A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FICHAMENTO Profº . Cálidon Costa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FICHAMENTO Profº . Cálidon Costa"— Transcrição da apresentação:

1 FICHAMENTO Profº . Cálidon Costa

2 COMO FAZER UM FICHAMENTO DE TEXTO OU LIVRO
O que é fichamento? Registro dos estudos de um livro ou de um texto. O fichamento facilita: A execução dos trabalhos acadêmicos; Assimilação dos conteúdos estudados.

3 FICHAMENTO Os fichamentos destinam-se ao registro da leitura, essencial ao trabalho acadêmico (MEDEIROS, 2000). Eles podem ser feitos no computador, e fichas de papel com pauta, ou mesmo em folhas de ofício comuns (ou caderno, mas sem picote). Havendo necessidade de mais de uma ficha, elas serão numeradas no canto direito superior. A ficha sendo de fácil manipulação, permite a ordenação do assunto, ocupa pouco espaço e pode ser transportada de um lugar para outro. Até certo ponto, leva o indivíduo a pôr ordem no seu material. Possibilita ainda uma seleção constante da documentação e de seu ordenamento. (LAKATOS, 2010, p. 48).

4 Aspectos físicos É desejável que se dê uma atenção especial ao aspectos físico das ficas, uma vez que todo trabalho científico requer a utilização de um grande número delas e sua preparação poder estender-se por muitos ano. Dado o seu contínuo emprego, é mais viável ao estudioso a opção por um tamanho único de fichas, mesmo que utilize vários fichários. Os tamanhos mais comuns de fichas são: Tipo grande ,5 cm x 20,5 cm Tipo médio ,5 cm x 15,5 cm Tipo pequeno (internacional) ,5 cm x 12,5 cm Sendo fichas utilizadas tanto para indicação bibliográfica quanto para resumo entre outras formas,, é conveniente que a escolha do tamanho seja baseada em característica individuais, ou sejam quem tem letra pequena não necessita, obviamente, de muito para escrever, ao contrário dos que possuem letra grande; para pessoas mais sintéticas o ideal é a ficha pequena, o mesmo não ocorrendo com as muito prolixas, que devem escolher fichas médias ou grandes.

5 ESTRUTURA DO FICHAMENTO
Cabeçalho Assunto ou texto Referencial Autoria, título, local de publicação, editora e ano.

6 UTILIZANDO FICHAS Referência Corpo

7 TIPOS DE FICHAMENTO Bibliográfico Conteúdo Citações Referências Resumo Comentário

8 FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve histórico do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. A obra insere-se no campo histórico e da antropologia social. A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda aspetos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de A autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas e conquistas.

9 FICHAMENTO DE CONTEÚDO
É uma síntese das principais idéias contidas na obra. O aluno elabora suas próprias palavras e interpretações do que foi dito. Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (p ). Segundo Capítulo. TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve histórico do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. O trabalho da autora basea-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato e uma prática. A autora divide seu texto em frases histórias compreendidas entre Brasil colônia ( ) até o ano de 1975 em que foi considerado o ano internacional da mulher. A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creche e participação....

10 FICHAMENTO DE CITAÇÕES
Transcrição textual: reprodução fiel das frases que se pretende usar na redação do trabalho. Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (p ). Segundo Capítulo. TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve histórico do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. “Uma das primeiras feministas do Brasil, Nívia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p. 30). P. 64 – “nos próprios países desenvolvidos começam a surgir dúvidas quanto à estratégia de aconselhamento relativamente forçado [...] que o FMI e o Banco mundial adotam.” Obs.: Colocar o número da página da qual se extraiu a citação é essencial. Cuidado com o recorte de frases! Atentar para o contexto no qual elas estão inseridas, de forma que não se adultere o sentido que o autor a elas emprestou.

11 FICHAMENTO DE RESUMO Estado, mercado e democracia: impasses, conflitos e soluções. GENRO, T. Estado, mercado e democracia no “olho da crise”. In: RATTNER, H. (Org). Brasil no limiar do século XXI. São Paulo: EDUSP/Fapesp, p P – Esse texto reflete sobre o papel do Estado (garantidor dos direitos sociais) e relação entre ele, o mercado, que marginaliza, e a democracia, sistema que deveria efetivamente implantar a igualdade e a liberdade. Discorre sobre a dinâmica impositiva das grandes instituições do mercado mundial e a situação dos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos...

12 FICHAMENTO DE REFERÊNCIAS
Levantamento de livros, artigos e outras fontes sobre um tema. Um título genérico devem indicar o assunto que se está fichando (Cultura e violência, no exemplo). Cultura e violência FERNANDES, G. A. Universidade Pública. Disponível em: Acesso em 15 maio 2004. GEERTZ, C . O saber local. Petrópolis: Vozes, 1999. MOESCH, N. Brasil: exclusão e violência Lupem, São Pulo, ano 23, v. 2, p , abr Obs.: a ficha de referências pode ser prolongada indefinidamente e deve passar por um constante atualização

13 FICHAMENTO DE COMENTÁRIO
“Abrangente, permite maior autonomia por parte do pesquisador e do estudante”. Usam-se símbolos (LIMA, 2004, p. 49), para se diferenciarem passagens transcritas (“”); Passagens resumidas (*) e; Comentários e análises feitos pelo autor do fichamento (//). As aspas são usadas para transcrição de partes das obras ou do texto. O asterisco é usado para se resumirem partes essenciais e que serão úteis à monografia, ao projeto ou a outro trabalho acadêmicos. As Barras são usadas para se introduzirem análises e comentários do estudante/pesquisador.

14 FICHAMENTO DE COMENTÁRIO
Estado, mercado e democracia. GENRO, T. Estado, mercado e democracia no “olho da crise”. In: RATTNER, H. (Org). Brasil no limiar do século XXI. São Paulo: EDUSP/Fapesp, p P. 57 -* Esse texto reflete sobre o papel do Estado (garantidor dos direitos sociais ) e a relação entre ele, o mercado que marginaliza, e a democracia, sistema que deveria efetivamente implantar a igualdade e a liberdade. P. 57 – “A dinâmica impositiva das grandes instituições do mercado mundial coloca um dilema para a democracia”. P /Tarso Genro, ao analisar as relações entre Estado, Mercado e Democracia, rompe com o esquema clássico das idéias marxistas sobre as relações entre política e economia./ Obs.: caso o livro esteja em uma biblioteca, anota-se o registro do livro e da biblioteca onde foi encontrado. Obs: Sempre indicar as páginas na ficha. Caso seja selecionado um trecho do texto (capítulo de livro ou artigo de revista) deve-se indicar na referência que consta no início da ficha o intervalo (página inicial e final) do trecho escolhido.

15 Profº . Cálidon Costa da Conceição
FICHAMENTO Profº . Cálidon Costa da Conceição


Carregar ppt "FICHAMENTO Profº . Cálidon Costa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google