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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Língua Portuguesa 2º ano- Ensino Médio A literatura romântica

2 -Oferecer uma visão geral sobre o Romantismo no Brasil;
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º ANO A literatura romântica OBJETIVOS -Oferecer uma visão geral sobre o Romantismo no Brasil; -Incentivar a leitura de textos literários românticos; -Analisar e reconstruir as obras lidas em forma de filmes gravados em português e inglês. -Contribuir para a formação de jovens leitores e reconstrutores de conhecimento, usando as tecnologias e, consequentemente, tornando-se uma pessoa atualizada no mundo globalizado. 2

3 - clássicos da literatura romântica - filmadora - câmara fotográfica
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º ANO A literatura romântica CONTEÚDO Romantismo no Brasil RECURSOS - clássicos da literatura romântica - filmadora - câmara fotográfica - notebook - data show - serviço de transporte - serviço de filmagem troféus aparelho de som 3

4 PASSO A PASSO PARA A EXECUÇÃO DAS AULAS 1º MOMENTO
LÍNGUA PORTUGUESA, 2º ANO A literatura romântica PASSO A PASSO PARA A EXECUÇÃO DAS AULAS 1º MOMENTO Divulgação e planejamento do trabalho na reunião pedagógica. O professor de Língua Portuguesa informará aos colegas que trabalhará o Romantismo nas turmas de 2º ano de forma diferenciada. Os alunos, após lerem clássicos românticos da literatura brasileira, irão transformá-los em filmes que deverão ser gravados em português e inglês. O professor deverá ainda pedir o apoio do professor de inglês e dos demais colegas. (passo importante, pois em alguns momentos movimentará toda a escola). 4

5 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica 2º MOMENTO Na sala, o professor introduz “O Romantismo no Brasil”, por meio de uma explicação dialogada do contexto histórico, das características, dos autores e das obras dessa escola literária. Os alunos deverão ler, compreender e interpretar fragmentos de obras do Romantismo. 5

6 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
Entregar para os alunos a letra da música romântica “Amor I Love You” do disco Memórias, crônicas e declaração de amor, de Marisa Monte e cantar com eles. Amor I Love You (Marisa Monte) Deixa eu dizer que te amo Deixa eu pensar em você Isso me acalma, me acolhe a alma Isso me ajuda a viver Hoje contei pras paredes Coisas do meu coração Passei no tempo, caminhei nas horas Mais do que passo a paixão É um espelho sem razão Quer amor, fique aqui Deixa eu dizer que te amo Deixa eu gostar de você Isso me acalma, me acolhe a alma Isso me ajuda a viver Hoje contei pras paredes Coisas do meu coração" 6

7 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
Passei no tempo, caminhei nas horas Mais do que passo a paixão É o espelho sem razão Quer amor, fique aqui Meu peito agora dispara Vivo em constante alegria É o amor que está aqui Amor I Love You (8x) "... tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!" Amor I Love You (12x) 7

8 Interpretar a música e levar os alunos a concluir que
Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica Interpretar a música e levar os alunos a concluir que a palavra ROMÂNTICO é associada a um conjunto de comportamentos: dar e receber flores, gostar de poesia, emocionar-se facilmente. Esse tipo de romantismo é diferente do ROMANTISMO NA ARTE, movimento do século XIX representando os anseios da burguesia, o qual havia chegado ao poder na França (1). Estudar a literatura do período significa conhecer uma nova forma de ver e sentir o mundo. 8

9 ROMANTISMO NO BRASIL Marco inicial
Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica ROMANTISMO NO BRASIL Marco inicial Publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães, em 1836. Marco final Publicação de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, em 1881, que inaugura o realismo. 9

10 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica Contexto histórico Até a Proclamação da República, foi a Independência do Brasil o principal fato político do século XIX que determinou os rumos políticos, econômicos e sociais do país (1889). Merece destaque também o Segundo Reinado, em que a nação conheceu um período de grande desenvolvimento em relação aos três séculos anteriores. Apesar disso, o Brasil continuou um país fundamentalmente agrário, cuja economia se baseava no latifúndio, na monocultura e na mão de obra escrava (2). 10

11 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica Contexto cultural O Brasil ainda reproduz os modelos do romantismo europeu, apesar de procurar afirmar sua identidade, tentando desenvolver uma cultura própria, baseada em suas raízes indígenas ou sertanejas, o que reflete o caráter contraditório do romantismo brasileiro. 11

12 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
Características do Romantismo no Brasil - Liberdade formal; - Nacionalismo (valorização das manifestações populares); - Indianismo e regionalismo; - Personagem linear; - Sentimentalismo; - Subjetivismo; - Individualismo; - Religiosidade; - Idealização da mulher, do herói, do tempo, do espaço; - Fuga da realidade; - Busca da morte; - Pessimismo. O Romantismo foi a primeira escola literária que procurou desenvolver uma literatura efetivamente brasileira. 12

13 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
Principais autores Poesia Gonçalves Dias Álvares de Azevedo Castro Alves Sousândrade Prosa Joaquim Manuel de Macedo José de Alencar Bernardo Guimarães Manuel Antônio de Almeida Sugestão: Pedir aos alunos para pesquisarem a biografia desses autores. 13

14 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
POESIA - PRIMEIRA GERAÇÃO ( ) Evidenciava a exaltação da pátria e da natureza, idealizando o índio, que surge como um herói brasileiro, o que possibilita a criação de um passado para o país. Autores: - Gonçalves Dias: Adotava a temática indianista, a saudade, o amor e a natureza. Obras de destaque: Cantos e Os Timbiras. Seus poemas mais famosos são Canção do exílio, I-Juca-Pirama e Ainda uma vez – Adeus! - Gonçalves de Magalhães: Adotava a temática indianista, o nacionalismo, a religiosidade e o sentimentalismo. Obras de destaque: Suspiros Poéticos e Saudades, que introduziram o Romantismo no Brasil, e Confederação dos Tamoios (3). 14

15 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
POESIA - SEGUNDA GERAÇÃO ( ) Também denominada de byroniana ou “mal do século”, é marcada pelo pessimismo, pelo predomínio do “eu” e pela subjetividade. Autores: Álvares de Azevedo: temáticas: o amor e a morte. Obras de destaque: Lira dos vinte anos e Noite na taverna. Poemas que se destacam: Se eu morresse amanhã e Lembrança de morrer. Fagundes Varela: temáticas: nacionalismo, indianismo, religiosidade, lirismo amoroso, saudade, escravidão, preocupações sociais etc. Obras de destaque: Vozes da América, Noturnas e Cantos do Ermo e da Cidade, sendo Cântico do Calvário o seu poema mais famoso. Casimiro de Abreu: os temas centrais de suas obras eram o amor ingênuo e adolescente e a saudade, bastante evidente nos poemas Meus oito anos, Canção do exílio e Minha terra. Junqueira Freire: foi monge beneditino, mas largou a batina por sentir que não tinha vocação. Escreveu sobre a desilusão com a vida no mosteiro, a solidão, a frustração amorosa e a obsessão pela morte. Obras mais famosas: Inspirações do claustro e Contradições poéticas (4). 15

16 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
POESIA - TERCEIRA GERAÇÃO Também conhecida como condoreira ou hugoana, verifica-se um afastamento da idealização da mulher amada e se percebe uma visão mais social que individual por parte dos autores, com destaque para a poesia social-libertária. Autores: Castro Alves: Conhecido como “poeta dos escravos”, adotou uma linguagem condoreira, elevada, vibrante, cheia de metáforas, hipérboles e comparações. Obras de destaque: Espumas flutuantes, A cachoeira de Paulo Afonso, Os escravos e Gonzaga ou a Revolução de Minas. Sousândrade: Com o poema épico O Guesa, denunciou a exploração indígena pela branco invasor. A complexidade temática e a técnica utilizadas em suas obras ultrapassam os limites do Romantismo, sendo considerado, por isso, um precursor do modernismo e das vanguardas (5). 16

17 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
ROMANTISMO NO BRASIL – A PROSA O Romantismo teve uma boa aceitação entre os brasileiros leitores de literatura por ser um gênero que aborda temas comuns da vida cotidiana. O romance, bem mais que a poesia, empenhou-se em definir uma identidade cultural do Brasil. 17

18 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica Romance urbano O romance urbano retratava a vida social da época. A pequena burguesia é apresentada sem aprofundamento psicológico, visto que a sociedade brasileira, ainda pouco urbanizada, não propicia análises de suas relações sociais pouco variadas. Cenas de saraus, bailes, passeios ao campo, etc., alternam-se com complicações de caráter social e moral, como casamentos, namoros, bisbilhotices etc (6). São romances urbanos: A Moreninha, O Moço Loiro, de Joaquim Manuel de Macedo; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; Diva, Lucíola, Senhora, A Pata da Gazela, Cinco Minutos e A Viuvinha, de José de Alencar. 18

19 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica Romance histórico Há uma volta ao passado histórico, medieval (ou indígena, no caso do romance brasileiro, uma vez que aqui não houve Idade Média) e revela o gosto pelo suspense e a ênfase na vingança punitiva. Apesar da influência estrangeira, pouco a pouco o romancista volta-se para a reconstituição do clima nacional; procura ser fiel aos hábitos, instituições e modus vivendi (7). 19

20 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
Respondam: "Quantas coisas (...) brotam ainda hoje, modas, bailes, livros, painéis, primores de toda casta, que amanhã já são pó ou cisco? Em um tempo em que não mais se pode ler, pois o ímpeto da vida mal consente folhear o livro, que à noite deixou de ser novidade e caiu na voga; no meio desse turbilhão que nos arrasta, que vinha fazer uma obra séria e refletida? Perca pois a crítica esse costume em que está de exigir, em cada romance que lhe dão, um poema." As proposições anteriores de José de Alencar fazem alusão a um problema característico do movimento romântico. Aponte-o: a)      O movimento romântico, afeito ao lirismo e à sentimentalidade, busca realizar uma prosa fundamentalmente impregnada de valores poéticos. b)      O autor preocupa-se em satisfazer o gosto de um público pouco exigente no que diz respeito a obras de acabamento literário mais sofisticado. c)      Tendo em vista a caracterização da sociedade burguesa, o romance deve conter preferencialmente ação, que seja o retrato dos agitados tempos modernos. d)     O autor, já que se reconhece gênio, e pelo público, é aceito como tal e deve nortear as multidões que o leem com sua palavra sábia e simples. 20

21 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
Resposta da questão anterior: letra b Romance indianista O prestígio dessa corrente foi imediato entre o público. O romancista procura valorizar as nossas origens. Há a transformação das personagens em heróis, que apresentam traços do caráter do bom selvagem: valentia, nobreza, brio. Essa tendência do romance romântico encontramos nas obras: O Guarani, Iracema e Ubirajara, de José de Alencar. 21

22 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
O trecho seguinte é um fragmento do capítulo 11 de Iracema, no qual Alencar descreve fisicamente a heroína índia. Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo de jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do ipu, onde campeava sua guerreira tribo. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os últimos cabelos. Escondidos na folhagem, os pássaros ameigavam o canto. (José de Alencar ) 22

23 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
Análise dos textos Vocês devem ter percebido a força expressiva dos adjetivos, responsáveis pelo clima de idealização da figura do índio, e o que o autor se esforça para integrar o herói à natureza, atitudes típicas do escritor romântico. O nome da heroína, que em tupi-guarani significa “lábios de mel”, é um anagrama da palavra América, ou seja, a heroína é a própria personificação da terra nova, virgem, selvagem. Observem que José de Alencar tem verdadeira fixação pela descrição dos pés de seus personagens, sempre pequenos, ágeis, delicados. Já, ao entrarmos no século XX, nota-se uma constante preocupação de autores pré-modernistas ou modernistas em ridicularizar esse tipo de herói romântico. Busca-se, então, um herói mais próximo das realidade brasileira. Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, e Macunaíma, de Mário de Andrade, são negações do Peri de José de Alencar. 23

24 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
 Romance regionalista: Procura caracterizar as grandes regiões do país, retratando sua paisagem local, seus costumes, suas estruturas sociais e sua linguagem (8). Pertencem a esse grupo as obras: O sertanejo (norte), O gaúcho (sul), Til e O tronco do ipê (centro). Manuel Antônio de Almeida: Ficou famoso por seu único romance, Memórias de um sargento de milícias ( ). 24

25 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica 3º MOMENTO Os alunos farão uma visita à biblioteca escolar para a escolha de uma obra do Romantismo. A leitura da obra escolhida será feita em casa, no prazo de 8 dias. 25

26 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica 4º MOMENTO Em uma roda de leitura, que pode ser realizada na biblioteca ou em área externa da escola, o aluno deverá resumir oralmente a obra que leu e expressar a opinião sobre ela. Nesse momento, os alunos escolherão a obra que será transformada em filme. 26

27 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica 5º MOMENTO O professor deverá escolher qualquer curta metragem e exibi-lo para os alunos. Escolher uma equipe para transformar o romance em um roteiro de cinema. (Essa atividade deve ser feita em casa e o professor deverá revisar o novo texto). 27

28 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica 6º MOMENTO: O professor reservará mais uma aula para o planejamento da gravação e da divisão das equipes de trabalho. Deverá também escolher local e data de gravação, cenário, figurino, trilha sonora, listar patrocinadores e encaminhar alunos em cada grupo para a realização das tarefas. 28

29 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica 7º MOMENTO Os alunos trabalharão em horário extraescolar na transformação do roteiro de cinema para a língua inglesa. Eles poderão utilizar o laboratório de informática para executar essa ação. O professor de inglês deverá revisar o texto e treinar a pronúncia com os alunos. 29

30 É chegada a hora de gravar o curta-metragem. 9º MOMENTO
Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica 8º MOMENTO: É chegada a hora de gravar o curta-metragem. 9º MOMENTO Agendar com a direção da escola o momento da exibição. 30

31 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica 10º MOMENTO Exibir o filme, em uma sala escura e confortável, para a comunidade escolar e extraescolar. 31

32 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica Sugestão: Se a escola tem mais de uma turma de 2º ano, sugere-se a organização de uma competição entre elas; é possível oferecer troféus para o melhor filme, a melhor atriz, o melhor ator, a melhor trilha sonora etc. 32

33 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
EXERCÍCIO 1º)(UFPR) Qual das informações sobre José de Alencar é correta? a) Alencar inaugurou a ficção brasileira com a publicação de sua obra Cinco minutos. b) Alencar foi um romancista que soube conciliar um romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo, manifestas, principalmente, na linguagem clássica. c) Alencar, apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar certos aspectos profundos, recalcados na realidade social e individual, em que podemos detectar um pré-realismo ainda inseguro. d) A obra de Alencar, objetivando atingir a história do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, sem incursões pelo romance urbano. e) O indianismo de José de Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica, apresentando, por isso, uma imagem do índio brasileiro sem deformação ou idealismo. 33

34 2º)UFRS) Sobre a poesia de Gonçalves Dias, é correto afirmar que
Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica 2º)UFRS) Sobre a poesia de Gonçalves Dias, é correto afirmar que a) cantou a natureza brasileira como cenário das correrias e das aventuras do indígena bravo e leal. b) denunciou a iniquidade da escravidão em poemas altissonantes e repletos de metáforas aladas. c) elogiou os esforços do colonizador português em suas campanhas militares. d) cantou a bondade da mãe e da irmã, esteios femininos do núcleo familiar patriarcal. e) elogiou a dissipação e o excesso do vinho em orgias noturnas marcadas pela devassidão e crueldade. 34

35 a) indianista e histórico; b) histórico e urbano;
Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica 3º)UFRR) A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram a) indianista e histórico; b) histórico e urbano; c) urbano e regional; d) regional e indianista; e) indianista e urbano. 35

36 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
4º)(Fuvest-SP) Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves demonstram que, no Brasil, a poesia romântica a) pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época. b) repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura europeia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias. c) constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando livremente sua linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos. d) refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando ocupar-se com temas sociais e históricos, tidos como prosaicos. e) cultuou sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica das civilizações da Antiguidade Clássica, representadas por suas ruínas. 36

37 Língua Portuguesa, 2º ano
A literatura romântica 5º) (FUVEST – 2001)   Teu romantismo bebo, ó minha lua, A teus raios divinos me abandono, Torno-me vaporoso... e só de ver-te Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.    Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a   a) ironia romântica. b) tendência romântica. c) melancolia romântica. d) aversão dos românticos à natureza. e) fuga romântica para o sonho. 37

38 GABARITO 1-c; 2-a; 3-c; 4 ; 5-a;
Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica GABARITO 1-c; 2-a; 3-c; 4 ; 5-a; Para aprofundamento da aprendizagem, os alunos poderão produzir uma revista cultural sobre a pintura, a escultura e a música romântica. 38

39 Língua Portuguesa, 2º ano A literatura romântica
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABAURRE, Maria Luiza – Português: língua, literatura, produção de texto: ensino médio/ Maria Luiza Abaurre, Marcela Nogueira Pontara, Tatiana Fadel. – 1 ed.- São Paulo: Moderna, 2005. CEREJA, William Roberto- português: linguagens: volume único/ Wiliam Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães – São Paulo: Atual, 2003. acessado em 08/11/2011 < < < < < 39


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