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Exportar Fator decisivo para o Desenvolvimento Regional.

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Apresentação em tema: "Exportar Fator decisivo para o Desenvolvimento Regional."— Transcrição da apresentação:

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2 Exportar Fator decisivo para o Desenvolvimento Regional

3 O que o Brasil importa /exporta: Importa: Produtos manufaturados de alto valor agregado / tecnologia, tais como aparelhos transmissores, receptores e componentes, circuitos integrados, máquinas automáticas para processamento de dados e suas unidades, medicamentos, motores. Exporta: Produtos de baixo valor agregado, commodities, tais como minério de ferro, farelo e resíduos da extração do óleo de soja, açúcar de cana, café cru em grão, pasta química de madeira, couros e peles, partes e peças para veículos.

4 Diferença de commodities e produtos manufaturados CommoditiesManufaturados Matéria prima; Baixo valor agregado; Produtos industrializados; Maior valor agregado; Maior tecnologia.

5 Comparação das exportações do Brasil e da Itália BrasilItália Nº total de empresas 4.124.3434.200.000 Nº de empresas que exportam 14.853170.000 Em porcentagem 0,36 %4,04 % Valores das exportações em 2000 US$ 61,5 bilhõesUS$ 229,5 bilhões Principais produtos exportados Minério de ferro; Soja; Aviões; Açúcar; Carne de frango; Automóveis; Calçados. Veículos; Reatores Nucleares; Máquinas; Instrumentos mecânicos; Alimentos

6 Razões para o sucesso italiano:  Micro empresas familiares, com base tecnológica forte;  Associativismo e formação de clusters - distritos industriais com concentração de tecnologia, salários elevados e reduzidos conflitos trabalhistas;  Inovações que privilegiam, além da geração de novas tecnologias, a utilização da tecnologia existente;  Consórcios de exportação - agrupamento de empresas em entidade jurídica, com orientação de profissionais do comércio exterior, redução de custos e maior poder político;  Elevados níveis de especialização e flexibilidade para enfrentar os ciclos econômicos.

7 Pergunta: O Brasil pode adotar um sistema similar?

8 Sim Com a adoção de algumas medidas: 1.Vontade política; 2.Criação de vendedores internacionais; 3.Incentivo às incubadoras de base tecnológica, integrando universidade, empresa e poder público; 4.Criação de linhas de crédito para o micro e pequeno empresário.

9 As medidas O que é preciso fazer:

10 1 Vontade política:  Investir nas empresas locais;  Fazer parcerias com entidades representativas;  Aproveitar a tecnologia existente, incentivando a geração de novas tecnologias;  Atrair centros de pesquisa e estudo;  Dotação orçamentária maior para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico;  Ocupação de áreas ociosas para a criação de parques tecnológicos para o micro e pequeno empresário.

11  Formar convênios com a ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e Sebrae e outras entidades para a realização de cursos de traders;  É preciso formar “Srs Quequés”, ou seja, grandes negociadores, com conhecimentos em comércio internacional e perspectivas e possibilidades de penetração dos mercados mundiais;  Munir estes vendedores com meios para a locomoção, hospedagem e participação em feiras internacionais para expor amostras e vender produtos qualificados 2 Criação de Vendedores Internacionais:

12 3 Incentivo às incubadoras de base tecnológica: As incubadoras são responsáveis pela geração de tecnologia nacional, geração de emprego e renda e ampliação da taxa de sobrevivência das empresas

13  Investir no micro e pequeno, incentivando-o a exportar produtos com maior valor agregado;  Dar qualificação e condições para a adequação às exigências do mercado externo (especialização em sua área de produção);  Esclarecimento para a formação de consórcios de exportação. 4 Linhas de crédito para o micro e pequeno empresário e investimentos em qualificação:

14 Parques tecnológicos Parque Tecnológico Utilização de áreas vazias em São José dos Campos (LG, Philips, Ericsson, Solectron) Produto * Estudo de viabilidade * Prospecção de mercado Produção * Iniciativa privada * Agentes financeiros de incentivo à tecnologia * Institutos e Universidade Sr Quequé Apresentação do produto em feiras internacionais e outros

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