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GESTÃO ESTRATÉGICA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Profª Jaqueline Leite- Esp.

2 GESTÃO ESTRATÉGICA Estratégia é a palavra chave das empresas modernas. A palavra estratégia provém do grego “strategia”, que é sinônimo de “liderança”, significa também comando de exército ou cargo do chefe militar, ou ainda, aptidão para comandar. Derivada ainda da palavra “strategos” - a arte do general

3 GESTÃO ESTRATÉGICA Nos dias atuais, estratégia diz respeito à condução das organizações no contexto de competição. A sua operacionalização inclui a seleção de objetivos para delimitar e guiar as ações de manutenção ou de melhoria da posição alcançada no mercado, a reunião de recursos disponíveis, as contingências ambientais, inovações tecnológicas e medidas governamentais

4 GESTÃO ESTRATÉGICA A gestão estratégica pressupõe a necessidade de um processo decisório na empresa, funciona como uma linha orientadora e permite uma visão mais abrangente do todo da organização. A perspectiva estratégica ajuda a encontrar um compromisso entre a eficiência e a eficácia. Em um mercado tão competitivo como o de hoje, as empresas têm apostado na formulação de estratégias, afim de melhor competir com seus concorrentes.

5 O CONCEITO DE ESTRATÉGIA
Conceito de estratégia é encontrado em diferentes contextos, seja na esfera teórica ou na realidade das organizações. Além de ser um conceito a ser incorporada a ciência da administração, este veio evoluindo ao longo das últimas décadas a partir da contribuição de diversos pesquisadores e estudiosos da área. Portanto, ainda não há um conceito unificado ou bem definido para estratégia, mas temos um montante de definições bastante válidas.

6 O CONCEITO DE ESTRATÉGIA
Andrews (apud MINTZBERG; QUINN, 2003) a define como o padrão de decisões que uma organização estabelece em prol de seus objetivos, podem ser propósitos ou metas a serem seguidos. Para Johnson, Scholes e Wittington (2007), a estratégia, “costuma estar relacionada com a direção de longo prazo de uma organização”. Para outros autores, a estratégia representa em si o vínculo entre os objetivos e resultados de uma empresa.

7 O CONCEITO DE ESTRATÉGIA
Dias (2006), diz ainda: “Estratégia é o conjunto de ações praticadas por uma organização visando adequá-la ao seu ambiente competitivo (presente e futuro) e para levá-la a alcançar suas maiores finalidades: sobreviver no longo prazo, gerar valor e alcançar vantagem competitiva sobre os concorrentes, a qual se evidencia por um desempenho organizacional efetiva e sustentadamente superior”.

8 CARACTERÍSTICAS A estratégia tem como característica o processo de mudança continuada, sempre dinâmico e ajustável. Deste modo, a gestão estratégica procura reunir o planejamento estratégico e sua implementação em um único processo, visando assegurar liderança de mercado, boas oportunidades e sábias decisões.

9 CARACTERÍSTICAS Com a incorporação da Gestão Estratégica nas empresas, hoje presencia-se uma visão mais integrada e menos centralizada das funções administrativas. Para (LOBATO, 2003, p.25), a ferramenta procurou dar um enfoque sistêmico as funções e para estabelecer o equilíbrio entre as demandas dos ambientes internos e externos, bem como a integração de todos os setores da organização.

10 CARACTERÍSTICAS Enfim, estratégica corresponde a um conjunto de atividades planejadas, operacionais e organizacionais, que visa adequar e integrar a capacidade interna da organização ao ambiente externo.

11 METODOLOGIA A gestão estratégica é uma “metodologia” importante que visa assegurar o sucesso da empresa no momento atual, bem como principalmente o seu sucesso no futuro, inclui no mínimo três etapas distintas: 1 – O planejamento estratégico, 2 - A execução e 3 - O controle.

12 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico é a primeira etapa da gestão estratégica, e visa: 1 - identificar os riscos e propor planos para minimizá- los e até mesmo evitá-los; 2 - identificar os pontos fortes e fracos de uma organização em relação a sua concorrência e ao ambiente de negócio em que você atua; 3 - conhecer seu mercado e definir estratégias para seus produtos e serviços;

13 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico está relacionado com os objetivos de longo prazo e às ações que serão realizadas para alcançá-los que afetam a organização como um todo. Ele é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido. É geralmente de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa. Na realidade, sem o envolvimento direto do principal executivo da empresa, como o líder da condução do processo estratégico em uma empresa, ele dificilmente ocorrerá.

14 NÍVEIS A Gestão Estratégica acontece em três níveis:
1- Nível Estratégico: Este é o nível onde são criados os fundamentos estratégicos da organização (como missão, visão, valores, crenças) e são traçados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo.

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16 NÍVEIS 2 – Nível Tático: Este nível tem como objetivo principal o desdobramento da estratégia, ou seja, de como será realizado o caminho para a consecução dos objetivos estratégicos (já estabelecidos), utilizando de forma eficiente (cumprindo os processos) e eficaz (atingindo os objetivos), desdobrando-os em metas específicas para suas áreas e liderados. Neste nível, entra a figura dos gerentes, coordenadores, supervisores e demais funções.

17 NÍVEIS 3 – Nível Operacional: Para cumprir a estratégia traçada (desdobrando-a) e alcançar os objetivos almejados, é necessário que pessoas "coloquem a mão na massa", ou seja, cumpram de forma eficiente e eficaz cada uma das atividades que lhes for atribuída. Por exemplo, um vendedor precisa prospectar um numero "x" de clientes por dia, fazer "y" visitas, acompanhar os processos de vendas, preencher tais relatórios, etc.

18 ATIVIDADES 1- O que é estratégia? 2- Em que situações na vida você usa estratégias? 3- Quais são suas estratégias para conseguir transformar em realidade seus sonhos profissionais?

19 ATIVIDADES 4- No nível tático ou gerencial, as decisões se dão nos escalões intermediários, gerando atos de efeito num prazo mais curto, de menor impacto no funcionamento estratégico da empresa. Este nível contempla o Planejamento Tático,explique a sua finalidade no contexto empresarial?

20 ATIVIDADES 5- Dentre os níveis de informação e decisão encontra-se o “nível estratégico”, aonde as decisões se dão no alto escalão da empresa e geram atos cujo efeito é duradouro e mais difícil de se inverter. Diante do texto acima, responda: a) Cite três profissionais que podem ser encontrados neste nível. b) Conceitue “Planejamento Estratégico”.

21 OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DA GESTÃO ESTRATÉGICA
1 - Declaração da missão A missão é o elemento que traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define o negócio, delimitando o seu ambiente de atuação. A missão da organização representa sua razão de ser, o seu papel na sociedade. A missão é o ponto de partida, a carteira de identidade da organização, objetiva que todos os colaboradores conheçam a razão de existência da empresa.

22 MISSÃO A missão de uma organização, em nível corporativo, é a razão de ser da empresa. Além disto, ela, a missão: (i) - esclarece o compromisso e dever da empresa para com a sociedade e (ii) - estabelece o que a empresa faz dentro de seu negócio. Exemplos: Google: A missão do Google é “oferecer a melhor opção de busca na Internet tornando as informações mundiais acessíveis e úteis”. Fonte: Google (2008). Vivo: “Ser a melhor opção em comunicação com mobilidade”. Fonte: Vivo (2008).

23 MISSÃO Para Pagnoncelli e Vasconcellos (2001) a declaração de missão, deve responder às seguintes perguntas: O quê? (associado ao negócio); Para quem? (mercado, cliente); Como? (desafio, diferencial).

24 MISSÃO Comunidade – Bem-estar;
Para Ansoff e McDonnell (1993) os principais grupos de interesse (stakeholders) com suas aspirações, que devem ser considerados na razão de “ser” de uma empresa são: Sociedade – Crescimento econômico, imposto de renda, distribuição de renda, preservação do ambiente; Comunidade – Bem-estar; Acionistas – Lucro e valorização do capital; Credores – Estabilidade do lucro; Clientes – Preço, qualidade, variedade, serviço, satisfação; Administradores – lucro, poder, reconhecimento; Empregados – Emprego, salário, lazer, condições satisfatórias.

25 MISSÃO A importância e objetivos da declaração da missão de uma organização fazem com que ela: 1 - Ajude a concentrar o esforço das pessoas para uma direção comum; 2 - Ajude assegurar que a organização não persiga propósitos conflitantes; 3 - Sirva de base lógica geral para alocar recursos organizacionais; 4 - Estabeleça áreas amplas de responsabilidade por tarefa dentro da organização; 5 - Atue como base para o desenvolvimento de objetivos organizacionais.

26 PERGUNTAS Missão é o papel desempenhado pela empresa em seu Negócio.
É importante identificar a Missão da empresa? Explique. Qual a força de uma Missão bem explicitada? O que se aprende ao identificar a Missão? É fácil explicitar a Missão?

27 REFLEXÃO Para encontrar as respostas a essas indagações, sugerimos que você medite sobre as seguintes citações: "Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa." Peter Drucker

28 REFLEXÃO "Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa." Philip Kotler

29 REFLEXÃO “Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa - mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la." S. Tilles "Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo." Peter Drucker

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31 Visão de negócios Planejamento Estratégico - A Visão
Alguns conceitos sobre o desenvolvimento da Visão durante o Planejamento Estratégico. Juntamente com a Missão traçam a postura da organização na condução dos seus negócios e mostram onde pretendem chegar. A visão de negócios associada a uma declaração de missão compõe a intenção estratégica da organização. A visão de uma empresa é um objetivo de longo prazo, e que demonstra como a organização pretende estar no futuro. Portanto, pode ser estabelecida de forma individual ou então de maneira coletiva. Deve mostrar o que a empresa deseja, estabelece a direção e o foco.

32 Visão de negócios Exemplos:
Petrobrás: Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse. Fonte: Petrobrás (2008). Banco do Brasil: Sermos o primeiro banco dos brasileiros, no Brasil no exterior, o melhor banco para se trabalhar e referência desempenho, negócios sustentáveis e responsabilidade socioambiental. Fonte: Banco do Brasil (2008).

33 Visão de negócios Criar uma visão de futuro é construir uma imagem viva de um estado futuro, ambicioso e desejável, relacionado com os clientes, funcionários e acionistas, e que seja superior, em algum aspecto relevante, ao estado atual. A Visão de Futuro é um modelo mental claro e ‘luminoso’ de um estado ou situação altamente desejável: 1 - de uma realidade futura e possível; 2 - descrita de uma forma simples e objetiva e 3 - partilhada por todos os dirigentes e colaboradores da entidade

34 Visão de negócios Ela deve ser clara, abrangente e detalhada;
Algumas outras características de grande importância que uma visão deve ter: Ela deve ser clara, abrangente e detalhada; Ela deve ser desafiadora e inspiradora; Ela deve ser motivadora e inovadora; Ela deve ser desenvolvida pelo líder.

35 Visão de negócios Efetivamente, o objetivo principal de uma visão de futuro é pintar um quadro de onde se quer que a empresa chegue, e o que se quer que ela seja no futuro. A Visão de Futuro envolve a construção de cenários e objetivos a serem buscados pela empresa em um futuro de médio prazo, considerando as atuais tendências e influências, visando a sua competitividade

36 Visão de negócios Como será o setor na qual ela atua;
Para Tiffany e Peterson (1998), uma visão de futuro de uma organização deve conter, no mínimo, as seguintes descrições: Como será o setor na qual ela atua; Em que mercados ela vai competir; Que produtos e serviços ela vai oferecer; Que valor ela vai oferecer aos clientes; Que vantagens de longo prazo ela terá; Quais serão o seu porte e a sua lucratividade.

37 Visão de negócios Controlar melhor o destino da empresa;
Os principais motivos pelos quais se estabelece uma Visão são: Controlar melhor o destino da empresa; Questionar o estado atual confortável (perceber que o atual sucesso operacional não é garantia para o futuro) ou inadequado; Instigar a necessidade de se livrar dos problemas atuais; Promover um sonho comum e coordenar o trabalho em equipe; Criar necessidade de obter mais recursos para o negócio.

38 FORDISMO Um dos exemplos mais ricos de Visão de futuro que se conhece na literatura sobre organizações é a visão de Henry Ford, explicitada em 1907, no inicio da indústria automobilística no mundo. O que é ? Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.

39 FORDISMO Objetivo do sistema.
O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão- de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.

40 FORDISMO Declínio do fordismo
Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. O Toyotismo, surgido no Japão, seguia um sistema enxuto de produção, aumentando a produção, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo.

41 FORDISMO Fordismo para os trabalhadores
Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.

42 DECLARAÇÃO DA VISÃO Na declaração de visão não cabe descrever os meios necessários para atingi-la, mas na sua elaboração são considerados os esforços individuais e das equipes, suas habilidades distintivas ou competências básicas, assim como os recursos necessários para sua concretização. Carrega a inspiração e a aspiração do grupo estratégico. A visão deve ser realista para ser possível e visível para ser alcançável. Na definição da visão, conforme diz Hemmee G. Jotha, "há que se colocar a cabeça nas nuvens para ver longe e os pés no chão para não se perder".

43 DECLARAÇÃO DA VISÃO Em que consiste a visão?
Para construir uma visão de futuro vários fatores devem ser levados em consideração: Conhecimentos atuais dos sócios e funcionários a respeito da empresa e do negócio. Desejos individuais também devem ser considerados para determinar a visão de futuro. A pergunta a se responder aqui é “para onde EU gostaria de ir”? Quais as minhas necessidades e como o futuro poderá contribuir para elas?

44 DECLARAÇÃO DA VISÃO Análise da história do mercado e da empresa é importante porque permite resgatar características específicas do direcionamento dos negócios. Estudos setoriais e de prospecção podem fornecer informações relevantes para direcionar ou alinhar os negócios da empresa no longo prazo. Relacionamento com formadores de opinião, sejam eles pesquisadores, empresários, clientes, governo ou outros parceiros pode auxiliar as empresas a desenvolverem melhor a visão de futuro.

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47 ATIVIDADES RESPONDA: O que é visão dentro do contexto empresaria?
Qual a importância da declaração da Visão dentro do Planejamento Estratégico? Como saber identificar logo a primeira a visão de uma Empresa?


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