAS METAS E ESTABELECIMENTO DE PRIORIDADES IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DESTINADAS AO ALCANCE DAS METAS AVALIAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO

48 ROTEIRO DO PLANO DE GESTÃO

49 I – Identificação da Escola
Atos legais; endereço; cursos; horário de funcionamento; turnos; classes. II – Caracterização da Escola  Descrição do prédio e equipamentos; recursos humanos (caracterização dos professores, funcionários, equipe de direção, comunidade); recursos materiais/pedagógicos; recursos disponíveis na comunidade.

50 IV – Definição de Metas e Ações
III – Caracterização da clientela – condições de ensino e aprendizagem: descrição da clientela; índices do SARESP, SAEB, ENEM, CENSO; índices de desempenho do ano anterior; análise dos dados.  IV – Definição de Metas e Ações

51 DIAGNÓSTICO COM BASE NO ITEM III META AÇÕES CRONOGRAMA PESSOAL ENVOLVIDO RESPONSÁVEIS FORMAS DE AVALIAÇÃO

52 V – Critérios para acompanhamento – controle – avaliação da execução das metas e ações.
VI – Plano de Curso Objetivos da Escola      Objetivos do Ensino Fundamental      Objetivos do Ensino Médio      Objetivos Gerais por Disciplina – Ensino Fundamental – Ensino Médio – Síntese dos conteúdos programáticos por disciplina

53 ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO ______
DISCIPLINA SÍNTESE DO CONTEÚDO MATEMÁTICA PORTUGUÊS ETC ENSINO MÉDIO DISCIPLINA SÍNTESE DO CONTEÚDO MATEMÁTICA PORTUGUÊS ETC

54 IX – COLEGIADOS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES
VII - Plano de Trabalho da Direção VIII - Plano de Trabalho - Professor(a)(es) Coordenador(a)(es) IX – COLEGIADOS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES 1 - Conselho de Escola – constituição; 2 - Associação de Pais e Mestres, constituição e plano de trabalho da Diretoria Executiva; 3   – Grêmio; constituição e plano de trabalho; 4 - Outros.

55 X – PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS
X – PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS 1 - Contas 2 – Verbas 3 – Síntese dos gastos do ano anterior

56 Nº CONTA TIPO DE VERBA PERIODICIDADE RESPONSÁVEIS APLICAÇÃO PRIORIDADE

57 XI – ANEXOS E APÊNDICES 11-  Calendário Escolar;   Q.E;  - Quadro Curricular (por curso e por período);  - Quadro de Horário do Pessoal Administrativo; Escala de Férias do Pessoal Administrativo;

58 66 - Ata da Eleição do Conselho de Escola;  - Ata da Constituição da Diretoria da APM; Ata da Constituição do Grêmio Estudantil; Modelo de Ficha Individual; Outros.

59 XII – PROJETOS E ATIVIDADES DA ESCOLA
1 – Projeto de Reforço e Recuperação Paralela; 2 – Outros projetos da SEE (Classes Aceleração – Telessala – Parceiros do Futuro – Escola da Juventude – Escola da Família, etc.); 3 – Outros projetos da escola. XIII - Ata do Conselho de Escola aprovando o Plano de Gestão XIV – A Direção encaminha para a DRE

60 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 - LDB 9394/96 2 - Deliberação CEE 10/97 3 - Indicações CEE 9 e 13/97 4 - Parecer CEE 67/98 5 - Revista do Projeto Pedagógico/2003-UDEMO 6 - OYAFUSO, A. & MAIA Eny. Plano Escolar: caminho para a autonomia. CTE, 1998. 7 – PADILHA, P.R. Planejamento Pedagógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001. 8 – Outros ...

61 E VAMOS À LUTA - Gonzaguinha
Eu acredito é na rapaziada que segue em frente e segura o rojão Eu ponho fé é na fé da moçada que não foge da fera e enfrenta o leão Eu vou à luta com essa juventude que não corre da raia a troco de nada Eu vou no bloco dessa mocidade que não ta na saudade e constrói a manhã desejada Aquele que sabe que é negro o coro da gente e segura a batida da vida o ano inteiro

62 Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro
e apesar dos pesares ainda se orgulha de ser brasileiro Aquele que sai da batalha entra no botequim pede uma “cerva” gelada e agita na mesa logo uma batucada Aquele que manda o pagode e sacode a poeira suada da luta e faz a brincadeira pois o resto é besteira E nós estamos pelaí...


Carregar ppt "PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE GESTÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google